O Phoenix Suns planeja desenvolver o calouro Oso Ighodaro de forma semelhante ao que o Golden State Warriors fez com Draymond Green. O ala-pivô tetracampeão em San Francisco sempre foi um jogador com características diferentes para a posição. O novo pivô da equipe do Arizona tem um pouco disso: ótima defesa e alto QI para construir o jogo e comandar ataques.
Ighodaro foi a 40ª escolha do Draft após passar quatro anos na universidade de Marquette. Na NCAA, não foi titular logo de cara. Mas se desenvolveu a ponto de tomar a posição, com uma alta média de assistências e ótimos índices defensivos. De acordo com Matt Escobar, analista do portal Valley Of The Suns, o camisa 4 pode ter uma evolução parecida com o veterano.
“Green sempre foi um jogador quase que único na NBA. Então, isso o tornou vital na dinastia do Warriors. Além da defesa incrível, a construção de jogo sempre foi um ponto excelente. Em Michigan, ele obteve 2.9 assistências por partida. Já no Warriors, esse número saltou para 5.6 desde que entrou na liga. E é bom citar que ele passou muito tempo na franquia sem ter esse papel”, afirmou.
O teto de evolução e a característica como bom passado, também existe no pivô novato, segundo Escobar.
“Ighodaro não é um pivô que vai entregar jogos de 30 pontos. Porém, é visto como um jogador que pode facilitar o jogo e até aumentar o ritmo de seu time a partir de um rebote. Em seus quatro anos na faculdade, teve uma média de 2.3 assistências. Esse número chegou a 3.3 em sua melhor marca, no terceiro ano”, citou o jornalista.
Leia mais sobre Suns e Warriors!
- Astro do Suns, Devin Booker esperava ser draftado pelo Heat
- Com Tyus Jones, Bradley Beal pode ser reserva no Suns
- Por Stephen Curry, Warriors pode trocar Brandin Podziemski
E foi nesse papel que a franquia escolheu usá-lo na Summer League. O pivô teve uma média de 4.2 passes decisivos em 26.4 minutos por noite em Las Vegas. Phoenix o utilizou em algumas ações de meia quadra, mas também trazendo a bola desde o rebote defensivo. Foi uma maneira de explorar a melhor qualidade ofensiva de um de seus novatos. Afinal, Ryan Dunn que foi escolhido antes é um ótimo defensor, mas tem problemas no ataque.
Escobar afirmou que a capacidade de ser um jogador tão grande e conseguir construir jogadas, elevou Draymond Green no Warriors, e ajudará Oso Ighodaro no Phoenix Suns.
“Green pegava rebotes e corria a quadra. Você ter alguém assim, enquanto Stephen Curry e Klay Thompson se movimentam, é ótimo. É o que constrói dinastias, foi sua jogada mais valiosa na carreira. Acho que Oso terá o mesmo papel a longo prazo. Nenhum deles consegue passes mágicos e plásticos, mas ambos são muito inteligentes. Se usado na função certa, todo o ataque de Ighodaro poderá ser desbloqueado a longo prazo”, garantiu.
Apesar de facilitador e defensor ativo, o calouro não é um dos pivôs que chuta de três pontos. Ele só foi tentar arremessos do tipo no seu último ano em Marquette. Porém, não acertou nenhum desses chutes.
Sua evolução, no entanto, deve ser trabalhada a longo prazo. O camisa 4 terá a concorrência de Jusuf Nurkic e Mason Plumlee para a posição. Opções mais velhas e consolidadas na NBA.
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
Além disso, quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta com a gente o que de melhor acontece na NBA