NBA: Plano de Nico Harrison de Mavs campeão acaba em um mês

Time de Dallas perde vários titulares em cerca de 30 dias e corre riscos de ficar fora dos playoffs

NBA Mavs Nico Harrison Fonte: Reprodução / X

Há pouco mais de um mês, o Dallas Mavericks fazia uma das trocas mais criticadas da história. O time texano mandou o astro Luka Doncic para o Los Angeles Lakers por Anthony Davis, Max Christie e uma escolha de Draft. De acordo com o GM Nico Harrison, seu plano era fazer o Mavs campeão da NBA com um elenco mais forte na defesa. No entanto, com Kyrie Irving fora da temporada, a ideia foi adiada.

Continua após a publicidade

Isso porque Irving era a opção para a armação sem Doncic. Apesar de os dois jogarem juntos por cerca de dois anos, o esloveno era o organizador primário. Enquanto isso, o campeão de 2016 pelo Cleveland Cavaliers o auxiliava na função. Mas sem os dois, o Mavs terá muitas dificuldades de vencer na atual temporada da NBA.

Nico Harrison queria a troca por Davis por vários motivos. Ao menos, ele pensava assim.

Um deles era de que Doncic não era um bom defensor, então a presença de Davis no Mavs faria o time ter mais chances de título da NBA. Imagine só: com o armador, Dallas já foi às finais, com uma defesa mais forte, as chances seriam maiores.

Continua após a publicidade

Além disso, tinha a extensão de Luka Doncic, acima dos US$300 milhões. Assim, Harrison convenceu os novos donos do Mavs de que seria um erro manter o armador, até por conta de suas contusões e de seu peso.

Mais uma vez, tudo de acordo com Nico Harrison.

Leia mais

Então, para Nico Harrison concluir seus planos de deixar o Mavs com uma defesa ainda mais forte no resto da temporada da NBA, ele mandou Quentin Grimes ao Philadelphia 76ers por Caleb Martin. Era perfeito, certo?

Continua após a publicidade

Bem, nem tanto.

Logo no primeiro jogo de Anthony Davis, amigo pessoal de Harrison (já explico), o Mavs parecia incrível contra um Houston Rockets que brigava pelo segundo lugar no Oeste. E Davis foi brilhante enquanto esteve em quadra. Só que ele se machucou no terceiro quarto e o time quase perdeu a partida, pois o Rockets cortou para quatro pontos após estar atrás por 21..

Continua após a publicidade

Logo depois, a bomba: Davis estava fora por tempo indeterminado, enquanto o Mavs teria de se virar com o que tinha nas próximas semanas de NBA. Até aí, tudo bem. Afinal, o time ainda tinha Dereck Lively, Daniel Gafford, PJ Washington e Kyrie Irving. Além disso, Caleb Martin estava por vir.

Mas Lively já estava fora e passaria por uma reavaliação em cerca de seis semanas. Enquanto isso, Martin chegou com lesão no quadril e só poderia jogar dentro de um mês.

Só que Gafford também se machucou no jogo seguinte ao de Anthony Davis, deixando o Mavs sem pivô titular para enfrentar seus oponentes na NBA. Na sequência, Washington sofreu com lesões. Aliás, ele deixou a quadra na mesma partida da estreia de Davis. Desde então, fez mais quatro embates e está fora de novo, com problema no tornozelo.

Continua após a publicidade

Kyrie Irving

Enquanto o Mavs aguardava pelas voltas de seus titulares, o time foi caindo na tabela da NBA. De repente, já era o décimo no Oeste. Então, Kyrie Irving tentava fazer a equipe vencer o que dava.

Desde a contusão de Davis, o time venceu quatro e perdeu outros quatro. Ou seja, ainda conseguia ficar com campanha positiva na NBA. Aí veio o embate contra o Sacramento Kings, o nono no Oeste.

Dallas não era o favorito, mas fazia um jogo equilibrado. Até que Irving se machucou e todo mundo sabia que era algo grave.

Continua após a publicidade

Chorando, o armador foi ao lance livre, cobrou os dois (acertou ambos) e deixou a quadra. Se antes daquele momento, os planos de Nico Harrison para a temporada do Mavs já estavam ruins, a lesão de Irving derrubou a ideia de ser campeão da NBA.

Imediatamente.

E o Mavs ainda perdeu Jaden Hardy, eventual substituto de Irving, piorando ainda mais a situação de Harrison.

Agora, sem vários titulares, a equipe precisa entender o momento e ver o que pode ser feito.

Nico Harrison

Bem, o GM está com a “batata quente” nas mãos. Trocou o melhor jogador do Mavs por um outro astro da NBA. Mas a negociação aconteceu, também, por outros motivos.

Continua após a publicidade

Nico Harrison é amigo pessoal de Davis. Foi por causa dele que o ala-pivô fechou com a Nike. Ele ainda é acusado de ter feito uma péssima apresentação quando Stephen Curry desistiu da empresa e fechou com a Under Armour.

O sonho de Nico Harrison sempre foi voltar a trabalhar com Davis. Afinal, é um jogador de elite, muito compromissado e sério. Para isso, ele sacrificou um jovem, o melhor talento que Dallas já teve. Eventualmente, com um título, Doncic superaria Dirk Nowitzki na franquia. E o próprio alemão falava disso.

Continua após a publicidade

Mas isso é passado, né? Não dá para mudar o que foi feito. No entanto, a direção do Mavs e Harrison ainda podem fazer algo.

Isso porque Dallas tem a própria escolha do Draft de 2025, um dos mais fortes da década. Se ficar fora dos playoffs, o Mavs pode ter a chance de reforçar seu elenco com um grande jogador no recrutamento e Nico Harrison cumprir seu plano na NBA.

Além disso, tem um Phoenix Suns louco para entrar na zona de play-in e acalmar os ânimos.

Continua após a publicidade

Mas isso é algo para observarmos nas próximas movimentações de Harrison e do Mavs.

Assine o canal Jumper Brasil no YouTube

Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.

Continua após a publicidade

E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.

Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA

Últimas Notícias

Comentários