A saga da troca de James Harden no Philadelphia 76ers está prestes a chegar ao fim. Ou melhor, ganhar uma interrupção. O craque esteve com o elenco durante a estreia da equipe em casa na temporada e, assim, indicou o seu possível retorno. Ele não só participou do pré-jogo, mas ficou no banco de reservas com os colegas na vitória sobre o Portland Trail Blazers.
“James esteve aqui para a nossa sessão de vídeo e aquecimento. O que posso dizer é que ele passou por alguns dias de recondicionamento, mas ainda está no meio de um processo. O nosso plano é tê-lo no treino dessa terça-feira. Todos os sinais, por enquanto, são positivos. Então, ele só precisa de um pouco de ação em quadra para voltar a jogar”, confirmou o técnico Nick Nurse.
Harden pediu troca do Sixers antes do início da agência livre, mas a sua solicitação não foi atendido ainda. Por isso, após a reapresentação do elenco, ele decidiu “sumir”: simplesmente voltou para Houston. Retornou depois de dez dias sem treinar, antes da viagem para a estreia da temporada, mas o time não permitiu que jogasse. Ele ficou na Philadelphia e, com isso, perdeu os primeiros três jogos da campanha.
“Os times vão ter que se explicar para a NBA sempre que um astro não disputar um jogo importante. É a nova política da liga. O Sixers, a princípio, explica que James tem 34 anos e quase não treinou com o elenco. Não querem colocá-lo em quadra, por exemplo, e ter uma lesão na coxa por falta de ritmo. Desejam tê-lo em ação, mas em plenas condições”, revelou o repórter Adrian Wojnarowski, da ESPN.
Leia mais sobre James Harden
- Kendrick Perkins: “Lakers deveria considerar troca por James Harden”
- Ex-técnico do Sixers, Doc Rivers culpa James Harden por demissão
- Clippers paralisa negociações de troca por James Harden
Foco em quadra
O Sixers manteve Harden no vídeo de introdução do time, mas ele não foi chamado durante a apresentação. Foi uma forma de poupar todos de uma reação incerta da torcida. No entanto, se depender de Joel Embiid, o cuidado excessivo não vai ser necessário. O atual MVP da liga crava que o elenco não se deixa abalar dentro de quadra pela situação envolvendo o armador.
“Eu acho que todos os atletas em nosso vestiário, antes de tudo, estão focados em quadra. Nós estamos jogando e vencendo partidas. Disputamos jogos quase todos os dias e, por isso, não podemos dividir as atenções. Posso garantir que temos um ótimo time. Essa é a nossa preocupação. Cabe aos dirigentes, então, definirem o que vai acontecer em questões extra-quadra”, resumiu o pivô.
Apesar do possível retorno, o cenário da equipe está longe da estabilidade. Espera-se, afinal, que o Philadelphia 76ers siga procurando uma troca para James Harden. A presença do craque, nesse sentido, pode ser até mais uma distração do que um reforço. Embiid, no entanto, não está preocupado: o trabalho diário e senso de coletividade estão acima de qualquer coisa.
“Tudo gira em torno de trabalharmos duro e, assim, melhorarmos a cada dia. Gosto do estágio em que estamos enquanto equipe, mas ainda há muito o que melhorar. Não estamos nem perto de alcançar o nosso potencial, certamente. Eu posso jogar melhor, assim como Tyrese [Maxey] e todos os outros. Não vamos ser a nossa versão na primeira semana do ano”, concluiu o astro camaronês.
Novo armador
O fato é que, por enquanto, o Sixers ainda não sentiu tanta falta assim de Harden. E isso porque o seu substituto começou a temporada a todo vapor. Maxey já vinha sendo preparado para assumir a armação no futuro, mas a antecipação dos planos não o intimidou. Pelo contrário. Em três jogos, o ala-armador de formação registra médias de 30,3 pontos, 6,7 rebotes e 6,3 assistências.
“Sinto que a minha confiança nunca esteve tão alta. E, aliás, isso faz uma diferença real. Eu estou mentalmente preparado para a função que tiver que exercer porque confio no quanto trabalhei em minha técnica. Tenho fé nisso, acima de tudo. Acho que é uma questão de experiência também. Vou completar 23 anos em breve, então estou ficando velho”, brincou o jovem talento.
Embiid não esconde estar muito satisfeito com o novo parceiro. Ele acredita, mais do que isso, que Maxey está na função que sempre esteve destinado a cumprir. “Ainda vamos trabalhar mais em nosso jogo de dupla, no timing, mas acho que já estamos bem. É ótimo ver Tyrese na armação. Se quiser, aposto que ele pode liderar a NBA em assistências um dia”, apostou o pivô.
Leia mais sobre o Philadelphia 76ers
- Armador, Tyrese Maxey alcança marca de lendas do Sixers
- Veterano do Sixers critica G League: “Coisa mais idiota”
- Desejado pelo 76ers, Terance Mann vai ser titular do Clippers
Maturidade
O discurso de foco de Embiid é bonito, sinaliza maturidade, mas difícil de manter na prática. O pedido de troca de um jogador do nível de James Harden causa abalo em qualquer ambiente, até do Philadelphia 76ers. Isso é um efeito natural, em síntese. Dentro da organização, no entanto, a concentração do elenco em meio à confusão tem sido elogiada todos os dias.
“Quando você tem distrações do lado de fora, o elenco precisa ter o equilíbrio para colocar tudo de lado e focar. Mas isso é mais fácil de falar do que fazer. O elenco, por isso, entendeu que devemos controlar o que podemos controlar. A nossa pré-temporada foi muito boa, pois todos vieram prontos para treinar”, elogiou o ex-armador e assistente do Sixers, Bobby Jackson.
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA