Nesse domingo (29), Jahlil Okafor, a terceira escolha do Draft de 2015, assinou um contrato com o Indiana Pacers. De acordo com o site The Athletic, o acordo é válido apenas para a fase de treinamentos, mas não o impede de conseguir um vínculo para a temporada. Desse modo, o pivô tem a chance de retornar à NBA após três anos.
A última vez que Okafor jogou na liga foi na temporada 2020/21. Ele participou de 27 partidas com a camisa do Detroit Pistons e conseguiu médias de 5.4 pontos e 2.4 rebotes em 12.9 minutos. Além disso, teve 61.8% de aproveitamento geral, acertando 2.3 das 3.8 bolas que tentou por jogo. Desde então, jogou na China e na Espanha, fazendo 11.7 pontos, 5.1 rebotes e 1.8 assistência em 11 jogos pelo Zaragoza na última temporada.
No entanto, seu começo na NBA foi de uma estrela. Apesar de aceitar o contrato para a fase de treinamentos do Pacers atualmente, Jahlil Okafor foi a terceira escolha do Draft de 2015, saindo na frente de jogadores como Devin Booker e Kristaps Porzingis. O prospecto da Universidade de Duke teve uma boa primeira temporada com o Philadelphia 76ers, registrando 17.5 pontos e sete rebotes.
Em seguida, lesões e muita disputa pela posição de pivô atrapalhou seu desenvolvimento no Sixers. Assim, passou mais cinco temporadas na liga, representando o Brooklyn Nets, New Orleans Pelicans e Pistons, mas não conseguiu o espaço desejado em nenhum time. Então, seu jogo que já era visto como ultrapassado pela falta de versatilidade, perdeu espaço na NBA.
Leia mais sobre o Indiana Pacers!
- Site propõe troca entre Lakers e Pacers por pivô
- “Time do Pacers sempre tem algo a provar”, dispara Pascal Siakam
- Tyrese Haliburton: “Se quiser jogar comigo, será no Indiana Pacers”
Agora, Okafor tenta voltar para a liga após três temporadas na CBA e ACB. Há a expectativa para o pivô competir por uma vaga no time para 2024/25, afinal as franquias realizam testes para decidir quais jogadores irão contratar para a fase de treinamentos. Então, ele terá que se provar nas próximas semanas.
Além disso, o elenco do Pacers é relativamente jovem. Na última temporada, foram para as Finais da Conferência Leste, algo que não conseguiam desde 2014. Na verdade, o time não passava da primeira rodada desde 2014. Desse modo, faria sentido combinar o talento dos jovens jogadores com a experiência de um veterano como Okafor.
Então, esta é a oportunidade do pivô mostrar seu desenvolvimento como jogador nas últimas temporadas nas ligas estrangeiras. É a chance de Okafor mostrar que melhorou seu jogo e que está saudável para voltar à NBA. E seu sucesso estará relacionado com o quanto ele consegue ajudar um time que já está montado para competir.
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta com a gente o que de melhor acontece na NBA