Boston Celtics tem obrigação de fechar série contra Cleveland Cavaliers

Time de Massachusetts precisa de apenas uma vitória para ir às finais do Leste

Boston Celtics Cleveland Cavaliers Fonte: Reprodução / X

Time de melhor campanha na atual temporada, o Boston Celtics recebe o Cleveland Cavaliers na noite desta quarta-feira com a obrigação de fechar a série. Por enquanto, o time de Massachusetts faz 3 a 1 e pode repetir o resultado da primeira rodada, quando eliminou o Miami Heat em cinco jogos. Mas para bater o Cavs, é necessário que o Celtics não fique apenas refém do arremesso de longa distância.

Continua após a publicidade

Isso porque o Cavaliers não deverá ter Jarrett Allen mais uma vez. Então, sobra apenas Evan Mobley como jogador de garrafão. Quanto mais o Celtics forçar o jogo em cima do jovem, melhor. Enquanto isso, é possível variar o jogo de transição com arremessos de longa distância. Até aqui, mesmo sem Allen, Boston pouco “agrediu” o garrafão de Cleveland. Mobley, por exemplo, tem uma média de apenas duas faltas por partida na série.

Se Joe Mazzulla aproveitar isso, é possível “matar” o jogo de forma mais rápida e descansar, enquanto aguarda o vencedor entre New York Knicks e Indiana Pacers. Batendo para dentro do garrafão, é possível fazer o chamado in and out. Ou seja, atrai toda a marcação para a área pintada e, na sequência, passa para alguém livre arremessar de três. Tal variação, utilizando ainda Al Horford naquela jogada simples na cabeça do garrafão, pode fazer a diferença.

Continua após a publicidade

Sim, o Boston Celtics é muito favorito diante do Cleveland Cavaliers. Mas engana-se quem acha que uma possível nova ausência de Donovan Mitchell é o suficiente. Ele não atuou na quarta partida e foi a mais difícil (entre todas as vitórias da equipe nos playoffs).

Leia mais

É até natural acontecer isso. O Minnesota Timberwolves jogou sem Rudy Gobert na segunda partida das semifinais do Oeste e o time atropelou o Denver Nuggets fora de casa. E acontece porque o adversário perde a referência. Existe um estudo antes dos embates e as equipes sabem, por antecipação, quais são as tendências ofensivas do oponente, quem arremessa mais de um lado da quadra. Enfim, tudo é preparado pelos analistas de dados e compartilhado com assistentes, técnico e jogadores.

Continua após a publicidade

Então, quando um jogador do tamanho de Donovan Mitchell não joga, tal referência é perdida. E é aí que entram os ajustes do treinador. Caris LeVert, por exemplo, é muito mais passador que Mitchell. Enquanto isso, seu arremesso de três nunca foi lá essas coisas. Mas como o Cavs precisava de seu volume, ele arriscou. Fez uma em oito. Sem o cestinha, sobrou para Darius Garland atacar mais do que o normal.

E quase deu certo. Bem, mais ou menos. Foi o jogo mais equilibrado da série, apesar de o Celtics vencer por sete de diferença.

Aliás, LeVert é dúvida para o jogo cinco.

Mas o fato é que o Boston Celtics precisa variar um pouco mais suas jogadas para garantir o triunfo em casa contra o Cleveland Cavaliers. É não dar chance de cometer os mesmos erros que teve na segunda partida das semifinais do Leste.

Continua após a publicidade

Aliás, jogar em casa nos playoffs vem sendo um problema desde 2021. São 15 vitórias e 15 derrotas no período. Até Draymond Green “tirou onda”. Mas fato é fato, né?

Jayson Tatum precisa dar uma resposta em casa

Principal cestinha do Celtics, Jayson Tatum realmente melhorou seu desempenho nas últimas duas partidas. No entanto, elas aconteceram em Cleveland. Até o momento, em Boston, o astro teve problemas nos playoffs.

Continua após a publicidade

Nas cinco partidas em Massachusetts, ele produziu 22.0 pontos, mas com muitos problemas nos arremessos. São 42.2% nos arremessos de quadra e apenas 25% em três pontos. Ou seja, sua principal fonte de pontos dos últimos anos anda com problemas para fazer o seu melhor em casa.

E isso vem sendo um problema, pois parece rotineiro. Nos playoffs do ano passado, em casa, ele acertou somente 30.7% do perímetro. Para quem converte 37.5% na carreira, é uma queda enorme. Isso sem contar com aqueles erros de ataque nos playoffs da temporada anterior, quando o Celtics perdeu para o Golden State Warriors nas finais da NBA.

Continua após a publicidade

Portanto, estamos falando de um comportamento comum para quem vem sendo candidato ao MVP nos últimos anos.

Derrota não complica a série

Caso o Cleveland Cavaliers vença o Boston Celtics nesta quarta-feira, podemos cravar que é um resultado muito atípico. O Cavs não está completo, existe uma grande diferença entre os elencos e, por mais que o Celtics esteja sem Kristaps Porzingis, perder mais uma vez em casa seria algo muito ruim.

Continua após a publicidade

Mas ainda assim, não seria o caso de complicar a série. Boston teria total condição de vencer fora de casa, até porque já ganhou as duas assim.

No entanto é obrigação. Aliás, perder uma partida para o Miami Heat já foi terrível. O time da Flórida estava sem dois de seus principais cestinhas e, mesmo assim, venceu em Boston.

Nesta quarta-feira, o Celtics precisa vencer para garantir vaga nas finais de Conferência.

Continua após a publicidade

Assine o canal Jumper Brasil no Youtube

Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.

E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.

Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA

Últimas Notícias

Comentários