Playoffs da NBA 23/24: Los Angeles Lakers x Denver Nuggets

Confronto começa neste sábado, em Denver

Nuggets Lakers playoffs NBA Fonte: Reprodução / X

Há quase um ano, Los Angeles Lakers e Denver Nuggets se enfrentaram nos playoffs da NBA. Enquanto o Lakers ostentava 17 títulos, o Nuggets não tinha nenhum. Mas Denver não se importou com isso e “varreu” o adversário nas finais do Oeste e foi campeão ao superar o Miami Heat na decisão da liga. Agora, o confronto volta a acontecer, mas logo na primeira rodada dos mata-matas.

Confrontos na temporada

Los Angeles Lakers 0 x 3 Denver Nuggets

Datas da série

20/04: Los Angeles Lakers x Denver Nuggets – 21h30 (ESPN 2)
22/04: Los Angeles Lakers x Denver Nuggets – 23h (Amazon Prime Video)
25/04: Denver Nuggets x Los Angeles Lakers – 23h (Amazon Prime Video)
27/04: Denver Nuggets x Los Angeles Lakers – 23h (ESPN 2)
29/04: Los Angeles Lakers x Denver Nuggets*
02/05: Denver Nuggets x Los Angeles Lakers*
04/05: Los Angeles Lakers x Denver Nuggets*

Publicidade

* Se necessário

Destaques

Temporada regular

Los Angeles Lakers (47-35)

Denver Nuggets (57-25)

Na temporada

Denver Nuggets e Los Angeles Lakers chegam aos playoffs de 2023/24 da NBA em situações bem distintas. Enquanto o Nuggets é o atual campeão e deu a entender que poderia liderar o Oeste se tivesse jogado 80% do que pode na fase regular, o Lakers precisou do play-in mais uma vez. Mas é bom ressaltar que a equipe de Los Angeles vai bem em jogos decisivos. Na atual campanha, por exemplo, venceu a primeira Copa da NBA de forma irrepreensível.

Publicidade

Mas os três confrontos entre Lakers e Nuggets em 2023/24 mostraram apenas uma coisa: domínio total de Denver.

A única partida em que o Lakers parecia que poderia vencer foi em março. Naquele jogo, Los Angeles foi para o intervalo vencendo por 66 a 58, mas quando o terceiro período acabou, Denver empatou. Por fim, nos quatro minutos decisivos, o Nuggets não deixou a equipe californiana jogar. Para ter uma ideia, LeBron James conseguiu colocar seu time na frente por 110 a 108.

Publicidade

Depois?

Denver anotou 14 a 4. Sem chance de contestar.

Então, aquela partida mostrou muito do que são Lakers e Nuggets na temporada. Enquanto a equipe de Los Angeles tem momentos em que o ataque trava e nada acontece, Denver faz parecer fácil nos dois lados da quadra.

Publicidade

Vale dizer que é ruim apostar contra times de LeBron James, mesmo aos 39 anos, mas o Nuggets joga em um nível diferente do resto da turma.

Números de Lakers e Nuggets

Vamos entender algumas coisas aqui. Denver Nuggets e Los Angeles Lakers são times de diferentes níveis nos playoffs da NBA, mas a temporada regular mascara muitas coisas. Se você olhar para os números da equipe do Colorado, friamente, você não espera muita coisa.

Publicidade

Afinal, tem apenas o 27° melhor ritmo ofensivo, é só o 14° que mais pontua e possui o quinto offensive rating e o oitavo defensive rating. Ou seja, nada absurdo.

Mas o Nuggets conta com um cara muito diferente: Nikola Jokic.

Por mais ele não ligue muito para um terceiro MVP em quatro anos, Jokic é o melhor jogador da liga hoje. Sim, o Lakers tem LeBron James e Anthony Davis saudáveis o ano todo, mas o sérvio teve média de triplo-duplo diante de Davis em 2023/24. Ele faz toda a diferença mesmo.

