O Indiana Pacers tem uma vaga aberta para o quinteto titular da próxima temporada por causa da grave lesão de Tyrese Haliburton. Mas o técnico Rick Carlisle não quer fazer mistério com essa dúvida. Ele já definiu quem vai preencher a lacuna e não esconde isso de ninguém. O veterano revelou que Bennedict Mathurin vai ser promovido ao time inicial a partir de outubro.
“Eu vou dar uma notícia em primeira mão: tenho Ben como titular para o primeiro jogo da temporada. Conversei com ele há alguns dias e já dei a notícia. O espaço é dele, a princípio. Mas, ao mesmo tempo, eu preciso que não se acomode com isso e mantenha o foco. Ele precisa se posicionar bem nos corners e, com isso, manter a defesa sempre espaçada”, contou o treinador, no podcast da analista Caitlin Cooper.
Ser titular não é uma novidade para Mathurin, pois já esteve no quinteto inicial em 49 partidas da temporada passada. Mas ele perdeu a vaga assim que o ala Aaron Nesmith retornou de lesão. É verdade que o ala-armador tem um estilo de jogo bem diferente do “maestro” Haliburton. Carlisle, por isso, sabe que não pode pedir que o novo titular seja um substituto efetivo do líder da equipe.
“Ben é um pontuador natural, antes de tudo. Então, se você o coloca em um jogo cheio de trocas de marcação e defesa física como a NBA hoje, ele arranja 18 pontos. E, além disso, consegue uns sete lances livres no mínimo. Mas o que está evoluindo mesmo em seu jogo é a capacidade de passe e tomada de decisão rápida. Ele vai chegar no ponto que nós queremos”, apostou o veterano.
Leia mais sobre o Indiana Pacers
- Jalen Williams elege jogador do Pacers como “mais chato” da NBA
- Myles Turner explica razão para trocar Pacers pelo Bucks
- Pacers confirma Tyrese Haliburton fora da próxima temporada
Exemplo
É verdade que o titular que vai substituir Tyrese Haliburton no Pacers para a próxima temporada é Andrew Nembhard. O canadense, afinal, é quem deve assumir a função de armador do time. Mas isso não quer dizer que Mathurin entre com o mesmo “passe livre” para atacar dos tempos de sexto jogador. Carlisle quer vê-lo atuando mais como um outro reserva da equipe.
“Ben Sheppard tem mais arremessos livres de três pontos do que qualquer outro atleta em nosso elenco. Está nessa condição porque é um soldado ocupando os espaços nos corners. Esse foi o fator, em particular, que lhe garantiu minutos em nossa rotação nos últimos tempos. Ele não é tão agressivo, mas faz tudo o que precisamos nos dois lados da quadra”, explicou o atual vice-campeão da liga.
Virar um titular do seu time, a princípio, costuma ser um aumento de status. Mas, para Mathurin, vai exigir se encaixar em um papel menor do que gostaria. “Precisamos que Ben corra a quadra, tome boas decisões, mantenha a bola rodando e entenda o seu papel. Ou seja, faça as coisas que o nosso esquema precisa para seguir funcionando. Caso faça, a vaga não sai das suas mãos”, garantiu o técnico.
Adaptação
Rick Carlisle planejou um trabalho especial durante as férias para colocar Mathurin nos moldes que espera do seu novo titular. Ele revelou que o ala-armador vem trabalhando de forma direta com o auxiliar Lloyd Pierce. Os treinos são em detalhes como bloqueios fora da bola e noção de espaçamento, por exemplo. Tudo é um processo, em síntese, para recondicionar a postura do atleta do Pacers em quadra.
“Ben sempre foi um pontuador muito talentoso. E, por isso, viu um caminho para ser um grande jogador na NBA que provavelmente ficou um pouco datado. Ele se enxergava em scorers mais centralizadores, como Kobe Bryant, mas o jogo mudou muito. Então, isso já foi um desafio em sua adaptação. Sei, no entanto, que ele vai entender os sacrifícios que deve fazer pela equipe”, finalizou o confiante treinador.
Assine o canal Jumper Brasil no YouTube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA
Fonte: Reprodução / X

