A espera acabou. Nesta terça-feira, a bola laranja sobe para a temporada 2013-14 da NBA com três jogos, mas mais que isso, com 29 times querendo desbancar o favorito Miami Heat, campeão nas últimas duas edições em cima do Oklahoma City Thunder e San Antonio Spurs.
O primeiro jogo será entre Indiana Pacers e o frágil Orlando Magic. O Pacers estará novamente sem o ala Danny Granger. O atleta chegou a participar da pré-temporada, mas sentiu uma lesão na panturrilha esquerda e será desfalque por cerca de seis semanas. Assim, o quinteto titular de Indiana será o mesmo que terminou 2012-13, com Lance Stephenson como ala-armador. De novidade, a diretoria trouxe o experiente ala-pivô argentino Luis Scola, dispensado pelo Phoenix Suns, reforçando ainda mais o ótimo garrafão que já conta com Roy Hibbert e David West. Isso sem falar do jogador que mais evoluiu na temporada passada, Paul George.
Pelo Magic, o calouro Victor Oladipo está sendo treinado para ser armador principal. Até que consiga atingir maturidade em seu jogo, será reserva de Jameer Nelson. Tobias Harris, destaque da parte final de 2012-13, está contundido no tornozelo e deverá dar lugar a Andrew Nicholson. Já Glen Davis parece estar longe de retornar às quadras, após passar por cirurgia no pé esquerdo.
Mais tarde, a equipe dos astros LeBron James, Dwyane Wade, e Chris Bosh, encara o Chicago Bulls, no retorno de Derrick Rose, que não atua em partidas oficiais desde o início dos playoffs de 2011-12. Todos sabem que o Heat quer esse terceiro título consecutivo, mas Brooklyn Nets, San Antonio Spurs, Pacers, e o próprio Bulls, acreditam em uma história totalmente diferente.
O Heat conta com algumas novidades em seu elenco, principalmente com o pivô Greg Oden, que não joga há quatro anos. Oden participou da última partida de pré-temporada, o que serve como um alento. Saudável, o jogador seria titular em quase todos os times da NBA. A questão é que o camisa 20 simplesmente não consegue isso. Primeira escolha do draft de 2007, ele atuou em 82 partidas na carreira.
Se de um lado tem Oden, do outro tem Rose. MVP de 2010-11, o armador é a grande esperança de levar o Bulls ao primeiro título desde os tempos de Michael Jordan e Scottie Pippen. O único problema é que ele está cercado de jogadores com lesões crônicas. O ala Luol Deng joga há dois anos com os ligamentos do pulso parcialmente rompidos, enquanto o pivô Joakim Noah vive com problemas nos dois pés. Nos playoffs da temporada passada, ele visivelmente se arrastava, depois de ter o seu melhor ano da carreira. Carlos Boozer, bem mais magro, completa o quinteto titular ao lado do ótimo defensor Jimmy Butler.
Para fechar a noite, o embate dos times de Los Angeles. O Clippers, de Chris Paul e Blake Griffin, tem em seu banco de reservas o seu melhor reforço: mandou Vinny Del Negro embora e em seu lugar assumiu o renomado Doc Rivers, que estava no Boston Celtics. O elenco ainda foi melhorado com as presenças de J.J. Redick, Jared Dudley, e do veterano Antawn Jamison, ex-Lakers.
Falando em Lakers, o técnico Mike D’Antoni terá problemas para escalar o seu quinteto titular, uma vez que Kobe Bryant está fora por tempo indeterminado por conta de uma cirurgia no tendão de Aqulies. Em princípio, Steve Blake será o seu substituto, com Nick Young na ala. D’Antoni ainda surpreendeu ao anunciar que Shawne Williams será titular, no lugar do recém-chegado Chris Kaman. Assim, o espanhol Pau Gasol será a única referência dentro do garrafão para os inícios de partidas.
Já na quarta-feira, rodada cheia, com 14 jogos, com destaque para a estreia de Dwight Howard no Houston Rockets, ao lado de James Harden, contra o Charlotte Bobcats, que recebeu o pivô Al Jefferson, ex-Utah Jazz e para Los Angeles Lakers contra o forte Golden State Warriors.
[polldaddy poll=7515993]
Fique de olho, pois os quatro brasileiros devem atuar neste dia.
O Washington Wizards de Nenê, enfrenta o Detroit Pistons, dono de um dos melhores garrafões da Liga. Anderson Varejão e o Cleveland Cavaliers pegam o novo Brooklyn Nets, em casa. O pivô Tiago Splitter segue no San Antonio Spurs para jogar contra o Memphis Grizzlies, enquanto Victor Faverani, que parece ter garantido a titularidade no Boston Celtics, terá o Toronto Raptors pela frente.
[polldaddy poll=7516009]