O técnico do Golden State Warriors, Steve Kerr, sempre recebeu críticas de torcedores e analistas pelo uso de Jonathan Kuminga. Por isso, o ala-pivô queria deixar a franquia na offseason para ter mais espaço em outro lugar. O time fez questão de segurá-lo, mas, a princípio, não há sinais de melhora na relação com o treinador. Ele deu a entender que ainda não tem respostas claras sobre qual é a sua função na equipe.
“Eu não questiono Steve sobre funções porque já sei o que vai dizer. Então, nem gasto a minha energia. Prefiro não perguntar, pois ninguém vai me falar. Entendo que não tenho um papel consistente na rotação nesse momento. Quando recebo chances, eu só preciso entrar em quadra e fazer o meu jogo. Pegar rebotes, defender e correr a quadra, por exemplo”, contou o jovem talento.
Não é segredo para ninguém que, apesar da extensão de contrato, Jonathan Kuminga tem grandes chances de sair do Warriors. O novo vínculo é curto e, além disso, tem a estrutura de uma moeda de troca em potencial. Está claro que ele virou mais um ativo do que um jogador para a franquia. Ele sabe disso e, como resultado, encara a equipe como uma etapa que pode acabar a qualquer momento.
“Não me preocupo com o futuro, mas sim em melhorar hoje. Afinal, nunca se sabe o que vai acontecer na NBA. Um dia você está aqui e, amanhã, te trocam. Por isso, a melhoria constante e vontade de vencer precisam estar acima de tudo. Não importa em que lugar esteja. A minha maior preocupação é impactar os jogos da forma certa para conquistar vitórias”, resumiu o atleta de 23 anos.
Leia mais sobre o Golden State Warriors
- Jovem jogador já pensa em liderar Warriors na era pós-Curry
- Após extensão, Warriors e Jonathan Kuminga seguem em clima tenso
- Stephen Curry: “Com Jimmy Butler, Warriors pode ser campeão”
Outro lado
Mas qual é a versão do outro lado? Ou seja, como o técnico do Warriors explica a forma como aproveitar Jonathan Kuminga? Kerr, a princípio, aceita as críticas e reconhece as dificuldades com o ala-pivô. Ele não tem comentários ruins a fazer sobre o comandado. No entanto, aponta que é difícil integrar um calouro ou jovem talento em um time com altas pretensões competitivas.
“Jonathan tem sido um encaixe interessante em nosso sistema. Ele sempre deixou muito claro que queria ter a bola, assim como outros jogadores com quem foi draftado. Mas a gente não pode oferecer isso. Nós fomos campeões em sua primeira temporada e, desde então, estamos entre os candidatos ao título. Então, eu entendo que achar o seu espaço tem sido duro”, analisou o veterano.
Mas, por mais que admita alguns problemas, Kerr contesta a ideia de que Kuminga não tenha um papel na equipe. “Eu respeito o fato de que Jonathan compete e se entrega, mesmo que as circunstâncias do nosso time não sejam ideais para si. Mas sempre lhe digo que pode ter uma função aqui. O seu tamanho, velocidade e condição atlética são virtudes que precisamos muito”, garantiu.
Confiança
Não faltou interessados na aquisição de Kuminga nos últimos meses, em uma sign-and-trade. Sacramento Kings e Phoenix Suns, por exemplo, fizeram propostas de troca ao Warriors pelo jogador. Parece claro que o futuro do ala-pivô vai ser em outro local. Mas será que vale a pena mesmo investir alto nele? Ele garante que sim, pois está determinado a atingir o seu melhor.
“Eu tenho muita confiança em meu potencial. E sou confiante não só por um sentimento dentro de mim, mas por ver como trabalho. Vejo que cresço e evoluo a cada ano, então o céu é o limite. Não posso fazer previsões, mas creio em Deus e em meu trabalho. Sei que tenho muito a caminhar ainda, mas, um dia, vou olhar para trás e ver que tudo valeu a pena”, finalizou o jovem.
Siga nossas redes sociais
Todas as informações da NBA estão nas redes sociais do Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Confira todo o nosso conteúdo, mas não se esqueça de seguir a gente por lá.
E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA