A Seleção Brasileira Feminina de Basquete anunciou um nome conhecido da WNBA como treinadora principal. A ex-Chicago Sky, Pokey Chatman, assume o comando da seleção para o ciclo olímpico de Los Angeles. Aos 55 anos, ela conta com 14 anos de bagagem na liga dos Estados Unidos e uma currículo de destaque no esporte.
“Estou honrada por ter sido escolhida para liderar a Seleção Brasileira para o próximo Ciclo Olímpico. Começaremos a trabalhar de cara em nosso processo de retorno ao cenário mundial do basquete feminino”, destacou a técnica.
Em sua carreira, Chatman passou por Chicago Sky e Indiana Fever como treinadora e dirigente. Atualmente, ela atua como assistente e GM do Seattle Storm. Além disso, já colaborava como consultora técnica da CBB desde julho. No novo papel, a ex-WNBA se torna a primeira mulher técnica da Seleção Brasileira de Basquete desde Maria Helena Cardoso.
“Meu sonho é ajudar a restaurar o basquete feminino brasileiro e nos tornarmos um dos países mais relevantes e referência do nosso jogo. Sim, é um processo, e abraçaremos cada aspecto com a atenção necessária aos detalhes. O objetivo é o sucesso em LA 2028, mas nossos olhos estão voltados para as próximas competições”, afirmou Chatman.
O primeiro desafio de Pokey será a Copa América. O torneio continental acontece entre junho e julho de 2025, em Santiago, no Chile. O Brasil, aliás, é o atual campeão do torneio e busca defender o título conquistado em 2023.
Leia mais!
- Miami Heat seria favorito para troca por CJ McCollum
- Lesão afasta Scottie Barnes do Raptors mais uma vez
- GM do Rockets comenta rumores de troca por Jimmy Butler
A técnica assume também a responsabilidade de reestruturar o elenco. Desse modo, pretende aproveitar Érika, Damiris e Clarissa para capacitar as mais jovens. São os casos de Kamilla Cardoso e Stephanie Soares, ambas na WNBA.
“Estou animada com nossa nova geração de jogadoras. Afinal, elas aprenderão e crescerão junto com nossas veteranas. Muitas dessas jovens já estão competindo em alto nível nos Estados Unidos. Então, terão um grande impacto no grupo”, completou.
Por fim, a comissão técnica contará com Léo Figueiró, do técnico Vasco, e Bruna Rodrigues, do Blumenau, como assistentes. Enquanto isso, Vita Haddad segue como preparador físico.
Assine o canal Jumper Brasil no YouTube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Se inscreva, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
Além disso, quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA