Em situação difícil no Los Angeles Lakers, LeBron James pode sair do time em troca pela primeira vez em sua carreira na NBA. O astro, apesar de ter uma cláusula de veto em qualquer tipo de negociação, vê o time de Los Angeles cada vez mais longe de cumprir seus desejos. Assim, ele poderia deixar a equipe para lutar por mais um título na liga em outro lugar.
De acordo com vários rumores, Dallas Mavericks, Cleveland Cavaliers e New York Knicks seriam os principais destinos de troca para LeBron. O Los Angeles Clippers também aparecia com interesse, mas a adição de Bradley Beal após dispensa do Phoenix Suns pode deixar o time sem espaço para ele. Afinal, o Clippers ainda é um dos favoritos para ter Chris Paul. Com James Harden, além de Beal e Paul, por manipularem as posses de ataque, não faria tanto sentido para ele jogar lá.
Então, sobram Mavs, Cavs e Knicks. O time de Dallas seria o favorito em caso de troca, pois Cleveland tem problemas com as limitações das regras salariais da NBA. Enquanto isso, a equipe de Nova York teria poucas opções a oferecer. Pode ser Karl-Anthony Towns direto, mas ainda tem como ser OG Anunoby, Mitchell Robinson e Pacome Dadiet por LeBron e Bronny.
Em suma, o que parece pouco provável é ele virando agente livre na NBA após o Lakers o dispensar. Aí, se um dia isso acontecer, o time poderia parcelar seus US$52.6 milhões para ter flexibilidade no mercado. Mas é muito difícil acontecer, até porque afetaria diretamente o distante sonho de LeBron James ser o melhor de todos os tempos.
Leia mais
- Joel Embiid revela problema com James Harden
- Boletim de rumores e trocas da NBA (16/07/2025)
- Como os times estão na agência livre da NBA? Veja as notas
Para o Lakers, a situação é muito simples. O time quer mudar o “trono” de LeBron James e passar para Luka Doncic, seja em uma troca para qualquer time da NBA ou se o dispensar. A direção não quer contar mais com os seus serviços para o futuro. Em 2025/26, por conta de seu contrato, até existe algum tipo de entendimento por parte da equipe.
O Lakers sabia que LeBron James não daria algum desconto, até por não oferecer uma extensão. Então, era mais ou menos o que se imaginava: o astro faria opção por ficar, o time faria contratações pontuais na offseason e partiria para dar foco total a Doncic e o rodear de talento na próxima agência livre da NBA.
Mas com a chance de encerrar a parceria agora, o Lakers anteciparia com um reforço de grande talento da NBA (se for por Towns) ou receberia expirantes do Mavs em uma troca. A maior especulação é que Dallas mandaria um pacote centrado em Klay Thompson, PJ Washington e Daniel Gafford. Talvez, com um ou outro jogador a mais, de um lado ou do outro.
Destes, apenas Gafford não tem acordo que acaba em 2025/26. Afinal, ele estendeu seu vínculo até 2028/29. O Lakers teria um pivô para a reserva de Deandre Ayton pelos próximos anos, enquanto teria de lidar com as extensões de Thompson e Washington.
Troca de LeBron James seria histórica na NBA
Durante décadas, a liga teve vários jogaodres como “o melhor da história”. Wilt Chamberlain e Bill Russell dominaram nos anos 60. Depois, foi a vez de Kareem Abdul-Jabbar por quase 20 temporadas. Destes, apenas Russell passou toda a carreira no mesmo time da NBA sem troca. Aliás, os outros dois foram para o Lakers.
Depois, Magic Johnson e Larry Bird reforçaram a rivalidade de Los Angeles Lakers e Boston Celtics, mas Michael Jordan elevou o jogo a outro patamar.
Mas o que os cinco possuem em comum? Além de lideraram a NBA nas listas de melhores de todos os tempos por um longo período, eles jogaram por, no máximo, dois times e só Chamberlain e Abdul-Jabbar saíram em troca.
LeBron James, por outro lado, está em seu terceiro time na NBA e jamais mudou de equipe em uma troca. Sempre na agência livre, deixando a opção em seu contrato para fechar em outro lugar. Foi assim quando foi para o Miami Heat, voltou ao Cleveland Cavaliers e, por fim, fechou com o Lakers.
Desde a troca de Abdul-Jabbar, há 50 anos, a NBA só teve um top 10 nas mesmas condições: Shaquille O’Neal. E a de Shaq aconteceu há duas décadas.
Ou seja, se LeBron James sair em uma troca, será algo grande. Mesmo que fique, é a última campanha pelo Lakers.
LeBron James vai sair em troca?
Por enquanto, são apenas rumores. Ele está em seu último ano de contrato com o Lakers, mas existe a chance.
Quantos anos tem LeBron James?
Ele está com 40 e completa 41 em 30 de dezembro.
Qual é a altura de LeBron James?
LeBron mede 2,06m.
Quantos títulos LeBron James venceu na NBA?
Quatro. LeBron venceu dois pelo Miami Heat (2012 e 2013), um pelo Cleveland Cavaliers (2016) e um com o Los Angeles Lakers (2020)
Assine o canal Jumper Brasil no YouTube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA