Los Angeles Clippers aposta em mais do mesmo por título da NBA

Franquia pouco mexeu no elenco e segue apostando em Kawhi Leonard e Paul George saudáveis

Los Angeles Clippers NBA Fonte: Harry How / AFP

A temporada 2023/24 da NBA começa na terça-feira (24), mas hoje vamos falar sobre a previsão do Los Angeles Clippers que buscará seu primeiro título. No entanto, sem mudar a fórmula dos últimos anos. A franquia continuou apostando em Kawhi Leonard e Paul George e pouco se movimentou durante a offseason. Mas esse “mais do mesmo” pode render frutos dessa vez?

Será a quinta temporada da dupla Kawhi Leonard e Paul George na franquia. Os astros chegaram em 2019/20 com a expectativa de levar o Los Angeles Clippers ao primeiro título da NBA. Na ocasião a união dos jogadores caiu como uma bomba, pois o resto da liga teria de lidar com uma das melhores duplas. Ao menos, no papel.

Mas o projeto ainda não deu certo. Os dois sofreram muito com lesões desde então. Assim, pouco foram aproveitados juntos. Quatro anos depois, então, a equipe fez apenas uma final de Conferência, caiu uma nas semifinais, outra na primeira rodada e teve uma temporada que sequer foi aos playoffs.

Publicidade

Então, ao apostar novamente no mesmo núcleo das últimas temporada, o Clippers corre o risco de dar mais um tiro no pé. De novo. Claro que, com os dois em quadra, durante boa parte da campanha, as chances de almejar coisas maiores aumentam. Mas eles vão conseguir evitar lesões? Este é o grande ponto.

Leia mais sobre o Los Angeles Clippers na NBA!

Além disso, o elenco montado ao redor dos craques não é muito diferente do que eles já atuaram juntos em Los Angeles. A grande diferença é Russell Westbrook, que chegou ao Clippers na última trade deadline. Fora isso, é o “mais do mesmo”.

Publicidade

James Harden emergiu como o principal alvo durante a offseason. Após seu pedido de saída do Philadelphia 76ers, o Clippers foi, desde o início, o time mais especulado para o astro. Entretanto, até agora, as negociações parecem estar longe do fim. A temporada já está preste a começar e nem Harden, nem outro nome de impacto chegou para reforçar o elenco e poder suprir as prováveis ausências de Leonard e George.

O elenco

PG 0 Russell Westbrook 1,91 m 91 kg
SG 12 Joshua Primo (tw) 1,98 m 86 kg
PG/SG 5 Bones Hyland 1,92 m 76 kg
SG 14 Terance Mann 1,96 m 93 kg
SG 11 Jordan Miller (tw) 2,01 m 87 kg
SG 4 Brandon Boston Jr. 2,01 m 85 kg
SG/SF 13 Paul George 2,03 m 100 kg
SG/SF 24 Norman Powell 1,91 m 98 kg
SG/SF 7 Amir Coffey 2,01 m 98 kg
SF/PF 2 Kawhi Leonard 2,01 m 104 kg
SF/PF 6 Kenyon Martin Jr. 1,98 m 98 kg
SF/PF 23 Robert Covington 2,01 m 108 kg
PF 8 Marcus Morris 2,03 m 107 kg
PF 33 Nicolas Batum 2,03 m 91 kg
PF 21 Kobe Brown 2,01 m 114 kg
G/F 40 Ivica Zubac 2,13 m 109 kg
C 44 Mason Plumlee 2,11 m 107 kg
C 25 Moussa Diabate (tw) 2,11 m 98 kg

Movimentações na offseason

Chegaram: Kobe Brown (Draft) e Kenyon Martin Jr (Rockets), Joshua Primo (agente livre)
Saíram: Eric Gordon (Suns) e Xavier Moon (agente livre), Jason Preston (agente livre)

Publicidade

O técnico

Tyronn Lue assumiu o cargo de técnico principal do Clippers na temporada 2020/21. Antes, foi campeão com o Cleveland Cavaliers de LeBron James. Na franquia de Ohio também venceu dois títulos de conferência. No entanto, deixou a equipe onde foi vitorioso em 2018. Assim, chegou a Los Angeles como assistente de Doc Rivers.

Como treinador principal da equipe, Lue vai para sua quarta temporada. Ao todo, são 236 jogos com o Clippers. Como resultado, acumula 133 vitórias e 103 derrotas em campanhas regulares. Ou seja, um aproveitamento de 56.4%. Por outro lado, em partidas de playoffs o desempenho é negativo.

Publicidade

O treinador esteve à frente do time angelino em 24 confrontos. Então, venceu apenas 11 deles, somando 13 derrotas. Portanto, um aproveitamento de 45.8%.

