Giannis Antetokounmpo ou técnico: Bucks tem de definir rápido

Time de Milwaukee caiu na primeira rodada dos playoffs pelo terceiro ano consecutivo

Giannis Antetokounmpo técnico Bucks Fonte: Reprodução / X

Não é possível que o Milwaukee Bucks ainda não entendeu que vai perder seu melhor jogador em décadas. Após a terceira eliminação consecutiva na primeira rodada dos playoffs da NBA, o Bucks precisa definir o que quer de seu futuro entre Giannis Antetokounmpo e o técnico Doc Rivers. Os dois juntos, até aqui, parece algo impossível.

Continua após a publicidade

Não que os dois tenham brigado, mas existe uma diferença básica na linha de raciocínio. Se Giannis está no Bucks, Rivers não pode estar. Afinal, um quer fazer o time vencer e o outro sabota. Não por querer, mas o faz.

Doc Rivers passou do tempo de ter um cargo como técnico na NBA, mas o Bucks achou legal ter o veterano comandante ali para substituir Adrian Griffin em 2023/24. No entanto, Griffin saiu quando tinha 30 vitórias em 43 jogos. De fato, a defesa era preocupante, mas a campanha era ótima. Então, a direção o mandou embora e fechou com o antigo treinador do Philadelphia 76ers.

Continua após a publicidade

Mas veja. O que o Bucks está fazendo com Antetokounmpo é algo sem muita explicação. Se quer mesmo vencer, não dá para ter um técnico obsoleto e “boleirão”. Por muito menos, outros astros pediram troca. Com Rivers, em 2023/24, o time venceu 17 e perdeu 19 na fase regular. Tudo isso já com Damian Lillard no time.

Depois, em 2024/25, o Bucks jamais mostrou que poderia brigar com algo com o atual técnico. Falta de padrão, apesar de uma defesa um pouco melhor que um ano antes, mas com várias falhas e problemas aqui e ali. Hoje, Milwaukee mostrou ser um time médio. E não passa disso. É pouco para quem vive dizendo que vai lutar pelo título.

Continua após a publicidade

Leia mais

Mas a diretoria do Bucks sabe que Giannis Antetokounmpo está insatisfeito e que não adianta deixar lá um técnico sem capacidade de mudar um jogo. OK, Rivers fez mudanças no quinteto titular para o quinto embate da série contra o Indiana Pacers, mas ficou “abraçado” com suas convicções até o fim.

Só que o técnico recebeu um convite para estar comandando o Bucks. Não foi o contrário. O erro é da diretoria, que sabia dessa falta de padrão de Rivers e suas quedas em playoffs. Basta lembrar as viradas que ele levou nos tempos de Los Angeles Clippers e no Sixers.

Continua após a publicidade

Pelo Clippers, por exemplo, o time vencia por 3 a 1 contra o Denver Nuggets nos playoffs de 2020, mas perdeu os próximos três jogos e caiu na semifinal de conferência. Então, em 2023, o técnico comandava o 76ers diante do Boston Celtics. O time liderava por 3 a 2 e faria o sexto embate em casa. E não é que levou outra virada?

Então, na noite de terça-feira (29), o Bucks vencia por 118 a 111 quando restavam 40 segundos para o fim da prorrogação e o técnico levou mais uma. Inacreditável.

Nada contra a pessoa de Rivers, pois muita gente do meio fala bem demais do atual técnico do Bucks. É tipo um Dorival Júnior, sabe? Mas o fato é que ele vive de um título que ganhou pelo Celtics em 2008 apesar dele. Não por causa dele.

Continua após a publicidade

Giannis Antetokounmpo vai pedir troca?

De acordo com os rumores, é provável que Giannis Antetokounmpo queira deixar o técnico Doc Rivers e o Milwaukee Bucks no passado. Ele já ameaçou várias vezes, mas não o fez. Ainda.

E olhando para o futuro, não faz o menor sentido ele ficar. Tudo bem, já ganhou um título, mas a “janela” para um novo está bem fechada em Milwaukee. Completamente lacrada. Pelo menos, em 2025/26.

Isso porque Damian Lillard não volta às quadras antes de janeiro ou fevereiro, sendo extremamente otimista. De acordo com especialistas, o tipo de contusão que ele teve vai atrapalhar pelo resto da carreira e mais, não retorna antes de dez meses, podendo chegar a 12. Ou seja, lá perto dos playoffs.

Continua após a publicidade

O contrato de Giannis Antetokounmpo com o Bucks vai até 2026/27, podendo ficar por mais um ano. Enquanto isso, o de Lillard acontece o mesmo, mas um ano antes. Ao fim de 2025/26, ele pode deixar o time. Mas com a lesão e mais US$58.4 milhões de motivos, a chance de isso acontecer é quase nula.

Então, vamos lá. Se em 2025/26 o Bucks não deve brigar pelo título, pois não tem espaço em sua folha salarial para acomodar grandes nomes e já estourou o teto, fica bem difícil. Além disso, ainda tem Brook Lopez, Taurean Prince e Gary Trent Jr como agentes livres. Até Kevin Porter, valorizado nos playoffs, deve deixar acordo. Não dá para montar nada ali.

Continua após a publicidade

Todos sabemos da lealdade de Giannis Antetokounmpo com o Bucks, mas não faz muito sentido ele ficar, mesmo que o atual técnico saia. E, mesmo que fique, o time tem de ir atrás de alguém para o lugar de Rivers e tentar estabelecer um grupo com mentalidade de vitórias. Quer uma opinião? O achismo diz que o grego não fica.

Erros da diretoria

São tantos os problemas que a diretoria já tentou resolver e só piorou… Giannis Antetokounmpo viu Jrue Holiday indo embora para, pouco depois, reforçar o rival Boston Celtics. Time trocou de técnico no meio da temporada passada, enquanto trocou Khris Middleton por um Kyle Kuzma.

Continua após a publicidade

Aliás, falando em Kuzma, ele terminou os playoffs com médias de 5.8 pontos, 2.2 rebotes e 20% de três. Feche os olhos agora e pense que Middleton fez 24.7 pontos, 9.2 rebotes, 4.7 assistências e acertou 35.5% do perímetro há um ano. Bela troca, não?

Por mais que Middleton tenha feito cirurgia nos dois tornozelos antes do início da temporada e seus números não sejam os mesmos, ele estava se recuperando quando foi trocado. Mas mais que isso, a direção do Bucks prometeu a ele que iria esperar o ala para jogar ao lado de Antetokounmpo e Lillard nos playoffs. Daí, a frustração ao saber que estava deixando Milwaukee para o Washington Wizards.

Continua após a publicidade

Mas já foi, né?

Agora, o Bucks entra de férias, enquanto Antetokounmpo deve começar a dar sinais do que vai fazer. Pelo visto, algo muito grande vai acontecer ali. É um ou outro. Os dois, não dá

Assine o canal Jumper Brasil no YouTube

Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.

Continua após a publicidade

Além disso, quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.

Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA

Últimas Notícias

Comentários