Boston Celtics e Miami Heat em uma série de playoffs da NBA. De novo. Apesar de ser o quarto confronto nas últimas cinco edições de pós-temporada, existe um favoritismo claro aqui. É verdade que o Heat detonou o Celtics em 2022/23, mas a equipe de Massachusetts vem em um nível completamente diferente na atual campanha. Após liderar o Leste desde o início, o time de Boston é amplamente favorito na série. No entanto, o “fantasma” da última temporada seria suficiente para equilibrar tudo?
O grande problema para Miami, entretanto, é a ausência de Jimmy Butler. O astro está fora por “várias semanas”, após sofrer lesão no joelho durante o play-in. Mas sem ele, o Heat superou o Chicago Bulls e ficou com a vaga nos playoffs mesmo assim. Com o que tem, é suficiente para lutar diante de Boston?
Confrontos na temporada
Miami Heat 0 x 3 Boston Celtics
- 27/10: Heat 111 x 119 Celtics
- 25/01: Celtics 143 x 110 Heat
- 11/02: Celtics 110 x 106 Heat
Datas da série
21/04: Miami Heat x Boston Celtics – 14h (ESPN 2)
24/04: Miami Heat x Boston Celtics – 20h (ESPN 2)
27/04: Boston Celtics x Miami Heat – 19h (Amazon Prime)
29/04: Boston Celtics x Miami Heat – horário a ser confirmado
01/05: Miami Heat x Boston Celtics *
03/05: Boston Celtics x Miami Heat *
05/05: Miami Heat x Boston Celtics *
* Se necessário
Destaques
Temporada regular
Boston Celtics (64-18)
- Jayson Tatum: 26.9 pontos, 8.1 rebotes, 4.9 assistências, 1.0 roubo de bola, 37.6 % de aproveitamento nas bolas de três pontos
- Jaylen Brown: 23.0 pontos, 5.5 rebotes, 3.6 assistências, 1.2 roubo de bola, 35.4% de aproveitamento nas bolas de três pontos
- Kristaps Porzingis: 20.1 pontos, 7.2 rebotes, 2.0 assistências, 1.9 bloqueio, 37.5% de aproveitamento nas bolas de três pontos
- Derrick White: 15.2 pontos, 4.2 rebotes, 5.2 assistências, 1.0 roubo, 1.2 bloqueio, 39.6% de aproveitamento nas bolas de três pontos
- Jrue Holiday: 12.5 pontos, 5.4 rebotes, 4.8 assistências, 42.9% de aproveitamento nas bolas de três pontos
Miami Heat (46-36)
- Jimmy Butler: 20.8 pontos, 5.3 rebotes, 5.0 assistências, 1.3 roubo de bola, 41.4% de aproveitamento nos arremessos de três pontos
- Bam Adebayo: 19.3 pontos, 10.4 rebotes, 1.1 roubo de bola
- Tyler Herro: 20.8 pontos, 5.3 rebotes, 4.5 assistências, 39.6% de aproveitamento nas bolas de três pontos
- Terry Rozier (em Miami): 16.4 pontos, 4.2 rebotes, 4.6 assistências, 1.0 roubo de bola, 37.1% de aproveitamento nas bolas de três pontos
- Jaime Jaquez: 11.9 pontos, 3.8 rebotes, 2.6 assistências, 1.0 roubo de bola
Na temporada
Miami Heat e Boston Celtics se enfrentam pela quarta vez nos últimos cinco anos nos playoffs da NBA. Desde 2010, quando houve o primeiro encontro das equipes em fase de mata-matas, foram seis séries. O Heat levou em quatro delas. Mas o retrospecto muitas vezes não quer dizer nada. Nem o da fase regular, quando o Celtics varreu o Heat em três partidas.
O fato é que Miami e Boston chegam aos playoffs em momentos bem diferentes. Enquanto o Celtics liderou o Leste desde o início, o Heat teve muitos problemas. A equipe da Flórida ficou sem Tyler Herro em 40 partidas. Jimmy Butler perdeu jogos por lesões, enquanto Bam Adebayo “segurou a bronca” sozinho em boa parte da campanha. Mas tem notícia boa: Terry Rozier chegou no meio da temporada e deu ao time muita força dos dois lados da quadra. Só que as contusões continuam assustando e Butler e Rozier estão fora da primeira partida da série. Aliás, o primeiro não tem nem prazo para retornar às quadras, enquanto o ala-armador não jogou o play-in.
De acordo com o jornalista Barry Jackson, do Miami Herald, Rozier não está saudável o suficiente (pescoço) para enfrentar sua ex-equipe.
Para o Celtics, no entanto, a situação é bem simples (e difícil ao mesmo tempo). Tem a obrigação de vencer, especialmente após “passar o carro” na fase regular. E foi de forma tão fácil que o técnico Joe Mazzulla poupou seus titulares em diversas ocasiões. Ou seja, o time chega aos playoffs inteiro e pronto para a disputa.
