Cooper Flagg vira “provável primeira escolha” do Draft de 2025

Jovem de 16 anos vem chamando atenção e deve estar no topo do recrutamento em 2025

Cooper Flagg Draft 2025 Fonte: Reprodução - Instagram

O prospecto Cooper Flagg confirmouna sexta-feira (11), que estará no Draft de 2025 da NBA. À primeira vista, o ala-pivô de 16 anos é um dos melhores jogadores de High-School dos EUA. Agora, vai antecipar o fim do ensino médio para poder se juntar a uma faculdade em 2024. Ele se formará na escola em três anos ao contrário dos quatro habituais por lá. Ou seja, 2023/24 será o seu último na Montverde Academy, na Flórida.

De acordo com a ESPN, 16 das melhores faculdades dos EUA estão de olho em Flagg para o próximo ano. Dentre elas: Albany, Bryant, UConn, Duke, Georgia, Iowa, Kansas, Kansas State, Maine, Michigan, Providence, Texas, UCF, UCLA, Villanova e West Virginia. De acordo com o site 247Sports, o prospecto deve assinar com Duke. Esse seria o sonho do atleta.

Publicidade

Apesar de alguns concorrentes também muito promissores, como por exemplo, Cameron Boozer, Airious Bailey e AJ Dybantsa, Flagg é tido como o principal jogador de ensino médio para qualquer classe futura. Ele foi o MVP da Copa do Mundo de basquete Sub-17 de 2022, mesmo tendo apenas 15 anos. Suas médias foram de 17.6 pontos, 18.9 rebotes, 5.4 tocos, 4.6 roubos de bola e 3.5 assistências.

O jovem ficou ainda mais famoso por sua recente participação na liga EYBL, da Nike. Um campeonato focado no desenvolvimento de jovens com até 16 anos. Flagg foi o MVP do torneio, apesar de não ir muito longe com o time de Maine, formado por familiares e amigos do jogador. Seus números, então, chamaram novamente a atenção. Foram 25.4 pontos, 13 rebotes, 6.9 tocos, 5.7 assistências, com aproveitamentos de 58% para dois pontos e 34.4% nas bolas de três.

Publicidade

Leia mais!

Então, Cooper Flagg se tornou o favorito para ser a primeira escolha do Draft em 2025. Sua atual escola, inclusive, tem experiência em casos semelhantes bem recentes. Nomes como RJ Barrett e Jalen Duren tomaram o mesmo caminho dentro da Montverde Academy. 

Usando o Draft de 2023 como exemplo, Duren e Shaedon Sharpe eram vistos como potenciais primeiras escolhas. Eles também anteciparam o fim do ensino médio. Como resultado, foram selecionados na loteria, mas não no Top 5. O pivô do Detroit Pistons foi a 13ª escolha, enquanto o ala-armador do Portland Trail Blazers foi a sétima pick.

Publicidade

Outros dois nomes, no entanto, tiveram quedas bruscas: Emoni Bates e GG Jackson. Os jogadores faziam parte dos cinco melhores no High-School. Entretanto, acabaram selecionados apenas na segunda rodada por Cleveland Cavaliers e Milwaukee Bucks, respectivamente.

A decisão não costuma ser uma garantia de sucesso. Afinal, em muitas ocasiões, um jogador de apenas 17 anos não está pronto, sobretudo, fisicamente para o jogo da NCAA. Por fim, há exemplos positivos dentro da NBA atual: Jamal Murray e Anthony Edwards.

Publicidade

Se o melhor cenário para o ala-pivô se confirmar, ele deve receber mais de US$11 milhões em seu ano de estreia na NBA, em 2025/26. Além disso, de acordo com Jonathan Givony, da ESPN, Flagg deve receber um salário de mais de US$1 milhão para qualquer faculdade que escolher jogar.

Assine o canal Jumper Brasil no Youtube

Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.

Publicidade

Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta com a gente o que de melhor acontece na NBA

Instagram
Twitter
Facebook
Grupo no Whatsapp
Threads
Guia Futebol

Publicidade

Últimas Notícias

Comentários