https://www.youtube.com/watch?v=1ralEhcRPsE
O pivô DeAndre Jordan segue como peça central quando o assunto é lance-livre. Após diversas discussões sobre as faltas intencionais em seu companheiro, o ala-armador J.J. Redick resolveu aconselhar o pivô do Los Angeles Clippers sobre seus arremessos livres.
“Eu tento convencê-lo a arremessar os lances livres com a mão direita há dois anos”, revelou Redick em entrevista pós-vitória sobre o Phoenix Suns. “Ele [Jordan] pula com a perna esquerda, igual a maioria dos destros. Ele arremessa os ganchos e enterra com a mão direita, e é muito bom assim”.
Apesar de arremessar a bola de beisebol, segurar o taco de golfe e jogar a bola de boliche com a mão direita, Jordan sempre arremessou seus lances livres como canhoto, e mesmo com os pedidos de Redick, continuará arremessando com a mão esquerda.
“Não sou nem destro nem ambidestro. Eu sou canhoto”, esbravejou Jordan. “Eu já tentei arremessar com a mão direita e o resultado foi o mesmo, se não pior. Vou continuar com a esquerda porque venho treinando com ela há um tempo”.
Jordan conseguiu ultrapassar a marca de 50% de acerto nos lances livres em apenas uma de suas sete temporadas completas do pivô na NBA. Nos últimos três anos, o pivô começou a ser visado pelos técnicos que utilizam a estratégia do hack, e suas tentativas subiram de três para oito por jogo.
Nesta temporada, Jordan errou 22 lances livres em 34 tentativas contra o Portland Trail Blazers, sua maior marca em lances livres desperdiçados em 570 jogos na liga. Ainda assim, o jogador de 27 anos tem 42% de aproveitamento no quesito, marca superior aos 39% da última temporada.