O famoso sócio de LeBron James, Maverick Carter pode estar de olho em um cenário onde cria uma liga concorrente para a NBA. Com um projeto ambicioso e supostos investimentos bilionários, a principal liga de basquete do mundo pode ganhar companhia. Ao menos, é a informação da revista de negócios Bloomberg.
De acordo com a revista, a ideia dos investidores é criar uma liga de basquete ao estilo da Fórmula 1. A base será na América do Norte, mas a ideia é que seja algo como uma tour pelo mundo enquanto o campeonato se desenrola. Semelhante ao que vemos no mundo das corridas, com etapas espalhadas em vários países com uma classificação final.
Maverick Carter tem sido um dos investidores do projeto, e tem a companhia de algumas empresas como a UBS Group AG que presta serviços financeiros, assim como a Evercore Inc, que também é citada na notícia. Juntos, eles pretendem reunir um valor inicial de mais de US$5 bilhões.
O novo torneio seria composto por seis equipes masculinas e femininas em um primeiro momento. Os jogos seriam disputados em oito cidades ao redor do mundo. O nome dos lugares não foi dito pela revista. A ideia seria passar duas semanas em cada local.
Mais bilionários como o cofundador do Skype, Geoff Prentice e Grady Burnett, que foi um executivo importante do Facebook, também estão entre os que podem investir no novo torneio.
Leia mais!
- “LeBron James vai deixar a NBA pior do que encontrou”, dispara ex-jogador
- Boletim de rumores e trocas da NBA (14/01/2025)
- Com Gui Santos titular, Curry brilha e Warriors vence Timberwolves
Por fim, a revista FOS garantiu que LeBron James não está envolvido na criação de uma nova liga que dispute espaço com a NBA. Apesar de serem parceiros de negócios, o astro do Los Angeles Lakers não está ao lado de Maverick Carter na questão.
O camisa 23 tem uma marca ligada a Carter, a Uninterrupted. Ela produziu um programa onde James comandou algumas entrevistas por um tempo, o The Shop. A maior empresa de ambos é a The Spring Hill Company, fundada em 2020.
Por fim, não está claro se a liga passará de uma ideia para uma execução real, mas a vontade dos envolvidos é de fazê-la. A proposta é diferente da NBA, mas seria a primeira concorrente real da liga nos EUA, desde a ABA.
A antiga liga que contou com talentos como Julius Erving, se fundiu com a NBA em 1976. Mas vale citar que pela proposta de uma liga mais global, essa noção pode se perder ao longo do tempo. A ABA, afinal, operava dentro dos EUA de forma completa, com um formato mais parecido. A liga rival foi uma das responsáveis pelo declínio da NBA nos anos 70, até a chegada de Magic Johnson e Larry Bird, poucos anos depois da fusão.
Assine o canal Jumper Brasil no YouTube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
Além disso, quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta com a gente o que de melhor acontece na NBA