“Eu mudei o jogo de basquete”, sentencia James Harden

Em entrevista franca, astro do Sixers justifica escolhas de passado e reflete sobre o próprio legado na NBA

james harden jogo basquete Fonte: Tim Nwachukwu / AFP

“Legado” é uma palavra usada de forma cada vez mais banal, mas com um imenso peso. Significa não só escrever a própria história com excelência, mas impactar a maneira como quem vai vir a seguir escreverá a sua. James Harden, então, crê que está deixando um legado para o jogo de basquete. Em entrevista à rede Fox Sports, o craque refletiu sobre a sua importância dentro da NBA contemporânea.

“É claro que importo-me com a forma como vou ser lembrado. E, sobretudo, eu vou ser lembrado. Isso é importante, mas, ao mesmo tempo, sei que falarão um monte de besteira sobre mim por aí. Sei que sou uma das pessoas que mudaram o jogo e um título é a única coisa que me falta agora. Vencer, por isso, é tudo o que me interessa”, sentenciou o astro do Philadelphia 76ers.

Publicidade

Harden esteve bem perto de atingir o seu objetivo definitivo enquanto atuava pelo Houston Rockets. Ele chegou a duas finais do Oeste com os texanos, por exemplo. Mas, em menos de dois anos, o armador já foi negociado duas vezes. Não passou, desde então, das semifinais de conferência. Hoje, ele reconhece que a decisão de jogar pelo Brooklyn Nets foi um grande erro na carreira.

“Brooklyn não tinha uma estrutura forte, antes de tudo. E até superastros precisam disso. É o que permite, afinal, que sejamos os melhores jogadores que pudermos e lideranças. Quis ser trocado para lá, mas, ao chegar, não era nada do que pensava. As pessoas dizem que desisti, mas, em seguida, Kevin também queria ir embora. Então, eu só desisti mesmo?”, questionou o MVP da liga em 2018.

Publicidade

Leia mais

Erros

James Harden pode ter mudado o jogo de basquete, mas as decisões erradas dos últimos anos cobraram o seu preço. Foram trocas e decepções que, aos poucos, “drenaram” as suas energias. Tanto que, depois da mais recente eliminação do Sixers, ele ficou recluso por vários dias. Não falou sequer com os amigos mais próximos enquanto refletia sobre os rumos da carreira.

“As últimas duas temporadas foram um dos piores momentos da minha carreira. E, certamente, eu nunca tive que lidar com a condição em que fiquei nessa offseason. Estava física e mentalmente destruído, pois aconteceram muitas coisas e tudo isso me consumiu. O basquete é tudo para mim, então essa situação abalou a minha vida. Não foram tempos fáceis”, revelou o veterano.

Publicidade

A trajetória de Harden na NBA, assim como qualquer outro craque, rendeu-lhe fãs e detratores. Ele não espera a benevolência de nenhum deles ao avaliar o seu legado no esporte. “Eu não preciso da pena dos outros, pois o passado já ficou para trás. E aprendi, além disso, a não ouvir o que os outros dizem. Todos têm a sua opinião e não preciso de motivação para fazer o meu trabalho”, finalizou.

 

Assine o canal Jumper Brasil no Youtube

Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.

Publicidade

Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA

Instagram
Twitter
Facebook

Publicidade

Últimas Notícias

Comentários