Aos 16 anos, Khaman Maluach é o terceiro jogador mais jovem a disputar uma Copa do Mundo

Jovem de 16 anos chega ao mundial em meio a grandes expectativas de uma carreira futura na NBA

Khaman Maluach Copa Mundo Fonte: William West / AFP

Khaman Maluach pode ser um dos próximos grandes prospectos do Draft da NBA, e está  na Copa do Mundo pelo Sudão do Sul. Elegível para o recrutamento de 2025, o jovem de 16 anos é o terceiro jogador mais jovem da história do Mundial de Basquete. A lista de convocação final da equipe africana foi uma das últimas a serem divulgadas para o torneio, que começou na sexta-feira (25).

O presidente da federação de basquete do país, é o ex-jogador Luol Deng, marcado por uma grande passagem pelo Chicago Bulls. Ele repercutiu a chegada da promessa a seleção.

“O futuro dele é brilhante. Ele será um grande jogador. Além disso, é muito emocionante para todos que já esteja competindo em um torneio tão grande como este. Será uma grande experiência”, comentou Deng.

Publicidade

Maluach é um produto da NBA Academy Africa. Uma equipe de basquete com sede em Senegal, que contribui para o desenvolvimento de jogadores no continente. O projeto também está na Austrália, onde outros dois nomes disputam não só o Mundial de 2023, como também a própria NBA. Casos de Josh Giddey, do Oklahoma City Thunder, e Dyson Daniels, do New Orleans Pelicans.

Com 2.18 metros de altura, o prospecto foi muito elogiado pelo especialista em Draft da ESPN, Jonathan Givony.

“Seu alcance e envergaduras são quase que infinitos. Ele tem várias qualidades que são procuradas pelos times da liga. Isso porque tem mobilidade pra defender no perímetro e é ótimo protetor de aro. Converte bolas de três e finaliza bem quando está próximo a cesta. É um projeto de pivô do futuro”, disse o analista.

Publicidade

Leia mais!

Antes da convocação para a Copa do Mundo, Khaman Maluach foi o MVP do torneio “Basquete sem Fronteiras”. A disputa ocorreu no começo de agosto, na África do Sul.

No entanto, ainda há dúvidas sobre o próximo grande passo. O pivô tem ofertas de bolsas de estudo nas universidades de Duke, UCLA e Georgetown. No entanto, pode decidir ir diretamente para o recrutamento de 2025, já que será um calouro internacional.

Publicidade

Deng, que também é assistente técnico da seleção, prega a paciência.

“Eu o conheço desde que ele tinha 11 anos. Quero o melhor para o garoto. Então, o Draft é algo que pode esperar. Não quero que ele se pressione em ser o primeiro jogador a ser selecionado diretamente da África. Afinal, ele só tem 16 anos. É um peso muito grande. Eu já vi inúmeros jogadores talentosos que se perderam por conta das projeções que fizeram sobre eles. Portanto, é preciso ter calma.”, comentou.

Publicidade

Para o ídolo do país, o jogador está no caminho certo para crescer ainda mais.

“Ele ainda tem muito a crescer. Mas o seu espírito com todos a sua volta, é que o torna mais impressionante. Sempre risonho, alegre e disposto a aprender mais. Todos querem estar perto dele e gostam de sua presença. Portanto, tem sido muito fácil recebê-lo em nossa equipe”, completou.

Publicidade

País jovem

O Sudão do Sul é o país mais novo do mundo. O território fazia parte do Sudão, estado que se tornou independente de Egito e Inglaterra em 1956. A nação que disputa o mundial, entretanto, se emancipou em 2011. Mais de 98% da população que ocupava o território que hoje é o Sudão do Sul, votou a favor de uma separação dos vizinhos do Norte.

Nesse meio tempo, a presença de um grande jogador da NBA como Luol Deng foi vital para a inclusão do novo país na FIBA, em 2013.

As fronteira colonialistas europeias juntaram dois territórios que pouco tem a ver um com o outro. Seja nas paisagens, onde o Sudão está em meio a uma região desértica e o novo estado possui maior grau de vegetação.

Publicidade

Ou até mesmo na religião, o território do norte tem maioria cristã. Ou sul, a predominância é islâmica. Os conflitos ainda existem, devido a dependência de ambos pelo petróleo abundante da região.

Com isso, teremos a presença da seleção no Mundial de basquete.

A estreia de Khaman Maluach e do país, na Copa do Mundo FIBA 2023 aconteceu neste sábado (26), na derrota para Porto Rico. No entanto, não disputou a partida. O treinador não levou três atletas para o duelo e o jovem foi um deles.

Publicidade

Os outros compromissos serão no dia 28, contra a China e também no dia 30, contra a Sérvia. Outras presenças marcantes da equipe por exemplo, são Wenyen Gabriel que jogou pelo Lakers em 2022/23, e também o armador do Chicago Bulls, Carlik Jones.

Assine o canal Jumper Brasil no Youtube

Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.

Publicidade

Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta com a gente o que de melhor acontece na NBA

Instagram
Twitter
Facebook
Grupo no Whatsapp
Threads
Guia Futebol

Publicidade

Últimas Notícias

Comentários