Não é segredo para ninguém que o principal objetivo do Miami Heat nesta offseason é acertar a contratação de um pivô para fazer dupla no garrafão com Chris Bosh.
Na última semana, os nomes de Nenê Hilário, Samuel Dalembert e Kwame Brown já foram especulados pela imprensa norte-americana. Porém, neste domingo, surge um novo nome: Greg Oden, primeira escolha geral no draft de 2007 e que é agente livre restrito ao Portland Trail Blazers.
Segundo o repórter Brian Windhorst, da ESPN americana, o time de Miami vai tentar convencer Oden a receber menos do que receberia se aceitasse a oferta qualificatória do Blazers de aproximadamente 8,8 milhões de dólares.
Como está acima do teto salarial, o Heat tem condição de oferecer apenas a Mid-Level Exception (cerca de 5 milhões de dólares) e vai usar a tática de persuasão que deu certo na última offseason, quando contratou LeBron James, Chris Bosh e Mike Miller e renovou com Dwyane Wade e Udonis Haslem por valores inferiores às propostas que esses atletas receberam de outros times.
Vale lembrar que, em razão de seguidas lesões nos dois joelhos, Oden disputou apenas 82 jogos em quatro temporadas com a equipe de Portland. A última partida oficial do jogador, de 23 anos, foi em 5 de dezembro de 2009. Nesta semana, o pivô tem um exame médico e pode ser liberado para retomar os treinamentos.