Rumores da NBA: Houston Rockets muda postura e mira astros

Franquia pode ter aumentado seu tempo de urgência e deve movimentar a trade deadline

Rumores NBA Houston Rockets Fonte: Jared C. Tilton / AFP

O Houston Rockets está atrás de astros na NBA, ao menos é o que diz um dos mais quentes rumores da última quarta-feira (31). Em uma publicação de Shams Charania e Kelly Iko, do portal The Athletic, a informação de que os texanos estão explorando cenários de troca pegou muitos de surpresa. A equipe tem 22 vitórias em 46 jogos na temporada 2023/24, ocupando a 11ª posição do Oeste.

A notícia deu alguns motivos para a nova abordagem de Houston no mercado. O principal é a vontade de Ime Udoka em competir e chegar aos playoffs. Além disso, a equipe se vê em boa posição para fazer uma super troca em breve.

Publicidade

“Eles provaram para si que são capazes de competir em alto nível. Venceram o Denver Nuggets, atual campeão da NBA, por três vezes. Também triunfaram sobre o Milwaukee Bucks. Porém, derrotas para equipes como San Antonio Spurs, Portland Trail Blazers e Chicago Bulls mostraram que ainda existem lacunas nesse elenco. O treinador Udoka está frustrado com essa inconsistência”, revelou Iko.

“A vontade de competir mais rapidamente, acelerando o processo de reconstrução, é uma tônica do trabalho dele desde que foi contratado. Portanto, Houston quer ser um comprador e não vendedor nessa trade deadline. E, aliás, eles se veem em uma grande posição. Afinal, possuem capital de escolhas de Draft e também vários jovens promissores. Vários deles podem estar na mesa em caso de uma troca por um jogador de alto calibre”, explicou.

Publicidade

De fato, o Rockets deu um passo à frente em sua reconstrução para 2023/24. Com espaço na agência livre, a franquia acertou as chegadas de Fred VanVleet, por US$128 milhões, e Dillon Brooks por US$86 milhões.

Leia mais sobre o Rockets!

Por mais que a franquia pudesse conseguir a classificação para os playoffs, o melhor desempenho contra equipes mais fortes foi alcançado. Diferente, portanto, dos tempos sob o comando de Stephen Silas, quando o Rockets tinha dificuldades para vencer. Mas o treinador não está satisfeito. Então, isso ganhou força entre dirigentes e proprietários.

Publicidade

“Enquanto todos estavam satisfeitos com um progresso mais natural ao longo desse primeiro ano, Udoka enxerga o atual cenário como medíocre. Seu apetite por vitórias é grande. Isso foi reconhecido e desenvolvido em seu tempo como assistente de Gregg Popovich, além de também em suas passagens por Boston (técnico principal), Brooklyn e Philadelphia (assistente)”, afirmou o jornalista.

“Após passar perto do título com o Celtics, suas prioridades não mudaram, mesmo que a janela de Houston seja um pouco diferente. Isso também está presente na família Fertitta, que comanda a franquia. A equipe de 2017/18 que ficou a um jogo das finais da NBA em seu primeiro ano é marcante para os proprietários. A demissão de Silas após 2022/23, aliás, foi um reflexo do quão irritados eles estavam com o rumo da franquia. Eles exigiram mudanças. Udoka então, casa com essa mentalidade”, ressaltou.

Publicidade

Por fim, Kelly Iko também falou sobre como isso também chegou ao GM da franquia, Rafael Stone. Ele foi treinado para o cargo enquanto trabalhou com o sempre agressivo dirigente, Daryl Morey, que hoje está no Philadelphia 76ers. Stone também gosta de desenvolver de forma mais rápida, o que traz força para os rumores de que o Houston Rockets quer astros da NBA.

Quem está disponível?

A opinião e influência do novo treinador já foi sentida na offseason. Afinal, o Rockets chegou a especular um novo casamento com James Harden. No entanto, foi Udoka quem preferiu o estilo de Fred VanVleet. Mais coletivo, um bom construtor de jogadas e melhor defensor. Dillon Brooks também está nas graças do técnico, com capacidade defensiva, liderança e bom impacto dos dois lados da quadra. Ambos são pilares do time para Udoka.

