A NBA nem tenta esconder mais: o All-Star Game virou um grande problema. O evento perdeu audiência e interesse a cada ano, enquanto os atletas são alvos de críticas pela forma como tratam o jogo. As várias mudanças no formato de disputa mostram que a liga está tentando, mas ainda não achou uma resposta. Para Dwyane Wade, o evento como um todo exige alterações mais profundas.
“Eu acho que, antes de tudo, não deveríamos mais parar na metade da campanha para fazer isso. Nós já mudamos tantas coisas, então mexam nisso também. Não sei a data exata, mas deveria ocorrer como o Pro Bowl, da NFL. Ou seja, antes das finais ou após os playoffs. Acho que seria mais fácil revermos essa questão agora para fazer uma mudança que faça sentido”, sugeriu o ícone do Miami Heat.
A proposta de Wade tem a sua lógica, mas tem uma diferença filosófica em relação ao pensamento da NBA. A liga trabalha para aumentar a competitividade do jogo e, com isso, atender um desejo dos torcedores. Enquanto isso, o ex-astro pensa em um modo de agradar e criar interesse nos jogadores. O ídolo quer que o evento tenha mais cara de prêmio e reconhecimento para os all-stars eleitos.
“O All-Star Game deveria ser uma viagem de férias. Uma experiência divertida não só para os jogadores, mas para todos que trabalham para que seja possível. Tranquila e sem preocupações, assim como o Pro Bowl. Eles vão para o Havaí para que todos os atletas que tiveram uma ótima temporada possam comemorar. Juntos, com as suas famílias e amigos”, defendeu o membro do Hall da Fama.
Leia mais sobre o All-Star Game
- Polêmica de Kawhi Leonard não vai influenciar All-Star Game
- Analista cogita fim do All-Star Game com novo formato
- All-Star Game segue com audiência em queda em 2025
Obrigação
A NBA anunciou mudanças no formato do All-Star Game para esse ano que se alinham a um pedido do público. O evento vai virar, em síntese, uma competição entre atletas dos EUA e do resto do mundo. É uma mudança que se inspira, em particular, no sucesso da NHL reformulando o seu jogo festivo. Dwyane Wade, no entanto, não vê um grande problema se resolvendo: o fato de ser um fardo para os atletas.
“Hoje, o Jogo das Estrelas é uma pausa em que você precisa ir a um lugar e cumprir um monte de compromissos comerciais. Em seguida, deve entrar em quadra e fazer um jogo competitivo dentro do possível. E, depois de uns três ou quatro dias, já volta a jogar pelo seu time na temporada. Então, o jogador vê como uma grande obrigação. Não tem a chance de aproveitar ser um all-star“, explicou o craque.
Wade sabe que a sua sugestão não é lá tão realista no momento. Mas ele defende que seria uma oportunidade para a NBA também. “Esse ajuste poderia ajudar a aliviar o calendário ao longo da temporada. Daria para conferir mais importância, por exemplo, para a Copa da NBA. Eu não sei ao exato, mas quer saber? Consigo ver muitas possibilidades”, apontou o veterano.
Férias
O fato é que o All-Star Game e o Pro Bowl, a princípio, são bem diferentes. Tanto que o evento da NFL passou por mudanças para ter mais concursos individuais e deixar o jogo principal mais informal. Esse tom mais casual visa reduzir o risco de lesões enquanto se mantém os atletas engajados. Wade acredita que, por mais que sejam diferentes, o tom do Jogo das Estrelas deveria se aproximar disso.
“Ser eleito para esse evento é importante, então permita que os jogadores aproveitem a experiência. E, além disso, eu entendo que sediar o All-Star Game é importante para as cidades da liga do ponto de vista financeiro. Mas leve os atletas para um lugar quente, um destino de férias. Vamos tentar uma mudança mais radical, pois adoraria participar disso”, concluiu o ex-jogador, aos risos.
Siga nossas redes sociais
Todas as informações da NBA estão nas redes sociais do Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Confira todo o nosso conteúdo, mas não se esqueça de seguir a gente por lá.
E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA
Fonte: Reprodução / X

