Muito criticado desde o início de sua caminhada como jogador do Los Angeles Lakers, Russell Westbrook pode ser envolvido em uma troca para o Houston Rockets. Com o prazo final para transferências batendo à porta, a franquia do Texas seria a única com uma peça equivalente para realizar a negociação. Isso porque John Wall possui um contrato semelhante ao do atleta angelino e sequer está atuando em Houston. Os astros já protagonizaram um acordo quando o camisa 0 saiu do próprio Rockets rumo ao Washington Wizards, em 2020.
Assim, o acordo pode ser vantajoso para os dois lados. Afinal, a recente polêmica em que o técnico Frank Vogel deixou Westbrook fora dos minutos finais na derrota para o Indiana Pacers, ficou claro que a importância do armador não é a que se esperava antes do início da temporada.
Do mesmo modo, Wall firmou um acordo com o Rockets para não jogar pela franquia em 2021-22, a fim de dar espaço aos jovens do elenco. Ou seja, ele só entrará em quadra este ano por outra equipe. Ambos estão ganhando cerca de US$44 milhões nesta temporada e têm opções de US$47 milhões para 2023.
De acordo com Marc Stein, da plataforma Substack, o Rockets está disposto a levar a negociação adiante. Entretanto, o interesse maior não é em contar com Westbrook dentro de quadra, mas sim, se livrar de um astro encostado, como Wall, e conseguir uma escolha de primeira rodada junto ao Lakers. No entanto, a próxima escolha de primeira rodada disponível para o time de Los Angeles é do Draft de 2027.
O Lakers, obviamente, preferiria abrir mão de ativos menores. Eles têm várias escolhas de segunda rodada que podem colocar na mesa, mas, por enquanto, Houston está buscando um pacote melhor. É preciso considerar que o time da Califórnia pensa em vencer no curto prazo, enquanto o Rockets pensa a longo prazo, o que pode resultar em uma exigência maior em picks.
Problemáticas
Não está claro o quanto o Lakers valorizaria Wall para fechar essa negociação. Ele jogou apenas 40 jogos nas últimas três temporadas e, portanto, pode ser um tiro no escuro. O armador veterano também nunca foi um grande arremessador, embora em seu auge, ele fosse um jogador valorizado pela sua defesa de perímetro.
Além disso, o Lakers tem pouco a oferecer em acordos comercias. Dessa forma, a escolha de 2027, junto com Talen Horton-Tucker e Kendrick Nunn, são, em síntese, os únicos pontos negociáveis da franquia. Por fim, resta saber o quão disposta a direção de Los Angeles está em se livrar de Westbrook.
Siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA: