O Eurobasket foi a última competição de Nikola Vucevic com a seleção de Montenegro. O pivô anunciou a sua aposentadoria do circuito internacional depois da eliminação na fase de grupos do torneio. A decisão não chega a ser uma surpresa, pois já se especulava nos bastidores que seria a sua despedida com o time do país.
“É uma droga, antes de tudo, terminar a minha carreira internacional assim. Eu gostaria de jogar mais em Riga e classificar a equipe, mas as coisas nem sempre são como nós queremos. Quero agradecer todos os atletas, técnicos e, acima de tudo, torcedores que fizeram parte dessa história. Só gratidão”, declarou o titular do Chicago Bulls.
O capítulo final de Vucevic com a seleção, certamente, ficou bem longe do que sonhou. Montenegro só tinha que vencer a Grã-Bretanha, que havia perdido todos os jogos no torneio, para se classificar. O pivô anotou 31 pontos, onze rebotes e sete assistências. Mas, ainda assim, o seu time perdeu para a até então pior equipe da competição.
“Eu tive uma grande história com a nossa seleção. Foi uma honra jogar para e por todos vocês, mas isso é o esporte de alto nível. Apesar de ter gostado demais de tudo, é hora de dar passagem para uma nova geração deixar a sua marca. Muito obrigado mesmo!”, concluiu o decepcionado jogador de 34 anos.
Leia mais sobre Nikola Vucevic
- Nikola Vucevic esclarece rumores de troca e saída do Bulls
- Com futuro incerto no Bulls, Nikola Vucevic vira alvo do Lakers
- Jornalista crê em rescisão do contrato de Nikola Vucevic no Bulls
Fim da linha?
A aposentadoria da seleção de Montenegro pode ser um sinal sobre o fim da carreira de Nikola Vucevic na NBA também? A resposta, a princípio, é não. O astro virou alvo de rumores sobre o assunto no ano passado, mas, na época, apontou que não deve parar tão cedo. O jogador do Bulls se vê mais alguns anos no basquete dos EUA.
“Eu sei que estou na NBA há 13 anos, então o fim está perto. Não tenho mais 13 anos de carreira, certamente. Mas, após terminar o meu atual contrato em Chicago, ainda gostaria de jogar mais uns dois anos. Acho que posso seguir atuando em alto nível e, além disso, me sinto bem fisicamente”, contou o atleta europeu.
Vucevic revelou que uma razão para ainda não pensar em parar no momento é a família. “Os meus filhos já estão um pouco mais velhos e, com isso, entendem o que faço. Eles vêm aos treinos e jogos para me verem em quadra. Estão se divertindo. Então, quero que lembrem do pai como um jogador de basquete também”, explicou.
Currículo
Nikola Vucevic se despede da seleção de Montenegro depois de uma história de 14 anos. Ele disputou seis torneios internacionais pelo seu país: foram quatro Eurobaskets e duas Copas do Mundo FIBA. Os seus melhores resultados vieram nos dois Mundiais, quando comandou o time à 11a posição geral.
O veterano disputou 39 jogos pela seleção em torneios FIBA, enquanto registrou médias de 13,6 pontos, 7,8 rebotes e 1,7 assistência. Nesse Eurobasket, ele foi ainda melhor: anotou 20,8 pontos, 11,6 rebotes e 4,4 assistências. Vucevic é considerado o melhor jogador da história do basquete de Montenegro.
Siga nossas redes sociais
Todas as informações da NBA estão nas redes sociais do Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Confira todo o nosso conteúdo, mas não se esqueça de seguir a gente por lá.
E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA