Novato do Bulls, Noa Essengue está fora da temporada

Jovem ala-pivô foi selecionado pela equipe de Chicago na 12a posição do último draft

noa essengue bulls novato Fonte: Reprodução / X

Dois jogos e seis minutos em quadra. Isso foi o que durou a temporada de novato de Noa Essengue pelo Chicago Bulls. A franquia confirmou que o ala-pivô vai passar por uma cirurgia por causa de um deslocamento no ombro esquerdo. A equipe ainda não anunciou o tempo de recuperação, mas já adianta que o jovem está fora do resto da campanha.

Continua após a publicidade

“Eu conversei com Noa e, antes de tudo, o garoto está decepcionado. Ele já se reuniu com os médicos e vai processar a situação. Os seus representantes estão ao seu lado. Até buscou uma segunda opinião externa, mas não teve jeito. Não é fácil. Ele tinha a última palavra sobre fazer a cirurgia ou não, mas tomou a decisão certa”, contou o treinador do Bulls, Billy Donovan.

Noa Essengue foi escolhido na 12a posição do último draft. O novato de 18 anos era um projeto e, por isso, já se esperava que não tivesse tanto tempo de quadra em sua primeira temporada. A lesão preocupou a franquia porque não é a primeira vez que o ala-pivô sofre um deslocamento nesse ombro. Ele até poderia deixar a cirurgia para o fim da temporada, mas o conselho geral foi que parasse.

Continua após a publicidade

“Eu acho que todos recomendaram que fizesse a cirurgia. Era um problema que podia postergar, mas era consenso que seria melhor resolver agora do que esperar. Afinal, isso só iria piorar. Então, decidiu que vai fazer. Ele bateu o martelo na quarta-feira e deve acontecer nos próximos dias. Era o caminho certo a se tomar, certamente”, concluiu Donovan.

Leia mais sobre Chicago Bulls

Plano B

Donovan admitiu que o plano era Noa Essengue, assim como qualquer novato, ganhar tempo na rotação do Bulls. Em particular, com o time “esfriando” após um ótimo início de campanha. Mas o tempo fora de ação não vai ser uma perda total. O técnico conta que o afastamento vai servir para que façam um plano de fortalecimento físico para o garoto com mais calma.

Continua após a publicidade

“Nós vamos ter que fazer um trabalho físico especial com Noa. Vamos traçar um plano nas próximas semanas e, com isso, entender como é possível proceder no resto da temporada. Ele vai poder fazer musculação na parte inferior do corpo, por exemplo, assim que estiver liberado do procedimento cirúrgico. Então, o trabalho deve partir disso”, projetou o veterano treinador.

Donovan, no entanto, não tenta negar o óbvio. É claro que o trabalho de fortalecimento é uma tentativa de tirar algum proveito de uma situação, a princípio, ruim demais. “O grande problema é que Noa não vai poder atuar nem minutos limitados na NBA ou G League. Isso nunca é bom para um jovem jogador. Mas vamos trabalhar em outras frentes para tentar compensar esse tempo”, garantiu.

Continua após a publicidade

Exemplos

A expectativa é que Essengue, a princípio, seja reavaliado até seis semanas depois da cirurgia. E, em seguida, o processo de reabilitação deve seguir de seis a sete meses. Mas nem tudo são más notícias. O Bulls conta com dois exemplos no elenco de atletas que passaram por cirurgias parecidas em Ayo Dosunmu e Coby White. Donovan confirma que ambos já foram “recrutados” para ajudarem o calouro.

“Cirurgias de ombro precisam de um longo de tempo de recuperação. Vimos isso com os casos de Ayo e Coby. Eles vão ajudá-lo, certamente, ao longo desse processo. Mas, no fim das contas, o fato é que a cirurgia seria inevitável. Então, por que correr o risco de deixar que isso prejudicasse a próxima temporada de Noa? Quanto mais cedo, melhor”, concluiu o treinador de Chicago.

Continua após a publicidade

Siga nossas redes sociais

Todas as informações da NBA estão nas redes sociais do Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Confira todo o nosso conteúdo, mas não se esqueça de seguir a gente por lá.

E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.

Continua após a publicidade

Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA

Últimas Notícias

Comentários