Veterano, Al Horford quebra tabu como campeão da NBA

Experiente pivô conquistou primeiro título da carreira depois de 186 jogos disputados em playoffs

al horford campeão nba Fonte: Reprodução / Instagram

Al Horford entende o “jejum” do Boston Celtics para voltar a ser campeão da NBA como poucos jogadores. Afinal, o pivô era um calouro na liga quando a franquia conquistou o troféu Larry O’Brien pela última vez. O ano era 2008 e, partir de então, começava uma longa espera para ambos. Mas acabou nessa segunda-feira. Depois de 17 temporadas, mais de 1000 jogos disputados, o atleta conquistou o seu primeiro título.

“Eu ainda não acredito que conseguimos. Tinha uma visão de como seria ser campeão e isso é exatamente como imaginei. Estou bastante agradecido porque a espera foi longa. Foram muitas temporadas para mim, então acho que a ficha não caiu ainda. São tantas emoções, mas é inacreditável. O confete caiu, levantamos a taça, mas ainda é difícil de acreditar”, contou o veterano, após a vitória decisiva sobre o Dallas Mavericks.

A conquista do título por Horford, aliás, quebra um tabu da NBA. Ele é o atleta que mais disputou partidas de playoffs antes de ganhar o seu primeiro anel de campeão. Foram 186 jogos em 15 participações em pós-temporadas para que a glória, por fim, viesse. Alcançar o objetivo depois de tanto tempo levou o jogador a relembrar o processo de chegada ao Celtics, oito anos atrás.

Continua após a publicidade

“Eu nunca vou esquecer o que Danny Ainge disse em minha primeira reunião em Boston, antes de assinarmos contrato. Ele falou que poderia ser campeão por vários times, mas nada se compara a vencer aqui. Não há nada como ser campeão como um Celtic. E isso ficou em minha cabeça depois do encontro. Eu desejava ser um dos grandes, então era disso que precisava”, lembrou o experiente pivô.

Leia mais sobre o Boston Celtics

Subestimado

Al Horford, além disso, virou o quarto atleta a disputar 17 temporadas na NBA antes de conquistar o seu primeiro título. Ele igualou – curiosamente – o ex-armador e treinador do Mavericks nas finais, Jason Kidd. Juwan Howard e Kevin Willis, enquanto isso, foram campeões pela primeira vez durante a sua 18a temporada na liga. Para Derrick White, o troféu ajuda a dar a devida proporção para a carreira do veterano.

Continua após a publicidade

“Acho que nenhum jogador merecia mais ser campeão, pois Al tem uma carreira incrível. Subestimada, com certeza. Ele é um jogador que faz de tudo para o seu time sem fazer nenhuma exigência. Nunca pede nada em troca. Por isso, eu estou bem feliz. E, mais do que isso, sinto-me agradecido por fazer parte dessa história. É mais um capítulo de uma carreira sensacional”, exaltou o especialista defensivo.

Jrue Holiday, bem como White, celebrava a vitória pessoal após o triunfo no quinto jogo das finais. Mas fez questão de mostrar que estava especialmente feliz pela conquista de Horford. “Nos últimos meses, pude conhecer a pessoa e líder incrível que Al é. Vi como, além disso, é um ótimo pai e ser humano. Eu atravessaria uma parede, então, por esse cara. Estou muito feliz que tenha sido campeão”, reconheceu o armador.

Continua após a publicidade

Ele merece!

O alto volume de jogos nos playoffs comprova que Horford sempre contribuiu para times competitivos durante a carreira. Antes de chegar à NBA, por exemplo, ele foi bicampeão do Torneio da NCAA pela Universidade da Flórida. O que lhe faltava, então, era o troféu Larry O’Brien para coroar essa trajetória vitoriosa. Para Jaylen Brown, fazer parte dessa história traz um significado especial para o seu primeiro título.

“Ninguém merece mais esse título do que Al. Ele tem sido um grande líder para o elenco não só dentro, mas fora de quadra também. É um mentor para todos. Uma lenda e um herói da vida real e do esporte. Ser um dos seus companheiros, certamente, virou uma ótima experiência. É simplesmente uma honra jogar ao seu lado, em síntese”, reverenciou o MVP das finais.

Continua após a publicidade

Horford teve um papel fundamental na campanha do Celtics nos playoffs, em particular, após a lesão de Kristaps Porzingis. “Provavelmente, nós dependemos até demais de um atleta com a idade de Al. Mas ele sempre entregou em quadra. É um atleta consistente, disciplinado com o seu corpo e que nunca reclama de nada. Tudo o que sabe fazer é ajudar o time a vencer”, completou Brown.

Leia mais sobre Al Horford

Reta final

Al Horford se tornou campeão da NBA poucas semanas depois de completar 38 anos de idade. Ou seja, apesar da vitória, a realidade inevitável é que o fim da carreira do pivô está próximo. Não dá para ignorar. No entanto, ele ainda tem mais uma temporada de vínculo garantido com o Celtics. O jogador garante que, por enquanto, aposentadoria passa longe de estar nos seus planos.

Continua após a publicidade

“Eu não coloco um limite de tempo em minha carreira, para começar. Contanto que me sinta saudável e siga com vontade de jogar, basta. E gostaria de ter o apoio dos meus familiares e da minha esposa, pois isso é importante para mim. Sinto-me bem hoje e, por isso, ainda nem penso em parar. Por que parar agora? Nunca quero limitar a mim mesmo”, concluiu o agora detentor de um título da NBA.

Assine o canal Jumper Brasil no Youtube

Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.

Continua após a publicidade

E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.

Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA

Últimas Notícias

Comentários