A NBA, afinal, vai eleger Nikola Jokic como MVP da temporada pelo terceiro ano seguido? O debate mobiliza os bastidores da liga, mas está longe de uma definição. Há quem veja como um exagero colocar o craque do Denver Nuggets em uma lista de lendas do esporte. A concorrência de Joel Embiid e Giannis Antetokounmpo, além disso, é forte. Nada, no entanto, que mude a opinião do astro CJ McCollum.
“Acho que existem bons argumentos para todos os candidatos, para começar. Mas daria o prêmio para Nikola. Giannis comanda o melhor time do Leste e eu acredito que sejam os favoritos para vencerem a conferência. Joguei contra o Sixers outro dia e Joel é um monstro. Não acho que tenha escolha errada, mas Nikola é o MVP da temporada para mim”, sentenciou o cestinha do New Orleans Pelicans.
O valor histórico do possível terceiro troféu para Jokic, de fato, é enorme. Só três atletas conseguiram esse feito na NBA: Bill Russell, Wilt Chamberlain e Larry Bird. Os dois primeiros, no entanto, foram premiados seguidamente enquanto a eleição só era realizada entre os jogadores da liga. Para McCollum, esse tipo de estatística não deveria intimidar os votantes a reconhecerem um jogador único.
“Eu enfrento mais vezes Nikola do que os outros concorrentes, por estar no Oeste, mas sempre saio impressionado de quadra. A forma como Nikola controla o jogo é diferente de tudo que já vi. Ele arremessa seis bolas na maior parte de um jogo e, mesmo assim, domina. Isso, certamente, mostra valor. É um talento espetacular, extremamente talentoso, e faz o time funcionar”, reverenciou McCollum.
Leia mais
- Kendrick Perkins acusa Nikola Jokic de “caçar” estatísticas para ser MVP
- Estrelas da NBA defendem terceiro prêmio de MVP seguido para Nikola Jokic
- Analistas da ESPN se dividem sobre melhor entre Nikola Jokic e Joel Embiid
Jeito único
Os prêmios de MVP para Nikola Jokic são um ponto fora da curva na NBA. Estamos falando, afinal, de uma liga que vive uma explosão ofensiva como nunca antes. O número de atletas marcando 40, 50, 60 pontos em jogos é o mais alto da história. Os ataques, em síntese, dominam a liga atualmente. No entanto, McCollum avalia que Jokic possui um jeito único de dominar nesse panorama.
“Eu vejo Kevin Durant, por exemplo, e a sua eficiência como pontuador é absurda. Em um jogo padrão, ele acerta nove de 12 arremessos com uma dificuldade muito alta. Ou seja, domina o jogo por ser eficiente em um nível quase único. Mas achar um cara que controla uma partida e só tentou cinco arremessos no terceiro quarto é muito louco. Afinal, esse é um esporte de cestas”, explicou o ala-armador.
Apesar disso, o ala-armador admite que pode existir uma resistência de parcela do público com o sérvio. Azar dessa parcela, então. “Eu entendo que, esteticamente, Nikola não seja o atleta que a maior parte dos torcedores querem ver. Ele não dá enterradas e, além disso, joga com um tipo de senso de humor. Mas o cara é totalmente impressionante”, reforçou o veterano.
Referência
O Nuggets ficou entre os melhores times do Oeste nas últimas quatro temporadas, mas, agora, vive o seu melhor momento recente. Lidera a conferência com folgas e, assim, surge como favorito a chegar à primeira final da NBA de sua história. A equipe, no entanto, teve várias baixas e mudanças nesse período. Houve só um ponto em comum entre todas essas campanhas, segundo McCollum.
“Nikola é o motor de Denver porque, na verdade, nem sabemos o que é o time em sua ausência. Tiveram muitas lesões no meio do caminho, mas ele sempre estava lá. Michael Porter já esteve fora, Jamal Murray ficou muito tempo afastado e a roda segue girando por causa dele. Nikola é o fator constante, por fim, no sucesso dessa equipe nos últimos anos”, finalizou o veterano arremessador.
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA