O Oklahoma City Thunder entrou em quadra nessa segunda-feira com a temporada em risco. Mas o jovem elenco superou mais um desafio. A equipe conseguiu igualar a série semifinal do Oeste contra o Dallas Mavericks, atuando fora de casa, após quatro jogos. Shai Gilgeous-Alexander comandou a vitória do time mais uma vez, com uma atuação que recebeu o reconhecimento de Luka Doncic.
“Shai é inacreditável, antes de tudo. Acertou arremesso depois de arremesso hoje, sem parar. Talvez, a gente tenha que mudar a nossa abordagem e ‘dobrar’ a marcação em cima dele. Mas, ao mesmo tempo, quase todos os arremessos que acertou hoje foram contestados. O problema é que, no fim das contas, ele é simplesmente muito bom”, admitiu o astro do Mavs, depois da derrota por 100 a 96.
Gilgeous-Alexander recebeu elogios, em particular, pelo desempenho no final do jogo. O ala-armador retornou à partida com nove minutos para o fim, enquanto a equipe perdia por seis pontos. Até o estouro do cronômetro, anotou dez pontos e quatro assistências. O jovem astro foi o propulsor da virada crucial para as pretensões do Thunder. E, não por acaso, ele disse que foi o jogo mais significativo de sua carreira na NBA.
“Há momentos dos jogos em que me vejo fazendo o mesmo que todos, pois só observo Shai. Sou mais um fã na plateia que vê os seus lances e pensa que é uma loucura. Mas isso não é de hoje. Ele tem feito isso a temporada inteira, na verdade. É um atleta que converte arremessos bem difíceis, mas também faz muito mais pelo time em quadra”, reverenciou o calouro Chet Holmgren.
Leia mais sobre Shai Gilgeous-Alexander
- Ex-jogador da NBA vê Shai Gilgeous-Alexander “roubado” por MVP
- Shai Gilgeous-Alexander: “Lu Dort é um dos melhores defensores que vi na vida”
- Para Shaquille O’Neal, Shai Gilgeous-Alexander é o MVP da temporada
Equilíbrio
Gilgeous-Alexander terminou a partida com 34 pontos, oito rebotes e cinco assistências. Além disso, ele teve dois roubos de bola e dois tocos sem cometer desperdícios de bola. Foi uma atuação completa por si só, mas que ainda trouxe um feito histórico. Ele fez 12 cestas de média distância no jogo e, assim, igualou a maior marca dos playoffs da NBA na última década. Tudo isso parece simples, mas é produto de uma equação complexa.
“Você precisa encontrar um equilíbrio e entender o momento certo de atacar ou passar a bola, por exemplo. Quando você precisa fazer a jogada certa e quando a jogada certa é simplesmente acreditar em sua técnica. É uma questão em que tento ser perfeito, mas travo uma batalha constante. E, em síntese, isso passa por perceber o que a marcação oferece”, explicou o jovem craque.
Mas não deve ser fácil resolver passar a bola quando você sente que está em um ótimo momento, né? Para Gilgeous-Alexander, no entanto, tudo é uma questão de confiança. “Você deve aproveitar o que a defesa cede e, acima de tudo, confiar nos companheiros de time. É preciso confiança para vencer em alto nível. Eu quero vencer, então não há outra opção a não ser confiar em todos como confio em mim”, completou.
Personalidade
É verdade que, do outro lado, Shai Gilgeous-Alexander viu um Luka Doncic bem menos inspirado do que de costume. O esloveno até registrou um triplo-duplo, mas teve uma atuação abaixo da crítica. No entanto, o fato é que o Mavericks esteve muito perto de ficar a uma vitória em três jogos de eliminar o Thunder. E, nesse momento, o líder do time assumiu a responsabilidade como se espera de uma referência.
“Shai tomou as rédeas do jogo na reta final não só pontuando, mas também passando a bola. E isso não é fácil, antes de tudo. Estávamos perdendo a série por dois a um, atrás no placar, com o time acertando menos de 30% para três pontos. Então, ter esse nível de confiança em um momento tão crítico é complicado. Para um jovem astro, eu fiquei maravilhado com a personalidade de Shai hoje”, exaltou o técnico Mark Daigneault.
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA