A classe de calouros dessa temporada não era das mais animadoras. Diversos analistas chegaram a indicar que, inclusive, equipes com altas posições no Draft deveriam tentar trocar a escolha por outros jogadores. Entretanto, é que mesmo em classes com nível menor, essa tem se destacado – ao menos no começo da temporada – com os calouros tendo o pior início na história da NBA.
Somente na rodada de quarta-feira, no oitavo dia de temporada, foi que algum jogador marcou ao menos 15 pontos. Dalton Knecht, do Los Angeles Lakers, anotou 18, enquanto Zaccharie Risacher, do Hawks, e Carlton Carrington, do Washington Wizards, fizeram 17 e 16, respectivamente.
Desde o início da série histórica analisada, em 1999, nenhuma classe de calouros demorou tantos dias para os primeiros 15 pontos. No ano passado, por exemplo, já havíamos visto oito jogos com a pontuação em sete dias. Já em 2022/23, foram 12. O melhor ano, 2018/19, com 13 dessas partidas.
O ano com menos jogos desse tipo, além do atual, foi em 2014, quando somente Andrew Wiggins quebrou a barreira dos 15 na primeira semana de temporada. No oitavo dia, entretanto, outras quatro partidas contavam com calouros anotando 15 pontos ou mais.
Leia mais!
- Boletim de rumores e trocas da NBA (27/10/2024)
- Assim como Vini Jr, NBA já teve premiações polêmicas de MVP
- Confira os times com ingressos mais caros da NBA em 2024/25
Outro dado que tem chamado atenção é a minutagem. Os únicos calouros a jogar ao menos 30 minutos foram justamente Risacher e Carrington. No ano passado, na primeira semana, foram nove jogos de calouros com 30 minutos, enquanto em 2021/22, eram 19. Os piores anos foram 2011/12 e 2016/17, com três cada – o que ainda é melhor que 2023/24.
Vale ressaltar, entretanto, que alguns dos calouros da NBA estão se destacando por detalhes específicos. Alex Sarr, por exemplo, não tem bom aproveitamento nos arremessos. Mas o jovem é um dos líderes em tocos da liga, com 2.5 por partida. Enquanto isso, Donovan Clingan e Yves Missi, conseguiram 1.8.
Fora isso, no entanto, nenhum novato vem se destacando em outra área.
O pivô Zach Edey, do Memphis Grizzlies, vem tento problemas sérios com faltas. Por isso, não consegue acumular muitos minutos em seus cinco primeiros jogos.
Por enquanto, pode resumir a temporada 2024/2025 sobre os calouros até aqui: poucos minutos e pontos. Entretanto, apenas uma semana se passou na temporada.
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
Além disso, quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta com a gente o que de melhor acontece na NBA