O técnico do Houston Rockets polemizou ao falar de Marc Gasol. De acordo com Ime Udoka, o ídolo do Memphis Grizzlies não mereceu o prêmio de Defensor do Ano de 2012/13. Isso porque, ele não ficou sequer na seleção principal de defesa naquela temporada da NBA.
O comentário aconteceu antes do duelo entre Rockets e Grizzlies. Durante uma coletiva, Udoka foi questionado se usava Gasol como modelo defensivo para Alperen Sengun. Afinal, o pivô turco demonstra problemas na defesa desde que chegou na NBA. O técnico, porém, desconversou.
“Não, não mostramos Marc Gasol para Sengun”, respondeu o técnico do Rockets. “Se não me engano, ele ganhou o prêmio e não foi para o primeiro time. Foi um ano estranho. Achei estranho ele tenha ganhado. Lembro de ter jogador contra ele muitas vezes em San Antonio, mas vou deixar por aqui”, acrescentou.
O prêmio de Gasol em 2013 é de fato polêmico. Desde 1982/83, quando Defensor do Ano surgiu na NBA, nunca o ganhador ficou fora da principal seleção de defesa. A única exceção é o espanhol.
É importante ressaltar que a temporada teve uma das votações mais equilibradas para o prêmio. Dos 122 votantes, Gasol recebeu a preferência de 30. O segundo, LeBron James, ficou com 18 jornalistas. Além disso, outros 12 jogadores receberam ao menos um voto para o primeiro lugar.
No fim, o ídolo do Grizzlies totalizou 212 dos 605 pontos possíveis. LeBron, por sua vez, somou 149. Já Serge Ibaka ficou com 122.
Leia mais!
- Draymond Green opina sobre Derrick Rose no Hall da Fama
- Karl-Anthony Towns sai em defesa de técnico do Knicks
- Carmelo Anthony indica astro para formar Big 3 no Lakers
Nas seleções de defesa, por outro lado, Gasol não teve o mesmo apelo. Com 24 pontos, cada, Tyson Chandler e Joakim Noah foram os pivôs do primeiro time. O espanhol, enquanto isso, recebeu somente 12 pontos e ficou como o pivô da segunda equipe de defesa na temporada.
A situação inédito, porém, tem uma explicação. O prêmio e as seleções, afinal, são decididos por grupos de eleitores diferentes.
O Defensor do Ano, por exemplo, é votado por um painel de jornalistas e comentaristas esportivos credenciados. Esse painel inclui profissionais que acompanham e analisam a NBA ao longo da temporada. As seleções, enquanto isso, são decididas pelos 30 técnicos da NBA. Portanto, ‘bancas’ distintas que tiveram uma interpretação diferente.
Assine o canal Jumper Brasil no YouTube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA