Chris Paul caminha para o fim da carreira na NBA como um dos melhores armadores da história do jogo. Mas qual seria a sua colocação em um ranking de todos os tempos? Aí começa a discussão. A maioria dos analistas já se refere ao veterano como um dos dez melhores da posição da história. No entanto, isso ainda não é um consenso. Kendrick Perkins revelou que discorda dessa afirmação.
“Chris é um dos 15 melhores armadores da história dessa liga, mas não o coloco no TOP 10. Eu não o coloco acima de Russell Westbrook, por exemplo. Ele tem grandes feitos na NBA e, certamente, mudou o patamar de várias franquias. Trouxe várias vitórias em temporadas regulares por onde passou. Mas, nessa discussão, também pesam títulos e MVPs. E ele não tem nada disso”, ponderou o comentarista da ESPN.
A grande virtude de Paul durante a carreira, de fato, foi o impacto positivo nas franquias pelas quais jogou. Afinal, todas venceram mais a partir de sua chegada. Mas isso nunca se refletiu em títulos. É fato que o currículo do reforço do Los Angeles Clippers possui 12 convocações para Jogos das Estrelas e 11 seleções para um dos times ideias da liga. Para Perkins, no entanto, isso ainda é pouco para um nível tão alto de comparação.
“Eu não vou negar o poder transformador que Chris teve pelos times que defendeu. Ele chegou ao New Orleans Pelicans e mudou a equipe de nível. Depois, o Clippers virou um clube vencedor com a sua chegada. No Phoenix Suns, em seguida, a história foi a mesma. Isso tem o seu peso, mas, em termos de conquistas e prêmios, ele fica para trás”, argumentou o ex-jogador.
Leia mais sobre Chris Paul
- No Clippers, Chris Paul pode adiar aposentadoria da NBA
- Chris Paul fecha contrato com o Clippers por um ano
- Mavericks preferiu contratar D’Angelo Russell a Chris Paul
Sem críticas
Com o passar do tempo, Chris Paul se firmou como uma referência para os armadores em formação na NBA. Foi um exemplo do organizador, que faz a equipe jogar enquanto comete poucos erros, em uma era de pontuadores agressivos na posição. Liderou a liga em média de assistências, não por acaso, em cinco temporadas. Então, Perkins não quer que a sua opinião seja vista como um ataque à trajetória do veterano.
“Não quero parecer um crítico da carreira de Chris, pois não seria certo. Ela é incrível, sem dúvidas, e não pode ser menosprezada. Nós até fomos adversários no basquete colegial. Antes de tudo, eu tenho muito amor e respeito pela sua trajetória nessa liga. Não tenho dúvidas, por isso, de que vai estar no Hall da Fama assim que estiver elegível”, exaltou o pivô aposentado.
A presença de Paul na lista comemorativa dos 75 melhores jogadores da história da NBA não causou polêmica. Foi, em síntese, ponto pacífico. Perkins faz questão de enfatizar que estar em um ranking de melhores, por si só, é uma forma de elogio. “Chris merece ser um dos 15 melhores armadores de todos os tempos para mim, o que é incrível. Só que aquelas questões o deixam abaixo do TOP 10”, sentenciou.
TOP 10
Além de tudo o que já foi citado, Chris Paul ainda tem outros feitos que o colocam entre os melhores armadores da história da NBA. Ele foi calouro do ano da liga (2006) e MVP do All-Star Game (2013). Esteve em um dos quintetos ideais de defesa em nove anos. Liderou a liga em média de roubos de bola por seis temporadas. Mas Perkins lista esses dez jogadores acima do astro de 40 anos:
Magic Johnson
Stephen Curry
Oscar Robertson
John Stockton
Isiah Thomas
Gary Payton
Russell Westbrook
Steve Nash
Jason Kidd
Bob Cousy
Assine o canal Jumper Brasil no YouTube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA