New York Knicks (54 – 28) 2° na conferência Leste
Time base
Raymon Felton
Jason Kidd
Tyson Chandler
Carmelo Anthony
Iman Shumpert
Principais reservas
Pablo Prigioni
J. R. Smith
Ronny Brewer
Amare Stoudemire
Marcus Camby
Kurt Thomas
Kenyon Martin
Steve Novak
James White
Chris Copeland
Líderes
Pontos: Carmelo Anthony – 28.7
Rebotes: Tyson Chandler – 10.7
Assistências: Raymond Felton – 5.5
Roubadas: Jason Kidd – 1.6
Bloqueios: Tyson Chandler – 1.1
Agentes livres irrestritos: J.R. Smith, Ronny Brewer, Kenyon Martin, James White
Agentes livres restritos: Pablo Prigioni (renovou), Chris Copeland (assinou com o Pacers)
A temporada
Os Knicks fizeram sua melhor temporada dos últimos anos, conseguindo terminar em segundo lugar na Conferencia Leste e vencendo a divisão do Atlântico depois de quase 10 anos, mas acabaram decepcionando nos Playoffs, sendo eliminados pelo Indiana Pacers na semifinal da conferencia.
Durante a temporada o time de New York sofreu com alguns problemas de lesão; Iman Shumpert e Amare Stoudemire acabaram ficando de fora de grande parte da temporada regular, mas mesmo com as ausências a equipe conseguiu manter um bom ritmo, e liderado por Carmelo Anthony e J. R. Smith os Knicks fizeram sua melhor temporada desde a equipe liderada por Patric Ewing.
Com a segunda melhor campanha da conferencia, o time de New York viu a sua frente o experiente Boston Celtics na primeira rodada dos Playoffs, e depois de 6 bons jogos acabaram eliminando os rivais. Na semifinal do Leste, um duelo excitante, a briga entre ataque e defesa. De um lado o ataque dos Knicks comandado por Anthony e Smith e do outro a defesa do Pacers comandada por Paul George e Roy Hibbert. A série foi fechada em seis partidas, com a defesa do Pacers levando vantagem, conseguindo segurar Carmelo Anthony que não teve o suporte necessário para levar sua equipe adiante.
O que deu certo
Carmelo Anthony.
O ala dos Knicks fez uma das melhores temporadas de sua carreira, se não a melhor. Acabou em terceiro lugar na votação para MVP da temporada atrás de Lebron James e Kevin Durant e foi o líder da NBA em pontos por partida pela primeira vez na carreira.
Nas estatisticas individuais, Anthony teve o seu melhor campeonato no quesito arremesso de 3 pontos, com um aproveitamento de 38%, sendo que praticamente dobrou o numero de situações que buscava esse tipo de arremesso.
Carmelo deixou uma boa impressão no torcedor nova iorquino para o futuro da equipe, pois nunca foi tão importante como líder dentro de quadra para seu time e mostrou que pode levar o time as finais de conferencia na proxima temporada.
O que deu errado
Amare Stoudemire.
Stoudemire foi um dos melhores jogadores da Liga poucos anos atrás, mas vem decaindo tanto técnica como fisicamente e o seu jogo não é mais o mesmo que o consagrou no Phoenix Suns.
Na temporada Amare fez apenas 29 jogos e não foi titular em nenhum deles, além de ter apresentado um baixo numero de minutos jogados, e ficou muito aquém do que realmente pode render e do seu status de estrela. Para piorar a situação, Stoudemire tem uma salário muito alto, o que acaba comprometendo a flexibilidade financeira da equipe.
Para a próxima temporada, um dos grandes desafios da comissão técnica do Knicks vai ser o trabalho com o ala-pivô que é fundamental para que a equipe possa alçar voos mais altos dentro da Liga.
O futuro
No período de entressafra da Liga, o Knicks acabou perdendo uma de suas referencias em quadra, o veterano armador Jason Kidd que acabou aceitando convite para ser treinador do Brooklyn Nets. Alem de Kidd, Chris Copeland saiu, assinando com o algoz Indiana Pacers e Marcus Camby acabou sendro mandado para o Toronto Raptors ao lado do especialista em 3 pontos Steve Novak para a chegada do ala-pivô italiano Andrea Bargnani. Na noite do Draft a escolha foi o ala-armador Tim Hardaway Jr que chega para dar mais uma opção para a rotação do perímetro da equipe. Dos agentes livres, o Knicks buscou Metta World Peace que foi anistiado no Lakers, além de acertar com o armador Beno Udrih para a vaga deixada por Jason Kidd.
Para chegar mais longe do que chegou nessa ultima temporada o valioso elenco do Knicks precisa se manter saudável, Anthony e Smith precisam render o mesmo dessa ultima temporada e Amare Stoudemire precisa voltar a jogar em um nível mais elevado. Com as adições de Udrih, World Peace e Bargnani, o banco de reservas do Knicks passa a ser uma arma muito importante, pois se tratam de jogadores qualificados e experientes que adicionarão muito a esse elenco milionário.
A disputa para chegar as Finais da Conferencia Leste será muito interessante, Heat é o atual campeão e melhor time da Liga, o Pacers que jogou a ultima final do leste se reforçou bem e conta com a volta de Danny Granger, enquanto que o Chicago Bulls conta com o retorno de Derrick Rose, e Brooklyn Nets adicionou jogadores como Kevin Garnet, Paul Pierce.
Mesmo com forte concorrência, o torcedor do Knicks tem boas possibilidades de ver seu time chegar ao menos na final do Leste.