Publicidade

Leia mais

E Denver, de novo, não precisou acelerar em momento algum na temporada. Nem em sua pior fase, quando perdeu três partidas consecutivas em fevereiro, o time não teve abalo algum.

Por outro lado, o Lakers sofreu desde o início. Jamais mostrou um basquete consistente até os jogos da Copa. Ali, sim, parecia muito melhor do que realmente era e venceu quase todas as partidas por larga vantagem. Mas aí vem o fator “decisão”, o que pesa na experiência, especialmente de James e Davis.

Publicidade

Nem ataque ou defesa brilharam: décima quinta eficiência ofensiva, décima sexta eficiência defensiva. Mas vale lembrar que tirando James e Davis, todo o resto perdeu vários jogos por lesões.

Na história 

Los Angeles Lakers e Denver Nuggets já se enfrentaram oito vezes nos playoffs da NBA. A equipe californiana venceu sete das oito séries e acumula 33 vitórias e 12 derrotas em 45 encontros em mata-matas. Mas na última vez que houve o confronto, foi um sonoro 4 a 0 para Denver.

Publicidade

Lakers e Nuggets fazem final do Oeste antecipada?

Pela grandeza de seus jogadores, sim. Mas existe uma diferença entre as duas equipes. De um lado, o time que acabou de ser campeão, defende seu título e tem o provável MVP. Do outro, uma equipe tradicional, que sabe chegar em decisões e coleciona 17 troféus.

Existe, em favor do Lakers, o fato de o time vencer 20 dos últimos 29 jogos da fase regular. E Denver? Bem… 21 triunfos no mesmo período.

Ou seja, na melhor fase do Lakers na temporada, o Nuggets já fazia algo similar ou até melhor.

Publicidade

Se pensarmos que o Lakers tivesse campanha similar desde o início da temporada, sim, estaríamos falando de uma final de Conferência antecipada. Mas Los Angeles sofreu muito e seu técnico (Darvin Ham) não é dos mais confiáveis.

Durante a campanha, LeBron James e outros jogadores do elenco estavam descontentes com o treinador, D’Angelo Russell escancarou sua relação ruim com ele, enquanto havia a acusação de Ham utilizar mais jogadores com quem trabalhou antes como assistente. Enquanto isso, os rumores de que ele seria demitido ganhavam força. Mas como a equipe teve sequências de vitórias, o tom caiu.

Publicidade

E vamos ser sinceros? Oklahoma City Thunder, Minnesota Timberwolves, Los Angeles Clippers e Dallas Mavericks, além do Nuggets, foram incríveis. Todos praticaram um basquete melhor que o Lakers.

Afinal, quem passa?

Para os playoffs, o Lakers vem em um grande momento, enquanto o Nuggets passeou na temporada 2023/24 da NBA. A questão é o quanto Los Angeles pode durar contra os atuais campeões. Denver é favorito em todas as casas de apostas, mas ninguém vence na véspera.

Publicidade

O que todo mundo quer (quem não torce para nenhuma das equipes) é uma série longa, pois estamos vendo a reta final da carreira de um dos melhores jogadores de todos os tempos. Então, todo jogo de LeBron tem uma importância a mais. Só o fato de ele, aos 39 anos, fazer o que vem fazendo, já é um fato incrível.

Ninguém. Absolutamente, ninguém jogou tão bem quanto James com sua idade. E em uma vigésima primeira temporada, aí que a coisa fica realmente distante. Enquanto ele produziu 25.7 pontos, o mais próximo em sua campanha 21 na liga, Dirk Nowitzki, fez 7.3. Então, é um caso a ser estudado.

Publicidade

Mas dito isso, quem passa?

Bem, o favoritismo é todo de Denver. É o atual campeão, tem um melhor jogador em atividade da liga e conta com um ótimo treinador (nem comparação com Ham).

Palpite: Nuggets em cinco

Assine o canal Jumper Brasil no Youtube

Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.

Publicidade

Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA

Instagram
Twitter
Facebook
Grupo no Whatsapp

Publicidade

Últimas Notícias

Comentários