Irã conquista Copa da Ásia em preparação para o Mundial
[youtube=https://www.youtube.com/watch?v=fuewj_B9cxs]
Eliminando as Filipinas na semifinal e derrotando Taiwan na final, a seleção iraniana conquista a Copa da Ásia e se mostra a principal potência asiática no Mundial.
Derrotando Taiwan por 89 a 79, a seleção iraniana conquista seu segundo título na competição. Assim como falado anteriormente aqui no “Rapidinhas do Mundial”, os destaques do Irã continuam sendo a dupla que teve passagens pelo basquete americano.
Tanto o pivô Hamed Haddadi, ex-Memphis Grizzlies e Phoenix Suns, quanto o ala-pivô Arsalan Kazemi, destaque de Oregon na temporada 2012-13 do basquete universitário, foram os destaques da conquista do título.
As Filipinas conquistaram o terceiro lugar na competição, após serem eliminados para o Irã, derrotaram a China e ficaram com o bronze. O armador Paul Lee e o pivô americano naturalizado filipino Marcus Douthit foram os principais nomes da campanha. Apesar de ter ido muito bem defensivamente, Douthit não estará no Mundial, pois a vaga de naturalizado da seleção filipina agora pertence ao ala-pivô Andray Blatche, do Brooklyn Nets.
O Irã está no Grupo A do Mundial, junto com Espanha, França, Sérvia, Brasil e Egito.
Três seleções anunciam pré-listas
Porto Rico
O técnico espanhol Paco Olmos anunciou sua pré-lista para o Mundial da Espanha. Após muita polêmica sobre a tentativa de recrutar o armador Shabazz Napier, do Miami Heat, e Moe Harkless, do Orlando Magic, o europeu fez a lista porto-riquenha sem os dois nomes.
Outra polêmica na lista foi a ausência de dois nomes chaves na conquista do 2º lugar na Copa América 2013. O armador Carlos Arroyo, da equipe turca Galatasaray, e o pivô Daniel Santiago, que atua na equipe porto-riquenha Cangrejos de Santurce. O jornal local Primera Hora afirmou que ambos terão vaga na lista definitiva, porém Olmos escolheu poupá-los por enquanto.
A lista de Olmos possui apenas um nome que atua na NBA, o armador José Juan Barea, do Minnesota Timberwolves. E dois nomes que atuam no basquete universitário, o pivô Matt Lopez (Rider) e o ala Carlos Lopez-Sosa (UNLV).
Destacam-se também os nomes que foram importantes na Copa América do ano passado, entre eles o ala Renaldo Balkman (ex-New York Knicks e Denver Nuggets) e o ala-armador John Holland, que atua no basquete francês pelo Gravelines.
Porto Rico está no Grupo B do Mundial, junto com Filipinas, Senegal, Argentina, Grécia e Croácia.
Grécia
Com vários desfalques, o técnico Fotis Katsikaris anuncia sua pré-lista para o Mundial com nomes que podem surpreender.
De acordo com o jornal grego Kathimerini, a lista de Katsikaris não possui o veterano ala-armador Vassilis Spanoulis, do Olympiacos, devido a uma lesão do jogador. O técnico também teve de arcar com o pedido de dispensa da convocação vindo do pivô Sofoklis Schortsanitis, campeão da EuroLiga com o Maccabi Tel Aviv, e do ala Stratos Perperoglou, da equipe turca Anadolu Efes.
A pré-lista possui três nomes da NBA, entre eles uma novidade. O ala Giannis Antetokounmpo, do Milwaukee Bucks, fará sua estreia pela seleção principal. A dupla do Memphis Grizzlies, o ala-armador Nick Calathes e o pivô Kosta Koufos, também está na lista de Katsikaris.
Entre os destaques do basquete europeu citam-se o pivô Ioannis Bourousis, destaque do Real Madrid na última EuroLiga; o ala-pivô Georgios Printezis, do Olympiacos, e o ala-armador Kostas Papanikolaou, do Barcelona.
Cestinha na conquista do título grego no Mundial Sub-20 em 2009, o pivô Georgios Bogris, do PAOK, é novidade na lista, tal como o sérvio naturalizado Vladimir Jankovic, ala-armador do Panathinaikos, que também estava na conquista de 2009.
Austrália
Não podendo contar com um dos principais nomes australianos de hoje, o armador Patrick Mills, do San Antonio Spurs, ausente das atividades da seleção devido a uma lesão, o técnico Andrej Lemanis anuncia sua pré-lista para o Mundial, contando com diversos nomes da NBA.
São quatro nomes da liga americana, sendo eles o armador Matthew Dellavedova, do Cleveland Cavaliers; o armador Dante Exum, do Utah Jazz; o ala-pivô Cameron Bairstow, do Chicago Bulls e o pivô Aron Baynes, do San Antonio Spurs.
Entre os outros nomes de destaque da lista de Lemanis cita-se o ala-armador Joe Ingles, destaque do Maccabi Tel Aviv na conquista da EuroLiga; o ala-pivô Nathan Jawai, da equipe turca Galatasaray e o também ala-pivô David Andersen, que atualmente está no basquete francês defendendo o Strasbourg.
A Austrália está no Grupo D do Mundial, junto com México, Angola, Coreia do Sul, Lituânia e Eslovênia.