O pivô Jonas Valanciunas disse que vai honrar o seu contrato com o Denver Nuggets para a próxima temporada da NBA. A declaração foi dada ao portal BasketNews. Além disso, o veterano se mostrou empolgado com a chance de jogar em um contender. Ou seja, um time que vai brigar pelo título.
“Quero esclarecer minha situação para a próxima temporada, agora que Denver decidiu me manter. A ideia de jogar pelo Panathinaikos (Grécia), mais perto de casa, era muito empolgante para mim, Mas isso terá que esperar. Afinal, estou totalmente comprometido em honrar meu contrato com o Nuggets nesta temporada. Darei o máximo para competir por um título da NBA”, disse o pivô.
Dessa forma, o posicionamento de Valanciunas encerra uma polêmica com o Nuggets. No início desta offseason, a equipe do Colorado adquiriu o jogador lituano após uma troca com o Sacramento Kings. A ideia era tê-lo como reserva imediato do craque Nikola Jokic, em 2025/26.
No entanto, o pivô de 33 anos tinha outros planos. Ainda sob contrato com a NBA (Nuggets, no caso), Jonas Valanciunas fechou um acordo verbal com o gigante grego. O jogador, aliás, visitou a Grécia para realizar exames médicos no clube.
Leia mais!
- Boletim de rumores e trocas da NBA (20/07/2025)
- Troca de LeBron James deve ser histórica na NBA
- NBA: Trocas históricas que quase aconteceram na agência livre
Desse modo, Jonas Valanciunas tentou forçar uma rescisão de contrato com o Nuggets. Mas a franquia de Denver deixou claro que não abriria mão dele. Portanto, a saída para a Europa estava fora de cogitação. Então, não restou outra opção ao jogador a não ser cumprir o contrato.
Segundo o BasketNews, Valanciunas ficou satisfeito com a troca para o Nuggets. Afinal, ele vê em Denver a chance de contribuir para um candidato ao título da NBA. Porém, a oferta do Panathinaikos (12 milhões de euros por três temporadas) seduziu o veterano.
Devido ao imbróglio, a troca entre as equipes de Denver e Sacramento só se tornou oficial há uma semana. Na próxima temporada, Jonas Valanciunas vai receber US$10,4 milhões em salários pelo Nuggets, mas para 2026/27, o contrato não é garantido. Assim, ele poderia se tornar agente livre na offseason do ano que vem. Ou seja, não teria problema em se transferir para o Panathinaikos.
Para 2025/26, além de Valanciunas, o Nuggets trouxe outros reforços importantes. Assinou com Bruce Brown e Tim Hardaway Jr, e adquiriu Cam Johnson em uma troca com o Brooklyn Nets. Em contrapartida, Michael Porter, Dario Saric e Russell Westbrook deixaram a equipe.
Quinta escolha do Draft de 2011, Valanciunas já disputou 937 jogos, em 13 temporadas na NBA. Suas médias no período são de 13,1 pontos e 9,3 rebotes. Além do Kings, o lituano atuou por Toronto Raptors, New Orleans Pelicans, Memphis Grizzlies e Washington Wizards.
Assine o canal Jumper Brasil no YouTube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA