O astro Luka Doncic encabeça a lista de 12 atletas chamados pela Eslovênia para a disputa do EuroBasket. A 42ª edição do torneio vai ocorrer entre os dias 27 de agosto e 14 de setembro. Mais uma vez, a competição será disputada em quatro países, mas desta vez no Chipre, Finlândia, Letônia e Polônia.
Doncic é o único jogador da NBA na seleção da Eslovênia. Há pouco tempo, o país contava com Vlatko Çankar, que jogou pelo Denver Nuggets nos últimos cinco anos. Mas para 2025/26, o ala assinou com o Olimpia Milano, da Itália, que disputa a EuroLiga. Mas Çankar pediu dispensa e, assim, vai desfalcar os eslovenos no EuroBasket.
Campeã europeia em 2017, a seleção eslovena terá um missão difícil no torneio deste ano. Este, aliás, será o primeiro torneio continental sem a presença de Goran Dragic, que se aposentou do basquete. Desse modo, Luka Doncic terá a missão de liderar a Eslovênia no EuroBasket.
Mas a tarefa do craque do Los Angeles Lakers será difícil. Além de Çankar, a Eslovênia terá o desfalque de seus principais pivôs: Josh Nebo e Mike Tobey. Ou seja, terá um garrafão mais fraco do que de costume. Além disso, os eslovenos venceram apenas um dos cinco amistosos de preparação.
Leia mais!
- Dez jogadores da NBA que vão desfalcar seleções no EuroBasket
- Boletim de rumores e trocas da NBA (21/08/2025)
- Seleção da Eslovênia atualiza informação sobre Luka Doncic
No título de 2017, Doncic tinha apenas 18 anos. Apesar da pouca idade, ele já era uma estrela do Real Madrid e, no EuroBasket, foi protagonista da Eslovênia ao lado de Dragic. Na final, os eslovenos bateram a Sérvia por 93 a 85. Os dois armadores, então, fizeram parte do quinteto ideal do torneio. Dragic ainda foi eleito MVP.
Já na última edição do EuroBasket, em 2022, a Eslovênia ficou no sexto lugar. A seleção caiu nas quartas de final, após perder para a Polônia. Apesar da saída precoce, Doncic foi um dos destaques do torneio, com uma média de 26 pontos.
Por fim, a Eslovênia está no grupo D do EuroBasket, com sede em Katowice, na Polônia. Assim, terá pela frente Bélgica, França, Islândia, Israel e os donos da casa. A estreia será contra no dia 28, contra os poloneses. Os quatro primeiros passarão para as oitavas de final.
Time da Eslovênia para o EuroBasket 2025
Armadores
Luka Doncic (Los Angeles Lakers)
Aleksej Nikolic (Cedevita Olimpija)
Martin Krampelj (Sagesse)
Alas
Leon Stergar (Kortrijk Spurs)
Klemen Prepelic (Dubai)
Gregor Hrovat (Dijon)
Mark Padjen (Ilirija)
Rok Radovic (Cedevita Olimpija)
Edo Muric (Ilirija)
Pivôs
Luka Scuka (Lowen Braunschweig)
Robert Jurkovic (Ilirija)
Alen Omic (Buducnost)
Assine o canal Jumper Brasil no YouTube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA