“Tyrese Maxey pode liderar a NBA em assistências”, avisa Joel Embiid

Sem James Harden, jovem talento deve assumir função de armador do Philadelphia 76ers na temporada

tyrese maxey joel embiid Fonte: David Dow / AFP

A saída iminente de James Harden anuncia novos tempos no Philadelphia 76ers. O MVP Joel Embiid, em primeiro lugar, passa a ter o jovem Tyrese Maxey como dupla de referência da equipe. E, além disso, o ala-armador de formação assume o papel de ballhandler primário deixado pelo veterano. Mas será que ele pode assumir essa função nova tão repentinamente? O pivô aposta que sim.

“É ótimo ver Tyrese na armação, antes de tudo. Eu acho que, se ele quiser liderar a NBA em assistências um dia, ele pode. Ainda estamos trabalhando em nossa dupla, o timing, mas eu acho que estamos bem. O pick-and-roll funcionou muito bem, até agora. Ao mesmo tempo, a bola está em movimento o tempo inteiro. Não para na mão de ninguém”, elogiou o craque camaronês.

A declaração aconteceu depois do último jogo do Sixers na pré-temporada. Foi só a primeira vez que os dois atuaram em um amistoso de preparação. Os resultados, certamente, foram animadores. O time venceu o Atlanta Hawks, enquanto Maxey distribuiu 12 assistências. O seu recorde em uma partida de temporada regular e playoffs na carreira, por enquanto, são só dez passes decisivos.

Publicidade

“É sempre bom jogar com Joel. Nick [Nurse, técnico] está implantando novas ideias em termos de movimentação de bola para a equipe, então é importante que estejam alinhados. Houve momentos na partida em que Joel recebia a bola e a nossa reação natural era só assistir. Mas ele lembrava-nos de seguir as movimentações e encontrou o companheiro livre”, relatou o jogador de 22 anos.

Leia mais sobre o Philadelphia 76ers

Confiança

Maxey já vinha em preparação por parte do Sixers para exercer um papel maior de armação no time nos últimos anos. Durante as ausências de Harden, por exemplo, ele assumiu a posição com sinais positivos. Isso ajudou-o, acima de tudo, a ganhar convicção de que pode realizar a função. Não se esperava que já tivesse que jogar assim agora, mas ele já se diz preparado para a responsabilidade.

Publicidade

“Eu sinto que a minha confiança nunca esteve tão alta. E, aliás, isso faz diferença real. Eu estou mentalmente pronto para essa função que tiver que exercer porque trabalhei bastante em minha técnica. Tenho, acima de tudo, confiança nisso. Acho que é uma questão de experiência. Vou completar 23 anos em breve, então estou ficando velho”, contou o jovem talento, com um tom de brincadeira.

No entanto, como sabemos, ser armador vai muito além de só jogar com a bola nas mãos. Precisa ter segurança, inteligência, liderança, atenção aos detalhes e senso de comando. “Além da questão técnica, eu estou mais confiante em usar a minha voz dentro de quadra. Sei que Joel e Nick acreditam em mim, então estou tranquilo para isso”, concluiu.

Publicidade

Aval do técnico

Não é só Joel Embiid quem está plenamente confiante na experiência com Tyrese Maxey como armador principal. Nurse também está bem satisfeito com o que viu do ala-armador de ofício durante a pré-temporada. As 12 assistências no último amistoso foram a chave de ouro no bom desempenho em sua nova função. Por isso, o técnico já não vê a substituição de Harden como um problema.

Publicidade

“Acho que Tyrese fez um ótimo trabalho, em primeiro lugar, enxergando os passes certos. Ele entrou em quadra e destravou o nosso ataque. Não só distribuiu as 12 assistências, mas encontrou De’Anthony [Melton] em uns quatro lances seguidos. Isso significa boas leituras de jogo, pois achou os passes que a defesa estava nos oferecendo”, elogiou o recém-contratado treinador.

 

Assine o canal Jumper Brasil no Youtube

Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.

Publicidade

E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.

Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA

Últimas Notícias

Comentários