Você já se perguntou: como funcionam os patrocínios no basquete brasileiro?

Entenda

patrocínios basquete brasileiro Fonte: Reprodução / X

O basquete está se tornando local no Brasil, pois seus adeptos praticam o esporte nas quadras das escolas e ainda mais fãs acompanham as ligas profissionais. Assim, o esporte continuará a crescer em popularidade e o patrocínio será uma importante fonte de renda para as equipes, ligas e eventos. Aqui está uma visão geral de como os patrocínios funcionam no basquete brasileiro:

Patrocínios de equipes

As equipes brasileiras de basquete fazem o mesmo que as principais equipes profissionais de futebol ou vôlei e conseguem patrocinadores suficientes. As principais equipes participam do NBB, que é a melhor liga de todas e tem a capacidade de mostrar os melhores talentos brasileiros, além, é claro, de alguns jogadores estrangeiros. Como as empresas são os principais patrocinadores dos principais times, Flamengo e Franca, essas equipes vendem áreas em suas camisas e quadras para as mesmas empresas.

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Os patrocinadores obtêm a exposição de sua marca quando apoiam o jogo que está sendo transmitido por parceiros de mídia, como a TV e a Internet. Além disso, nos jogos em casa, eles têm tempo para gastar e se tornar visíveis no campo. Os financiadores tradicionais da equipe incluem bancos brasileiros como a Caixa e o Banco do Brasil e empresas de telecomunicações como a Vivo, entre outros. A eles se juntam marcas como Nike e Peak, que são usadas como uniformes e outros materiais pelo time e por entidades locais que querem aumentar sua visibilidade. Além disso, há outros setores que estão apostando nos recursos de exposição do NBB, há empresas de iGaming que, usando a plataforma de cassino certa para se lançar, agora patrocinam alguns dos times da liga. Os níveis de patrocínio, os direitos exclusivos e as opções de visibilidade são as variáveis dos pacotes de patrocínio oferecidos pelas equipes.

Vamos patrocinar ligas e eventos locais de basquete.

As equipes locais da NBB dependem de grandes patrocinadores que são os geradores de renda da liga. Atualmente, suas principais linhas de produtos são a marca de cerveja Brahma, a farmácia Ipanema e o BMG Banco. Uma dessas entidades, juntamente com outros patrocinadores, obtém uma exposição generosa da marca por um período projetado de uma temporada mais longa em todas as quadras de jogos, anúncios dentro do jogo, colocação de produtos e assim por diante.

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Os principais eventos, anúncios e patrocínios de títulos rendem uma quantia considerável de dinheiro. Por exemplo, a Copa Pan-Americana FIBA é patrocinada pela FanDuel, Puma e Banco do Brasil. Isso é alcançado quando essas marcas obtêm a maior cobertura da mídia por meio de direitos de nomeação de arena, transmissões de televisão, promoções de mídia social e rotulagem dos maiores talentos.

Patrocínios de jogadores individuais

O rastro de popularidade dos jogadores brasileiros de basquete está sempre ligado a acordos de endosso pessoal, como os que os jogadores de futebol mais famosos desfrutam. Por exemplo, Barbosa, da NBA, poderia ter um contrato de assinatura de calçados ou outra afiliação com outras marcas de consumo, como outros brasileiros que jogam no exterior ou nas principais ligas nacionais. A marca se beneficia de uma aparição quando patrocina um jogador famoso, pois seus produtos são vistos como participantes da transmissão ou em materiais de marketing.

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Patrocínios de base e juvenis

Nas ligas, clubes e torneios juvenis, os patrocinadores e parceiros que são empresas locais são aconselhados a fazer negócios em nível regional para que não enfrentem desafios financeiros decorrentes da falta de financiamento público. A ideia britânica também vai ao encontro de um modelo semelhante ao da AAU, em que as equipes e os torneios de viagem estão sempre promovendo a exposição das marcas que os financiam em troca. Os patrocinadores podem ser desde concessionárias de automóveis e restaurantes até outros setores. Os patrocinadores podem ser distribuidores de carros, redes de restaurantes ou qualquer outra coisa. O patrocínio também significa mais dinheiro, com melhores recursos, equipamentos, chance de viajar e, certamente, treinamento – de mãos dadas tanto para as empresas locais quanto para os atletas.

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A receita dos patrocinadores, no entanto, é o que mantém as operações das equipes e dos eventos, incluindo mais do que os esportes de destaque, como o futebol. Apesar de um esporte orientado por patrocinadores ser conhecido por sua abundância de anúncios nos uniformes e campos esportivos, às vezes ele é comercializado demais. Esse conceito de assistir aos atletas em uma tela verde ou em céus gerados por computador é rejeitado pelos espectadores porque prejudica a experiência do espectador e a estética do evento esportivo. Feito isso, o ecossistema do basquete brasileiro deve conseguir encontrar o equilíbrio adequado entre os fatores enumerados, com o crescimento do interesse e do investimento no esporte nos próximos anos.

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