O técnico Jason Kidd tem um desafio na próxima temporada pelo Dallas Mavericks: o encaixe de Klay Thompson. Grande reforço da equipe na agência livre, o ex-Golden State Warriors tem um estilo de jogo diferente do tradicional, com uma movimentação intensa sem a bola. Além disso, sua chegada deve forçar também uma mudança no quinteto titular da franquia.
Primeiro, em relação ao time titular, é fato que Thompson deve estar entre os cinco iniciais. O astro, afinal, assinou por US$50 milhões durante três anos. O valor seria desproporcional para um atleta que vem do banco. Desse modo, a expectativa é de que Kidd o utilize como ala, com Luka Doncic, Kyrie Irving, PJ Washington e Dereck Lively ou Daniel Gafford.
Com isso encaminhado, o segundo desafio de Jason Kidd é adaptar o estilo do Mavericks com Klay Thompson. Em 13 anos de Warriors, por exemplo, o ala se consagrou por usa movimentação intensa, que dependia de bloqueios e passes que o encontrassem livre para o catch and shoot. Parte disso era possível pelas habilidades de Stephen Curry e Draymond Green, além da mente ofensiva de Steve Kerr.
Então, fica claro que o estilo de jogo de Thompson depende de um sistema ofensivo que o atenda.
Doncic e Irving, assim, devem ter papéis importante. Como Curry, os dois são conhecidos por seus talentos como armadores e costumam concentrar as defesas de quando estão com a bola. Desse modo, podem permitir que Thompson fique livre no perímetro e consiga arremessar sem marcação.
Leia mais sobre o Dallas Mavericks!
- Vlade Divac: “O tempo vai dizer se não escolher Luka Doncic foi um erro”
- “Com Klay Thompson, Mavericks é o melhor time do Oeste”, crava ex-jogador
- Para ex-pivô, Warriors vai sentir muita falta de Klay Thompson
Algo que evidencia isso é o chamado on-ball gravity de Doncic. A estatística mede o espaço que as defesas cobrem nas quadras. Segundo a plataforma BBall Index, o esloveno liderou a NBA na última temporada. Ou seja, em situações contra o craque, é comum que os adversários se concentram próximos a ele, às vezes até com marcações duplas ou triplas quando está com a bola.
O estilo de jogo, contudo, costuma ser bem explorado por Doncic. Afinal, com a atenção voltada no armador, é comum que seus companheiros tenham espaço, principalmente no perímetro. Não à toa, o craque do Dallas Mavericks conseguiu média de 9.8 assistências por jogo na última campanha.
Thompson, desse modo, pode ganhar com o talento de Doncic na armação. O quatro vezes campeão da NBA é considerado um dos maiores arremessadores de todos os tempos. Em sua carreira, ele tem média de 41.3% dos arremessos do perímetro. Em catch and shoot, quando pega a bola e arremessa, ele amplia o aproveitamento para 45.4%.
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Então análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais. Além disso, discuta com a gente o que de melhor acontece na NBA