Mais uma vez, a seleção dos Estados Unidos não vai disputar uma final de Copa do Mundo. A derrota para a Alemanha, nesta sexta-feira (8), custou a eliminação dos EUA no torneio e o técnico Steve Kerr reconheceu o momento diferente do basquete. Em coletiva após a partida, o comandante foi questionado sobre a importância dos americanos não vencerem competições desse nível e o que isso representa para outros países.
“Isso significa que o jogo foi globalizado nos últimos 30 anos ou mais. Esses jogos são difíceis. Já não estamos em 1992. Os jogadores são melhores em todo o mundo. As seleções são melhores. Então, não é fácil vencer uma Copa do Mundo ou uma Olimpíada”, admitiu o treinador.
O treinador, então, fez alusão ao ano que marcou a união do Dream Team americano nas Olimpíadas de Barcelona. Foi a primeira vez que a FIBA autorizou a participação de jogadores da NBA no torneio. O resultado foi um atropelo dos Estados Unidos em todas as partidas até a conquista da medalha de ouro.
Aliás, os EUA faturaram sete dos últimos oito Jogos Olímpicos. Isso, depois da inclusão das estrelas da NBA.
Por outro lado, em Copas do Mundo, o desempenho não é o mesmo. Afinal, a última edição já mostrou isso. Em 2019, na China, o time ainda comandado por Gregg Popovich caiu nas quartas de final e amargou apenas sétima colocação geral. Agora, mais um fiasco. No entanto, ainda terá a disputa pelo bronze contra o Canadá.
Leia mais!
- Copa do Mundo de Basquete: toda soberba dos EUA é punida
- Basquete da NBA nunca mais foi o mesmo após o Dream Team
- Você sabia? Apenas três jogadores foram MVP na NBA e na Copa do Mundo de Basquete
Além disso, apesar da eliminação dos EUA, Steve Kerr parabenizou a Alemanha, que fez jogo duro e conquistou a vaga para a final do Mundial. A decisão, aliás, será entre dois europeus. Isso porque a Sérvia se classificou ao vencer o Canadá, também nesta sexta-feira.
“Parabéns à Alemanha. Eles foram fantásticos e mereceram a vitória. Cada vez que conseguimos vantagem, eles devolviam com um grande arremesso ou uma grande jogada. Eles fizeram o que tinham que fazer. Estou muito orgulhoso dos nossos caras que foram corajosos durante todo o jogo. Mas simplesmente não conseguimos vencer”, completou Kerr.
O técnico da seleção americana também reconheceu os erros defensivos da equipe ao longo da partida. Além de criticar os rebotes defensivos, exaltou a atuação de Dennis Schroder pelo lado do rival.
“Esse foi o ponto principal [defesa]. Mas também dou muito crédito a Schroder. Ele é um armador difícil de lidar. É rápido, infiltra constantemente. Algo que ameaça e compromete a defesa”, refletiu Kerr sobre o armador alemão que fez 17 pontos e nove assistências.
Os Estados Unidos ainda farão um último jogo pela Copa do Mundo de Basquete. A disputa do terceiro lugar contra o Canadá. O embate acontece no domingo (10), às 5h30 (horário de Brasília).
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA
Instagram
Twitter
Facebook
Grupo no Whatsapp
Threads
Guia Futebol