Relembre o resultado final das Olimpíadas de 2020 no basquete

A um mês de Paris 2024, veja como foi a última edição dos Jogos Olímpicos

resultado final Olimpíadas basquete Fonte: Reprodução / X

As Olimpíadas de Paris em 2024 estão chegando e 12 seleções de basquete vão atrás da medalha de ouro como resultado final do torneio. Mas, você se lembra como terminou a última edição realizada em Tóquio? O Jumper Brasil relembra a classificação final do torneio, que terminou pela quarta vez seguida com a vitória dos Estados Unidos. A USA Basketball é imbatível no torneio desde a derrota para a Argentina, em 2004, há 20 anos atrás.

A seleção estadunidense não tinha um elenco tão experiente assim, apesar das presenças de Kevin Durant, Damian Lillard, Jrue Holiday e Draymond Green. No entanto, havia uma mescla de veteranos e jovens promissores, como: Jayson Tatum, Devin Booker, Bam Adebayo, Zach LaVine e Jerami Grant. Além disso, Khris Middleton, Keldon Johnson e JaVale McGee completaram o time.

Mas o caminho até o ouro não foi fácil. Afinal, a equipe perdeu seu jogo de estreia para a seleção francesa. O time europeu tinham nomes fortes no basquete como Nicolas Batum, Evan Fournier e o astro defensivo Rudy Gobert. Os EUA até venceram República Tcheca e Irã, mas só ficaram no segundo lugar da chave.

Publicidade

Nos outros dois grupos, a Austrália de Patty Mills e a Eslovênia de Luka Doncic, avançaram no primeiro lugar. Aliás, o astro do Dallas Mavericks foi o grande nome de uma equipe que superou as tradicionais Espanha e Argentina em seu grupo. Sempre acompanhado de Goran Dragic e Mike Tobey.

Do mesmo modo, os australianos passaram na frente de Alemanha e Itália. Além de Mills, a equipe também tinha nomes da NBA como Matisse Thybulle, Josh Green, Aron Baynes e Joe Ingles. No fim, três equipes ficaram pelo caminho já na fase inicial: Irã, Nigéria e os donos da casa, o Japão.

Publicidade

Leia mais!

Argentina e Alemanha superaram a República Tcheca na tabela de melhores terceiros colocados. Então, os tchecos também caíram antes da fase final.

Quartas de final

Não houve grandes surpresas nas quartas de final. Os três líderes e os EUA venceram.

A Eslovênia venceu a Alemanha por 94 a 70. Aliás, um show de Goran Dragic que marcou 27 pontos. Enquanto isso, Luka Doncic distribuiu 11 assistências.

Publicidade

O time do leste europeu avançou para enfrentar a França, que venceu o clássico contra os italianos por 84 a 75. Em jogo difícil, Rudy Gobert anotou 22 pontos e Nicolas Batum pegou 14 rebotes. Na Itália, destaque para Simone Fontecchio, que marcou 23 pontos. Porém, que não foram suficientes para avançar.

A Austrália atropelou os argentinos. Uma vitória acachapante por 97 a 59. Um jogo de 18 pontos de Patty Mills. Vale lembrar que o armador é conhecido por crescer de produção jogando pela seleção.

O adversários seriam os Estados Unidos. Kevin Durant marcou 29 pontos para despachar a Espanha, que teve 38 pontos de Ricky Rubio, cestinha do torneio com uma média de 25.5 por jogo. Foi uma reedição das finais de Pequim 2008 e Londres 2012.

Publicidade

Então, o resultado final do basquete nas Olimpíadas de 2020 seria decidido entre as quatro melhores seleções desde o início do torneio.

Semi final

Os Estados Unidos garantiram sua vaga para a final sem muitas dificuldades contra a Austrália. Depois de ir para o intervalo perdendo por três pontos, a equipe dominou o terceiro quarto, vencendo-o por 32 a 10. Sem sustos no fim, a vitória se confirmou por 97 a 78. Aliás, Durant foi o destaque mais uma vez, com 23 pontos e nove rebotes. Mills se despediu do torneio com apenas 15 pontos.

Publicidade

Por outro lado, França e Eslovênia fizeram um duelo cercado de emoção. O duelo teve um final marcante, quando os franceses venciam por quatro pontos com pouco mais de 45 segundos pro fim. Uma falta de ataque expulsou Evan Fournier do jogo, e virou uma bola tripla para os eslovenos do outro lado. Entretanto, no último arremesso um toco de Nicolas Batum garantiu a vitória de seu time por apenas um ponto.

Como resultado, EUA e França jogariam uma revanche da estreia. Mas dessa vez, valendo a medalha de Ouro.

Por outro lado, na disputa pelo terceiro lugar, vitória da Austrália, em um show de Patty Mills que marcou 42 pontos, liderando o triunfo por 107 a 93 sobre a Eslovênia. Doncic teve 22 pontos, oito rebotes e sete assistências.

Publicidade

Decisão

Os Estados Unidos confirmaram seu quarto ouro olímpico seguido e o 16° na história, em jogo muito duro contra os europeus. Kevin Durant brilhou com 29 pontos, 21 deles só no primeiro tempo, além de dois lances livres que sacramentaram o triunfo americano.

Após um primeiro tempo de muito equilíbrio, a França teve momentos à frente do placar, mas também chegou a estar 14 pontos atrás no terceiro quarto. A recuperação, então, veio. Em vários momentos do último período, o jogo esteve com diferenças de apenas uma posse de bola. Fournier e Gobert marcaram 16 pontos cada, mas não foi o bastante.

Publicidade

Por fim, vitória dos EUA por 87 a 82, garantindo a medalha de ouro como seu resultado final no basquete das Olimpíadas em 2020.

Classificação final

1. Estados Unidos
2. França
3. Austrália
4. Eslovênia
5. Itália
6. Espanha
7. Argentina
8. Alemanha
9. República Tcheca
10. Nigéria
11. Japão
12. Irã

Publicidade

Assine o canal Jumper Brasil no Youtube

Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.

E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.

Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta com a gente o que de melhor acontece na NBA

Publicidade

Últimas Notícias

Comentários