Depois de muitas especulações, a solução do Brooklyn Nets para o seu comando técnico foi “caseira”: Jacque Vaughn. A equipe anunciou a efetivação do ex-atleta ao cargo e, assim, ele vai substituir Steve Nash à frente do time. Segundo Adrian Wojnarowski, da ESPN, a promoção foi confirmada com uma extensão de contrato até o fim da próxima temporada.
“A competitividade e o conhecimento da organização fazem com que Jacque seja, certamente, a melhor pessoa para liderar esse elenco. Ele tem uma capacidade provada, antes de tudo, de tirar o melhor de nossos jogadores. Ele vai promover um senso de responsabilidade em nosso grupo e, além disso, o basquete coletivo na franquia”, elogiou o gerente-geral Sean Marks.
Vaughn já treinava o time, como interino, logo após a saída de Nash. Ele era o principal assistente da antiga comissão, enquanto trabalhava à beira das quadras pelo sétimo ano seguido no Nets. A equipe venceu dois de quatro jogos sob o seu comando provisório. A sua promoção contava com um amplo e vocal apoio do elenco, incluindo os alas Kevin Durant e Joe Harris.
“Em primeiro lugar, Jacque é um ótimo treinador. Ele simplifica o jogo, pois deixa todos cientes dos seus papeis. É o tipo de técnico com uma abordagem muito transparente do seu plano de jogo. Não é um discurso, mas um diálogo. Deseja estimular o diálogo porque quer ter certeza de que os atletas entendem o que vai acontecer”, exaltou Harris, no início da semana.
Leia mais
- Charles Barkley: “Steve Nash foi bode expiatório para os astros do Nets”
- Jogadores do Nets estariam frustrados com atuação de Ben Simmons
- “Fiquei sabendo da demissão de Nash pela televisão”, conta Kevin Durant
Surpresa
O anúncio da efetivação de Vaughn pode ter o apoio do elenco, mas foi uma surpresa nos bastidores da NBA. Esperava-se, afinal, que o Nets buscasse um nome mais veterano e vencedor para liderar um elenco com grandes expectativas. Desde a confirmação da rescisão com Nash, além disso, Ime Udoka era considerado o favorito para assumir o posto.
De acordo com Mark Sanchez, do jornal New York Post, a franquia estava decidida a trazer o treinador suspenso do Boston Celtics. A contratação, no entanto, foi contestada internamente por profissionais femininas e tinha alta resistência. O ex-jogador recebeu um “gancho” de uma temporada por causa de uma relação imprópria com uma colega que teria evoluído para assédio moral.
Udoka conduziu o Celtics às finais da última temporada e era visto como o nome certo para “acertar” a defesa dos nova-iorquinos. Mas, com a grande repercussão negativa, a equipe voltou atrás. Seria mais uma controvérsia, afinal, para um time que vive um turbilhão de problemas desde a offseason.
Problemas
Enquanto técnico interino, Jacque Vaughn já lida com vários problemas no Nets. Kyrie Irving, por exemplo, está suspenso por causa de um comportamento impróprio. O astro promoveu um filme com ideias antissemitas nas redes sociais e, em seguida, recusou-se a pedir desculpas. É possível, por sinal, que ele nunca mais jogue pelo time.
Ben Simmons, enquanto isso, decepciona os torcedores do Nets com uma performance passiva. A sua indisposição em arremessar atingiu um patamar impraticável. Ele também já drenou fluidos do joelho na última semana, ainda que nenhum problema físico tenha sido identificado em exames.
Vaughn já havia sido técnico interino do Nets anteriormente, em um intervalo de dez partidas na temporada 2019/20. Além disso, ele foi treinador por mais de duas temporadas no Orlando Magic. A passagem, no entanto, foi pífia: venceu só 58 de 216 partidas e não chegou aos playoffs. Terminou demitido em 2015.
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA
Instagram
Twitter
Facebook
Canal no Telegram