Publicidade

O único jovem que alcança o mesmo patamar é Alperen Sengun. O pivô turco prosperou na temporada 2023/24 e pode fazer parte até mesmo do All-Star Game. Sua versatilidade, recursos ofensivos de elite e potencial o colocam no centro do projeto do treinador.

O mesmo não acontece, porém, com Jalen Green. O ala-armador foi a grande escolha de Draft do projeto texano, mas não está mais intocável para trocar no momento.

“O jogador de 21 anos é muito talentoso. Ele vive seu melhor momento na campanha, com 26.7 pontos, 7.2 rebotes e quatro assistências nos últimos cinco jogos. Mas nas sete partidas anteriores, sua média foi de 15.6 pontos. O grande desafio é ser bom em todas as noites. Udoka tem conversado muito com o jovem e sente que ele tem evoluído. Mas ele já não é o centro do ataque como em outros momentos”, explicou Kelly Iko.

Publicidade

Além disso, outros dos principais nomes jovens da equipe também estão disponíveis, caso uma estrela esteja disponível. É o caso de Jabari Smith Jr, Tari Eason, Cam Whitmore e Amen Thompson.

Quem são os alvos?

Houston foi mais um dos times que esteve ligado a Dejounte Murray do Atlanta Hawks e Zach LaVine do Chicago Bulls. Porém, nenhum deles é atraente para a situação atual do Rockets. Mas existe um nome que Houston está interessada no momento: Mikal Bridges do Brooklyn Nets.

Publicidade

Antes do artigo do The Athletic, Michael Scotto, do portal Hoops Hype, já havia dito o mesmo. E foi além, contou que os texanos cogitaram enviar escolhas de Draft que pertenciam ao Nets em um primeiro lugar. Ou seja, uma parte do capital de Draft que receberam lá atrás no acordo por James Harden. Porém, o acordo não foi fechado. Mas duas fontes indicaram os mesmos rumores sobre o Houston Rockets na NBA.

“A oferta do Rockets é real. Inclusive, com múltiplas escolhas de primeira rodada do Draft sendo discutidas. Entretanto, apesar de um interesse alto de vários times, Brooklyn não tem interesse de negociar o ala. Eles o querem como parte do seu núcleo para hoje e para o futuro”, explicou Iko.

Publicidade

“Mas os gerentes gerais da liga já perceberam a mudança de postura da franquia. Conversei com vários gerentes gerais, que confirmaram a impressão de que eles querem se movimentar. E com os ativos que possuem, não existe dúvida de que podem fazer isso”, cravou o insider.

Reforços pontuais

Se não conseguir uma estrela, o foco do time deve ser encontrar um pivô reserva para Alperen Sengun. Afinal, o projeto com Jock Landale não funcionou nesta temporada. Atualmente, o ex-pivô do Phoenix Suns não tem minutos regulares. Esses são os rumores mais realistas sobre o Houston Rockets na NBA no momento.

Publicidade

“Uma coisa que Udoka deseja melhorar é a proteção de aro. Para o técnico, esse é um ponto fraco grande da equipe no momento. Portanto, opções na posição estão sendo monitoradas. De acordo com minhas fontes, existem quatro nomes que poderiam parar em Houston até a trade deadline. Kelly Olynyk do Utah Jazz, Clint Capela do Atlanta Hawks, Andre Drummond do Chicago Bulls e, por fim, Robert Williams do Portland Trail Blazers“, revelou.

“Além de reforçar a proteção de aro, o treinador quer um pivô que possa jogar com a sensação turca. Isso relembraria seus tempos de Boston Celtics, quando teve Williams e Al Horford em 2021/22. Salários expirantes como Victor Oladipo e Boban Marjanovic poderiam ser utilizados para uma troca aqui. Por último, Jae’Sean Tate também atrai algum interesse do mercado. Isso inclui Boston Celtics e Phoenix Suns“, concluiu.

Publicidade

No entanto, Houston não está disposto a envolver seus jovens para estes reforços citados. Apenas em caso de uma estrela. É por isso, por exemplo, que o interesse em Malcolm Brogdon esfriou um pouco. Afinal, isso pode diminuir minutos de Amen Thompson e Cam Whitmore.

Assine o canal Jumper Brasil no Youtube

Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.

Publicidade

E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.

Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta com a gente o que de melhor acontece na NBA

Últimas Notícias

Comentários