Autor de 27 pontos na derrota de Duke para Houston na noite de sábado (5), o ala Cooper Flagg vem recebendo ainda mais atenção da NBA. Projetado para ser a primeira escolha do Draft, o jovem ficou sem o título do basquete universitário no primeiro ano de disputa. Apesar de rumores que ele poderia seguir por mais uma campanha na NCAA, é provável que esteja disponível para o recrutamento.
De acordo com Jeremy Woo, da ESPN, Flagg ganhou várias comparações com jogadores, após conversa com executivo da NBA. Entre eles, indicou Jayson Tatum, Kawhi Leonard daqueles em atividade. Enquanto isso, Lamar Odom, Scottie Pippen e Andrei Kirilenko estão entre aqueles que já se aposentaram.
“Cooper Flagg é um ótimo defensor, capaz de mudar o jogo com sua altura, esforço e inteligência. Ele sempre foi um grande defensor, enquanto seu ataque foi evoluindo ao longo do tempo. Isso é bem similar ao que Kawhi Leonard teve no início de sua carreira na NBA, mas que tinha várias qualidades úteis. Então, virou uma grande força nos dois lados da quadra”, disse o executivo.
Mas a comparação que mais chamou a atenção foi com Scottie Pippen. De acordo com o executivo, Cooper Flagg tem um jogo bem similar ao do antigo jogador do Chicago Bulls.
Leia mais
- Cooper Flagg alcança marca histórica no March Madness
- “Ameaça” a Cooper Flagg confirma presença em Draft da NBA
- Possível primeira escolha, Cooper Flagg pode rejeitar Draft da NBA
“Eu vejo Scottie, pois ele podia ser o número um do Bulls e fez isso quando Michael Jordan saiu da NBA. Mas com Jordan, Pippen era, por muito, o melhor número dois da liga. Eu sinto que Cooper Flagg pode ser um grande número dois na NBA, um pouco diferente de seu papel em Duke. Mas isso se ele tiver ao seu lado um jogador nível top 10 para vencer. Claro que ele pode me provar o contrário, mas eu não o vejo como número um de um time que brigue pelo título”, afirmou.
Em 37 jogos por Duke, Flagg teve médias de 19.2 pontos, 7.5 rebotes, 4.2 assistências, 1.4 roubo de bola e 1.4 toco em cerca de 30 minutos por noite. Além disso, ele acertou 38.5% dos arremessos de três. Aliás, este último foi o um quesito que o jovem evoluiu muito em seu ano no basquete universitário.
Fica ou vai?
Cooper Flagg, de 18 anos, falou há algumas semanas que poderia seguir em Duke por mais uma campanha, adiando seu Draft para 2026. Apesar de ser algo pouco provável, já que é cotado para ser a primeira escolha, o jogador vem recebendo apoio para ficar onde está.
Larry Johnson, por exemplo, falou sobre a chance de Flagg adiar o sonho da NBA. Primeira escolha do Draft de 1991, Johnson acha que o jovem poderia ficar mais um ano, mas vê dificuldade pelo fato de ser cotado como número um.
“Flagg voltar para Duke por mais um ano, só para melhorar suas habilidades um pouco mais, acho que é uma boa ideia”, disse. “Mas, de novo, ele sabe que vai ser primeira escolha depois de só um ano, o que deve ser difícil de fazer”.
O Draft 2025 da NBA acontece no dia 25 de junho e Flagg é favorito a ser primeira escolha. Caso vá para o recrutamento e fique em primeiro, ele deve receber US$11.5 milhões em 2025/26.
Assine o canal Jumper Brasil no YouTube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA