O Milwaukee Bucks se exime de culpa pela ausência de Giannis Antetokounmpo dos amistosos de preparação da Grécia para o EuroBasket. Até o momento, o astro não participou das atividades do elenco. A federação grega, a princípio, já pagou o seguro da FIBA para que o ala-pivô possa jogar. Mas ele não cobre o salário anual do atleta em caso de lesão. Assim, a faltas de uma carta de liberação por parte da franquia da NBA impede o craque de treinar e jogar.
Segundo Nikos Papadogiannis, do jornal Gazzetta, o Bucks não está satisfeito com as atitudes da Grécia para garantir a saúde de Giannis Antetokounmpo. Ainda de acordo com o jornalista, o time de Milwaukee acusa os dirigentes gregos de amadorismo.
“Muitos detalhes permanecem confidenciais. Mas está claro que a equipe de Milwaukee está frustrada com a federação grega, acusando-a de arrogância e amadorismo. O Bucks cita prazos de seguro perdidos e falta de transparência em relação às atividades da seleção da Grécia”.
“Além disso, alega que os dirigentes gregos foram agressivos nas conversas. Por fim, o Bucks vai precisar de um pedido de desculpas ou até mesmo da intervenção do jogador se as coisas derem errado”, afirmou Papadogiannis.
Um acordo entre NBA e FIBA definiu que os jogadores da liga podem se apresentar às suas seleções 28 dias antes de torneios internacionais. Ou seja, Giannis Antetokounmpo já está à disposição da Grécia desde o início de agosto, mas pela falta da liberação do Bucks, o craque segue em stand by. O jogador, aliás, treina com um profissional particular para manter a forma.
Leia mais!
- Bucks e Warriors ficaram perto de troca na NBA
- Boletim de rumores e trocas da NBA (16/08/2025)
- Os melhores agentes livres da NBA disponíveis no mercado
A situação de Antetokounmpo é estranha porque outros astros não passam por esse problema. Nikola Jokic e Luka Doncic, por exemplo, dependiam da mesma liberação por terem grandes contratos na NBA. No entanto, não houve drama com as federações da Sérvia e da Eslovênia. Afinal, ambos treinam e disputam amistosos desde o início da preparação.
De acordo com Aris Barkas e Stavros Barbarousis, do portal Euro Hoops, Giannis Antetokounmpo está empolgado em jogar pela Grécia. A tendência é que ele esteja em quadra assim que a liberação do Bucks chegar à FIBA. “Giannis faz todas as viagens com o elenco e está ansioso para poder competir. Mas todos entendem que a sua situação é especial”.
Fim da polêmica?
Mas nesse fim de semana, o astro de 30 anos já foi visto em atividades da seleção. Um sinal, portanto, que o Bucks e os dirigentes da Grécia tenham chegado a um acordo, ou seja, Giannis Antetokounmpo estaria livre para jogar. Segundo o repórter, Harris Stavrou, do portal Sport 24, a volta do astro às quadras já tem até data marcada.
“Giannis Antetokounmpo participou do último treino da Grécia. Ele planeja jogar contra a Letônia, nesta quarta-feira (20), em Atenas. Será o seu primeiro jogo dele em 113 dias”, disse Stavrou.
Além do duelo contra a Letônia, a Grécia tem mais dois amistosos antes do torneio continental. No dia 22, os gregos pegam a Itália, e, dois dias depois, o adversário será a França. Ambos os jogos vão ocorrer em Atenas.
Já no EuroBasket, a Grécia está no grupo C, com sede em Limassol, no Chipre, ao lado de Espanha, Itália, Geórgia, Bósnia e dos donos da casa. A estreia na competição será contra os italianos, no próximo dia 28. Os quatro primeiros da chave, então, seguem para as oitavas de final.
Assine o canal Jumper Brasil no YouTube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA