Victor Wembanyama, o provável melhor calouro da NBA, fez um triplo-duplo histórico na vitória do San Antonio Spurs sobre o Toronto Raptors por 122 a 99. Escolha número um do Draft de 2023, o francês registrou 27 pontos, 14 rebotes e dez bloqueios diante do Raptors fora de casa. Mas Wembanyama ainda distribuiu cinco assistências, contribuindo para o Spurs quebrar a sequência de sete derrotas. Tudo isso em 29 minutos de ação, o que então o tornou o primeiro jogador com tais números em menos tempo de quadra.
“Eu me senti ótimo”, disse Victor Wembanyama. “Estive em um grande ritmo, mas foi desde o início do jogo. Eu acho que é só como é a NBA, então tivemos bons momentos e outros nem tanto. Mas hoje estivemos bem”.
Até então, Josh Smith, Dikembe Mutombo, Harvey Catchings, Ralph Sampson, Mark Eaton, David Robinson e Manute Bol eram os únicos calouros com dez tocos ou mais. Shaquille O’Neal teve nove pelo Orlando Magic, mas obteve 15 em seu segundo ano de carreira. Aliás, Bol teve cinco partidas a bloquear dez arremessos ou mais como novato e ele possui o recorde (15) em apenas um embate. Mas na noite de segunda-feira, Victor Wembanyama entrou para o seleto grupo que nem Shaq chegou a fazer parte.
“Ele fez um pouco de tudo”, afirmou o técnico Gregg Popovich. “É óbvio que ele tem muito talento e que entende bem como sentir o jogo. Mas hoje ele mostrou em vários sentidos, passando a bola, tendo boas decisões e bloqueando arremessos”.
Victor Wembanyama é o primeiro jogador a conseguir um triplo-duplo com tocos na NBA desde Clint Capela, em 2021. Desde então, nenhum outro jogador atingiu dez bloqueios em uma partida.
Leia mais sobre Victor Wembanyama
- Victor Wembanyama e Brandon Miller são eleitos novatos do mês na NBA
- Gregg Popovich compara Victor Wembanyama a ídolos do Spurs
- Victor Wembanyama comanda Spurs contra o Timberwolves
Além disso, Victor Wembanyama é apenas o quarto calouro a marcar um triplo-duplo na NBA com tocos na história. Antes dele, Ralph Sampson e Mark Eaton conseguiram a marca em 1983/84, enquanto David Robinson o fez três vezes em 1989/90.
“Wembanyama é um jogador que estará na NBA pelos próximos 15 anos. Então, precisamos entender como o atacar e como jogar contra ele”, disse o técnico do Raptors Darko Rajakovic. “Ele é um jogador único com seu tamanho e habilidade para bloquear arremessos. Precisamos fazer um trabalho muito melhor quando nos encontrarmos de novo”.
Foi o segundo triplo-duplo de Wembanayana em sua curta carreira, mas a primeira com bloqueios. No anterior, diante do Detroit Pistons, ele registrou 16 pontos, 12 rebotes e dez assistências.
De acordo com o site oficial da NBA, o francês lidera a Corrida para o melhor calouro de 2023/24. Enquanto isso, Chet Holmgren (Oklahoma City Thunder) é o segundo e Brandon Miller (Charlotte Hornets) ocupa o terceiro lugar. Aparentemente, Wembanyama só perde o prêmio em caso de uma lesão que não o permita atingir os 65 jogos.
Até o momento, ele acumula médias de 20.4 pontos, 10.0 rebotes, 3.2 assistências e lidera a NBA com 3.2 bloqueios em 48 partidas em cerca de 28.4 minutos por noite.
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA