O técnico Ime Udoka não vai comandar o Boston Celtics na temporada que está para começar. A franquia confirmou as expectativas e, por fim, oficializou a suspensão do profissional por um ano. O time limitou-se a informar que o treinador quebrou uma regra de conduta interna. Trata-se de uma punição sem precedentes na história da NBA, que entra em vigor imediatamente.
Segundo Adrian Wojnarowski, da ESPN, o ex-jogador teve uma relação íntima com outra funcionária. O caso foi inicialmente consensual, mas, de acordo com novos relatos, foi investigado a fundo por causa de comentários “desagradáveis” do técnico para a mulher. A franquia, bem como várias empresas dos EUA, proíbe esse tipo de relacionamento dentro do time. O assistente Joe Mazzulla, como resultado, assume a equipe para a temporada.
“Antes de tudo, eu quero desculpar-me com os nossos atletas, fãs, estafe e minha família por essa decepção. Peço desculpas por colocar a franquia em uma situação tão difícil e, por isso, aceito a decisão. Eu não farei mais comentários sobre o tema, em respeito a todos os envolvidos”, disse o profissional, por meio de comunicado na noite dessa quinta-feira.
A notícia tem reflexo pessoal também para Udoka, pois ele namora há mais de dez anos com a atriz Nia Long. O casal tem um filho, por sinal. O fato de ter sido um caso extraconjugal, no entanto, nunca esteve em julgamento por dirigentes do Celtics. O episódio foi tratado como uma infração interna que evoluiu para assédio moral, enquanto detalhes seguem em sigilo.
Leia mais
- Jayson Tatum elogia trabalho de Udoka no Celtics: “Manteve o grupo firme”
- Robert Williams III pode perder primeiros jogos do Celtics na temporada
- Danilo Gallinari rompe ligamentos do joelho e deve perder temporada
Futuro no cargo
A nota oficial de Boston confirmando a suspensão foi breve, mas traz um ponto importante. A franquia admite que o futuro do treinador no cargo ainda depende de uma decisão futura e, assim, há chances de uma rescisão de contrato. De acordo com Chris Haynes, do site Yahoo! Sports, o profissional chegou a pensar em pedir demissão. Mas, de qualquer forma, houve um abalo de confiança.
“Aconteceram muitas discussões, acima de tudo, antes da condição em que as partes estão agora. Dirigentes, em síntese, acreditam encarar uma quebra de confiança e julgamento na liderança de Ime. Tem sido momentos de insegurança, certamente, em uma organização que achava ter o homem certo para liderá-los no futuro”, contou o repórter da ESPN.
O caso coloca dúvidas no futuro de Udoka como técnico do Celtics depois de uma primeira temporada de muito sucesso. O ex-ala conduziu o time ao segundo melhor recorde do Leste na campanha regular. Levou, em seguida, a equipe à decisão do título da NBA após 12 anos. Tornou-se, assim, só o quinto técnico em 25 anos a chegar às finais em sua temporada de estreia como treinador.
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
Siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA:
Instagram
Twitter
Facebook
Grupo no Whatsapp
Canal no Telegram