Muitos jogadores são capazes de grandes feitos, mas hoje citamos sete curiosidades que você não sabia sobre a NBA. Talvez, uma ou outra não seja tão novidade assim, mas a lista conta com alguns atletas com mais de uma.
Confira, então, quais são as mais diferentes da NBA.
Jogador com menos tempo de quadra na história da NBA
Jogar na NBA não é fácil, mas alguns jogadores acabam marcados na história. Enquanto os grandes nomes são lembrados por seus feitos, outros, nem tanto. E é o caso de JamesOn Curry, que passou incríveis 39 segundos em quadra em 2009/10 pelo Los Angeles Clippers. E foi só. Ele não pontuou (sequer arremessou) ou teve qualquer estatística. Afinal, nem tempo teve, né?
Camisa 34?
Antes de Paul Pierce, o Boston Celtics teve cinco jogadores em anos consecutivos usando a camisa 34 na NBA. Em 1993/94, era Kevin Gamble. No ano seguinte, Xavier McDaniel, seguido por Doug Smith, Frank Brickowski e Reggie Hanson, até que Pierce fizesse sua estreia na NBA, em 1998/99. Desde então, ninguém mais usou o número no time.
Jogador que passou por mais times em menos tempo
Bobby Jones não é muito conhecido entre os jogadores da NBA, mas ele tem uma marca impressionante. Ele ficou dois anos na liga, após estrear em 2006/07. Até então, fez 44 jogos pelo Philadelphia 76ers, sendo cinco deles como titular. No entanto, o Sixers o trocou na offseason seguinte para o Denver Nuggets. A partir daí, ele jogou pelo Memphis Grizzlies, Houston Rockets, Miami Heat e San Antonio Spurs.
Detalhe: Jones voltou ao Nuggets no fim de 2007/08, mas não jogou. Então, na agência livre, Denver o trocou para o New York Knicks, que o dispensou no dia seguinte. Por fim, ele fechou com o Heat mais uma vez, mas o time o mandou embora uma semana depois. No total, ele entra na lista das curiosidades de jogadores por atuar em cinco times em 2007/08, mas passou por sete equipes em cerca de dois anos na NBA.
Leia mais
- Jornalista acusa Clippers de pagar Kawhi Leonard por fora na NBA
- Boletim de rumores e trocas da NBA (02/09/2025)
- Proposta de troca do Knicks por Donovan Mitchell é conhecida
Triplo-duplo no primeiro jogo da NBA
Oscar Robertson foi o primeiro jogador na história da NBA a ter um triplo-duplo em sua estreia na liga. No dia 19 de outubro de 1960, ele fez 21 pontos, pegou 12 rebotes e teve dez assistências na vitória do Cincinnati Royals (hoje, Sacramento Kings) sobre o Los Angeles Lakers por 140 a 123.
Shammgod
Se você já ouviu esse nome, então só pode ser por dois motivos. Primeiro, pelo lance em que os jogadores fazem um drible desconcertante, seja na NBA ou no basquete FIBA. Mas a origem, na verdade, é por conta do segundo motivo: o próprio God Shammgod.
Sim, o nome dele é esse e ele jogou na NBA por apenas um ano, pelo Washington Wizards, em 1997/98. Por 20 jogos, o astro do basquete street passou pela liga.
Vamos falar sobre o quanto o ‘Shammgod’ é um dos movimentos mais lindos do basquete?
Continua após a publicidade— Matchup Brasil 🇧🇷🏀 (@MatchupBR) July 31, 2019
NBA já teve o jogador mais baixo da história ao lado do mais alto
O Washington Wizards, ainda com o “sobrenome” Bullets, contou com o jogador mais baixo da história da NBA (Muggsy Bogues) ao lado do mais alto (Manute Bol). Enquanto Bogues tem 1,60m, Bol tinha 2,31m. Isso aconteceu em 1987/88, quando o time selecionou o lendário armador no Draft. Foi só um ano, mas aconteceu.
Fora da NBA, no entanto, Sun Mingming tem o recorde de altura, com 2,36m. Mas ele é mais conhecido mesmo por participação no filme A Hora do Rush 3.
Rasheed Wallace sendo Rasheed Wallace
Campeão da NBA pelo Detroit Pistons, Rasheed Wallace passou por vários times e é um dos sete jogadores com várias curiosidades na NBA. Uma delas é que no ano de seu único título, ele foi trocado pelo Portland Trail Blazers para o Atlanta Hawks. Mas ele só fez um jogo pelo Hawks e foi em nova negociação para o Pistons.
Além disso, Wallace é o terceiro na lista de jogadores com mais faltas técnicas na NBA, com 319. Ele só fica atrás de Karl Malone (332) e Charles Barkley (329). O quarto do ranking, Gary Payton, ficou com “só” 250.
Ah, claro. Ele mandou fazer seu anel de campeão com o time de Detroit para ficar no dedo do meio.
Siga nossas redes sociais
Todas as informações da NBA estão nas redes sociais do Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Confira todo o nosso conteúdo, mas não se esqueça de seguir a gente por lá.
E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA