Joel Embiid admite que se importa em ser MVP da temporada da NBA

Finalista e favorito ao prêmio, astro do Sixers vê troféu individual como fator de validação em sua carreira

embiid nba mvp joel Fonte: Jesse D. Garrabrant / AFP

A temporada regular da NBA terminou e, com isso, Joel Embiid parece ser o real favorito para ser escolhido MVP da liga. Ao que tudo indica, depois de dois anos como o segundo colocado da votação, é a hora do astro do Philadelphia 76ers. E, diferente do que o craque insistia em dizer, isso significa bastante. O camaronês admitiu que importa-se e deseja levar a maior honraria individual da NBA.

“Eu garanto que qualquer jogador que diga não se importar em ser eleito MVP está mentindo. Afinal, é o melhor prêmio individual que você pode conseguir. Significa, então, muito. Recebê-lo seria a validação do meu trabalho ao longo da carreira. É importante para mim porque comprova que tudo não foi só uma perda de tempo”, afirmou o craque, em entrevista ao site Bleacher Report.

Publicidade

A declaração de Embiid quebra paradigmas e confirma uma discurso crescente na liga. Giannis Antetokounmpo, por exemplo, já afirmou que também se importa com o prêmio. O ala grego venceu a honraria em duas temporadas anteriores. Os dois são finalistas oficiais da honraria, ao lado de Nikola Jokic. O líder do Denver Nuggets foi o vencedor da honraria nos últimos dois anos.

“Assumi um compromisso pessoal de não fazer campanha para conquistar o troféu nesse ano. Parei de dizer que quero ser premiado, por exemplo. Digo que a minha prioridade é o título, mas, ainda assim, é claro que desejo esse reconhecimento. É algo que poucos jogadores conseguem ganhar, então seria uma grande honra. Eu quero colocar o meu nome nessa história”, completou o atleta de 29 anos.

Publicidade

Leia mais

Discussão

A discussão sobre o MVP da temporada nesse ano foi muito agressiva nos bastidores. Tornou-se um debate tóxico, em síntese. Vários técnicos apontam que virou uma conversa pautada não por elogios, mas sim críticas aos candidatos. Esse caráter “destrutivo” não surpreende Embiid, no entanto. O pivô revelou que, para si, a história já é essa há muito tempo.

“Ser um candidato ao prêmio nos últimos três anos foi, antes de tudo, legal. Pude vivenciar bastante coisa e, por isso, acho engraçado o que vejo hoje. Muita gente não está feliz com a discussão sobre o prêmio, pois tem sido pautada por críticas. Mas onde estava essa empatia quando eu era o criticado? Isso virou um problema porque são os outros que estão por baixo agora”, disparou o veterano.

Publicidade

Mas é um consenso que o tom da discussão ganhou outras proporções nesse ano. Jokic, por exemplo, foi acusado por um ex-jogador de “caçar estatísticas” para conquistar prêmios. O comentário de Kendrick Perkins, da ESPN, pautou o debate por dias e levou-o a um bate-boca com o colega JJ Redick. O pivô do Sixers ouve tudo, mas tenta não se deixar levar por isso.

“Estou acostumado em ser parte do discussão sobre o prêmio. No entanto, eu não vou definir a minha carreira por isso. Deixe que digam o que quiserem. Se eu ganhar, ótimo. Se não, então vida que segue”, resumiu o astro.

Publicidade

Prêmio maior

Uma crítica constante a Jokic e Joel Embiid na concorrência para MVP é que ainda não conquistaram títulos na NBA. Os dois craques, aliás, somam só uma final de conferência com as suas equipes na carreira. Mas o camaronês não acredita que esse tipo de julgamento seja justo. Assim como o atleta mais valioso da liga, só existe um campeão por temporada. Nem todos os outros devem ser vistos como derrotados.

“Eu sempre digo que não vou ser campeão sozinho, pois ninguém pode fazer isso. Só um time, além disso, é campeão no fim. Damian Lillard estava falando outro dia que as pessoas julgam-nos por ‘você ganha ou não presta’. E não deveria ser assim, pois vencer é muito difícil. Existem tantas grandes equipes nessa liga. Isso não é justo, certamente”, finalizou o craque da Philadelphia.

Publicidade

 

Assine o canal Jumper Brasil no Youtube

Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.

Publicidade

Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA

Instagram
Twitter
Facebook
Grupo no Whatsapp

Publicidade

Últimas Notícias

Comentários