O perímetro

Os jogadores de perímetro do Clippers não são exatamente o problema da equipe. Se pensarmos que Westbrook pode ser útil nos dois lados da quadra, há um equilíbrio. Kawhi é um ótimo defensor, mas George nem tanto. Os três astros podem se complementar. A rotação que pode ser um problema.

Publicidade

Mas o treinador planeja algo diferente para a temporada. Em entrevista, garantiu que pretende usar Terance Mann como titular. Resta saber quem irá para o banco. O argumento de Ty Lue é a versatilidade que ele pode dar ao perímetro do Clippers. Para ele, Mann é capaz de marcar homens baixos e altos.

Normal Powell é excelente vindo do banco. Mas seu impacto é muito mais ofensivo do que defensivo. Bones Hyland ainda é jovem, atlético, mas não se provou ainda um bom marcador. Brandon Boston Jr ainda é cru e não foi muito utilizado. Quando jogou, também mostrou mais poder ofensivo. Ou seja, manter o equilíbrio defensivo no perímetro é um problema quando Ty Lue precisa mexer no time.

Publicidade

Ou pior, se seus principais jogadores se lesionarem. Como equilibrar ataque e defesa de perímetro com as peças que ele tem no elenco? Por isso, Robert Covington foi testado no quinteto titular e pode ganhar espaço. Veterano, ele é bom defensor e pode suprir esse papel. Kenyon Martin Jr, que é um dos reforços para a temporada, por sua vez, não tem o mesmo ímpeto na marcação.

Publicidade

Portanto, em termos ofensivos, há alternativas. Mas a defesa de perímetro do Clippers deve ser um dos problemas da equipe, sobretudo nas rotação. Mas, de novo, tudo dependerá do quão saudável o time pode se manter.

O garrafão

Se o perímetro não apresenta problemas com as peças atuais do quinteto titular, o garrafão é questionável. O dono da área pintada do Clippers é Ivica Zubac. O bósnio está na franquia desde 2019 e fez sua melhor temporada da carreira em 2022/23. Ele é útil, sem dúvidas. Tem bom posicionamento e sabe ler bem o jogo. Além disso, tem média alta de rebotes. Mas peca em pontuação. Seu impacto, afinal, não é grande.

Publicidade

Na última campanha, somou 10.8 pontos por jogo. Marca nunca conquistada antes. É pouco para se pensar em um time que quer ser campeão. Sim, o principal trabalho dele em quadra não é pontuar, há Kawhi e George para isso. Mas dá para melhorar. Defensivamente, evoluiu. Sobretudo em tocos. Na temporada passada, foram 1.3 por noite.

Mason Plumlee chegou para ser reserva de Zubac. Ou não. Talvez para fazer sobra ao titular. Isso porque teve bons minutos nos 23 jogos que disputou na última temporada. Foram 19.9 por partida. Os números são inferiores ao do companheiro de posição: 7.5 pontos e 6.9 rebotes.

Publicidade

Mas a verdade é que pouco muda o cenário do garrafão do Clippers. Ambos são capazes desempenhar papéis semelhantes. Zubac é mais tático. Plumlee é mais “raçudo”. O importante é que ambos possam abrir espaços para os principais pontuadores do time, pegar rebotes e contribuir com pick-and-rolls.

Análise geral

A conclusão não pode ser diferente. A temporada do Los Angeles Clippers na NBA dependerá muito da saúde dos seus principais jogadores. Se o time contar com Kawhi Leonard e Paul George saudáveis ao mesmo tempo. Será uma das potências do Oeste. Mas tudo parece ficar na base do “se”. É difícil cravar. Se ambos se lesionarem com frequência ou apenas um deles conseguir jogar boa parte da campanha, a história já muda.

Publicidade

Além disso, não bastará ficarem saudáveis na temporada regular. Se o objetivo é título, precisam estar aptos nos playoffs. O controle da liga em poupar jogadores pode atrapalhar essa estratégia. Então, os coadjuvantes precisam entrar em ação. Westbrook, por exemplo, foi bem sem os dois astros na pós-temporada. Mas provou que não consegue carregar o time sozinho.

Portanto, sem a adição de novas peças, o cenário não seria diferente com hipotéticas lesões de Leonard e George. É preciso mudar. Assim, a trade deadline pode ser fundamental para ditar o que o Clippers será capaz de fazer em 2023/24. Novos reforços, peças pontuais, podem deixar o time menos dependente dos dois craques. Ou, ao menos, na ausência de um deles.

Publicidade

Previsão Jumper Brasil: sétimo lugar na Conferência Oeste

Assine o canal Jumper Brasil no Youtube

Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.

Publicidade

E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.

Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA

Últimas Notícias

Comentários