Leia mais
- Heat domina Bulls e enfrenta Celtics nos playoffs da NBA
- Playoffs da NBA 23/24: Philadelphia 76ers x New York Knicks
- Playoffs da NBA 23/24: Los Angeles Lakers x Denver Nuggets
Números de Heat e Celtics
Durante a temporada regular, o Celtics teve um offensive rating de 123.2, o melhor de toda a liga. Apenas como comparação, em 2022/23, o time tinha o segundo melhor, com 118.0. No entanto, ao enfrentar o Heat, uma das melhores defesas da NBA nos playoffs, Boston caiu para 114.1. Por outro lado, a defesa foi muito mais eficiente (terceira melhor marca da liga) em 2023/24, com 111.6.
O Heat, por outro lado, levou a temporada regular como nos últimos anos. Ou seja, não brilhou, mas também não fez um papelão. Na verdade, o suficiente para passar de ano. Faltou mesmo foi material humano. Mas mesmo assim, teve uma defesa com cara de Miami, com a quinta melhor eficiência da liga. O ataque, entretanto, não estava bem. Primeiro, porque teve o segundo pior ritmo de jogo (pace). Depois, foi pouco eficiente, ocupando o 21° posto.
Mas vamos entender algumas coisas. O Heat vai dificultar a penetração de Boston no garrafão pelo simples fator Bam Adebayo. Enquanto isso, vai forçar que o Celtics arremesse de três. Aí mora o X da questão. Sabemos que a equipe de Massachusetts tem o maior volume da NBA do perímetro, com o segundo melhor aproveitamento. No entanto, o time da Flórida é o sétimo que mais permite as tentativas de longa distância e, ao mesmo tempo, possui a quinta melhor eficiência defendendo tais arremessos.
Será interessante ver quem vai prevalecer desta vez. Pelo que vimos nos três encontros da temporada regular, o Celtics é muito favorito. Mas aí vem o fator playoffs, né? Quando Jimmy Butler esquece do mundo para ter foco apenas em quadra.
A série
A eliminação nos playoffs da NBA de 2022/23 para o Heat pegou o Celtics de surpresa. Claro que Miami tinha um time “chato” e com um técnico campeão, mas a teoria dizia que Boston levaria a série. Entretanto, Jimmy Butler tomou conta do espetáculo e derrubou o favorito. Mas em 2023/24 Butler está fora. Quem vai assumir o papel?
Bem, o Celtics preparou-se para o atual momento. Primeiro, trouxe Kristaps Porzingis e Jrue Holiday em trocas. Depois, o técnico Joe Mazzulla implementou de vez seu sistema de jogo. Mas existe um problema: quando a bola de três não cai. E não espere algo diferente do treinador. Claro que não é 100% das vezes que ele vai mandar o time arremessar do perímetro, mas é algo muito acima de qualquer outra equipe.
Foram 42.5 tentativas de três por partida, contra 33.7 de Miami. Mas uma coisa é temporada regular e outra é nos playoffs. Ou seja, o jogo ofensivo de Boston todo mundo já conhece. É que o de cima na fase de classificação (Celtics) sobe e o de baixo (Heat) desce. Em mata-matas? A coisa muda de figura.
Enquanto o aproveitamento de Boston foi muito maior que a de Miami na fase regular (37.7% contra 34.4%), a série foi justamente o contrário. O Celtics acertou apenas 30.3%, enquanto o Heat converteu 43.4%.
Mas é bom ressaltar que Max Strus, Kyle Lowry e Gabe Vincent (somaram 36 acertos em 87 tentativas, 41.4%) não estão mais no Heat. Por outro lado, Boston adicionou Porzingis (37.5%) e Holiday (42.9% no geral e assustador nos cantos da quadra, com 61.9%).
Portanto, é bem provável que Erik Spoelstra vai tentar utilizar a marcação zona e tirar Holiday dos corners. A ver.
Celtics
Para o Boston Celtics, enfrentar o Miami Heat logo na primeira rodada dos playoffs da NBA pode ter dois sentidos. E dois mesmo. O primeiro, é se vencer seu carrasco da última temporada, o moral vai atingir níveis muito maiores para seguir em frente na luta pelo décimo oitavo título. Por outro lado, se perder com o time que tem, é fiasco. E dos grandes.
Claro que já aconteceu antes na NBA de um oitavo superar o primeiro. No último ano, por exemplo, o mesmo Heat eliminou o Milwaukee Bucks. Então, nem é preciso ir longe para provar tal tese.
E em jogos quando a bola de três não cai, vira um grande problema para Boston. Contra o fágil Detroit Pistons, por exemplo, Joe Mazzulla não explorou o garrafão adversário, enquanto a bola do perímetro não caía por nada. Como resultado, o Pistons abriu larga vantagem. E o detalhe é que o Pistons, na época, era o time que mais colocava o oponente na linha do lance livre e Mazzulla não aproveitou isso. Depois, no segundo tempo, mesclando arremessos de três e infiltrações, Boston virou e venceu.
É por sustos assim que existe um certo temor por parte da torcida do Celtics. Vencer a temporada regular com o pé nas costas é uma coisa. Nos playoffs, quando as defesas trabalham melhor, a arbitragem deixa o jogo correr, o papo é bem diferente.
Mas mesmo assim, contra o Heat é provável que o Celtics vença na primeira rodada dos playoffs da NBA.
Palpite: Celtics em cinco jogos
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA