Após título na Europa, Tiago Splitter retorna à NBA

Ex-jogador também faz parte da comissão técnica da seleção brasileira

tiago splitter nba título Fonte: Reprodução / X

De acordo com o jornalista espanhol, Chema de Lucas, o brasileiro Tiago Splitter retornará à NBA após vencer seu primeiro título como técnico na Europa. O ex-jogador assumiu seu primeiro papel como treinador principal ao comandar o Paris Basketball, da França. Então, sagrou-se campeão da copa local, além de levar a equipe aos playoffs da EuroLiga. Agora, se juntará à comissão de Chauncey Billups no Portland Trail Blazers.

Depois de se aposentar como jogador em 2017, o ex-pivô, campeão com San Antonio Spurs em 2014, começou sua carreira de técnico no Brooklyn Nets, onde ficou de 2019 a 2023. Da mesma forma, Splitter fez parte da comissão do Houston Rockets em 2023/24. Depois disso, assumiu a função de treinador principal no Paris.

Além da sua boa temporada com título na Europa e as passagens pela NBA, Tiago Splitter é o principal auxiliar da seleção brasileira. Ao lado de Aleksandar Petrovic, ele esteve à frente da equipe nas Olimpíadas de Paris. Agora, se mantém na comissão do atual ciclo mirando Los Angeles 2028.

Continua após a publicidade

Como jogador, Tiago Splitter fez sucesso no Baskonia, tradicional time espanhol que disputa a EuroLiga. O ex-pivô atuou em sete edições do torneio e obteve médias de 12,3 pontos e 4,8 rebotes. Além disso, o brasileiro coleciona três seleções para os quintetos ideais da EuroLiga: primeiro time em 2008 e segundo em 2009 e 2010. Assim, Tiago se tornou ídolo e teve a camisa (21) aposentada pelo Baskonia.

Leia mais!

Splitter foi um dos brasileiros mais marcantes da história da NBA. Afinal, foi o primeiro do país a conquistar um título, em 2013/14, com o San Antonio Spurs. Na principal liga de basquete do planeta, Tiago disputou sete temporadas. Foram cinco pelo Spurs, além de passagens rápidas por Atlanta Hawks e Philadelphia 76ers.

Continua após a publicidade

O brasileiro, então, faz parte de uma reestruturação no Portland Trail Blazers após a extensão do contrato de Chauncey Billups. Além de Splitter, a franquia também acertou com o ex-assistente principal do Grizzlies, Patrick St. Andrews, e o técnico campeão do Stockton Kings, Quinton Crawford. Portanto, isso ocorre após as saídas em abril dos assistentes Roy Rogers, Chris Fleming e Ryan Gomes.

St. Andrews, que passou a última temporada como assistente principal de Taylor Jenkins em Memphis, também tem passagens pelo Atlanta Hawks, Milwaukee Bucks e pela seleção da República Dominicana. Enquanto isso, venceu a G League com o time afiliado do Sacramento Kings.

Continua após a publicidade

Assine o canal Jumper Brasil no YouTube

Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Se inscreva, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.

Além disso, quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.

Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA

Continua após a publicidade

Últimas Notícias

Comentários