A temporada europeia já está em andamento, mas várias equipes do continente seguem monitorando a situação do locaute da NBA na esperança de conseguirem mais reforços. Um deles é o Unicaja Malaga, da Espanha, que teria o brasileiro Tiago Splitter encabeçando sua lista de contratações.
Segundo o periódico local Diario Sur, a direção do time está em contato com os representantes do pivô do San Antonio Spurs e trabalha em sigilo para viabilizar um acordo que duraria até o término da greve da liga norte-americana. Especula-se que os espanhóis estejam oferecendo salário mensal de €60 mil (R$144 mil) para o atleta.
No fim de setembro, após ter sido procurado por vários clubes brasileiros, Splitter liberou um comunicado oficial afirmando que não defenderia nenhum clube durante o locaute. O jornal de Malaga, porém, diz que o pivô deu autorização para que seus agentes negociassem com interessados por causa da longa duração do impasse envolvendo os jogadores e donos de franquias da NBA.
Outro provável concorrente pelos serviços do brasileiro seria o Caja Laboral, time no qual ganhou notoriedade e se tornou ídolo. Entre 2003 e 2010, ele levou a equipe espanhola a dois títulos nacionais e três conquistas da Copa do Rey.
Apesar do irretocável currículo na Espanha, Splitter teve uma apagada temporada de estreia no Spurs. Em 60 partidas disputadas, o pivô de 27 anos acumulou médias de 4.6 pontos e 3.4 rebotes.