Sem espaço na NBA, o brasileiro Raulzinho vai jogar a próxima edição da EuroLiga pelo Fenerbahçe, da Turquia. De acordo com o portal EuroHoops, o vínculo do atleta com o gigante turco é válido por uma temporada, com opção para um segundo ano. Dessa forma, Raulzinho deixa o melhor basquete do mundo após oito campanhas.
Quadragésima sétima escolha do Draft de 2013, o armador chegou à NBA dois anos depois. As primeiras quatro temporadas de Raulzinho foram pelo Utah Jazz. O time de Salt Lake City, aliás, adquiriu o brasileiro na noite do recrutamento junto ao Atlanta Hawks.
Pelo Jazz foram 199 partidas, 54 delas como titular. As médias do brasileiro, no período, foram de 4,8 pontos e 1,9 assistência.
No entanto, Raulzinho deixou Utah para assinar com o Philadelphia 76ers na offseason de 2019. Na nova equipe, ele atuou em 54 jogos.
Porém, no ano seguinte, o armador fechou com o Washington Wizards, onde teve mais espaço. Assim, em duas temporadas pelo time da capital norte-americana, ele disputou 134 partidas. Além disso, conseguiu as melhores médias da carreira: 8,1 pontos e 2,7 assistências, em cerca de 21 minutos em quadra.
Leia Mais!
- Seleção brasileira divulga pré-lista para Copa do Mundo
- Seleção dos EUA divulga lista final para a Copa do Mundo de Basquete
- Raul Neto celebra vaga do Cavs nos playoffs
Mas, no ano passado, Raulzinho assinou com o Cleveland Cavaliers por uma temporada. Na equipe de Ohio, ele não teve muita chance com o técnico BJ Bickerstaff. Afinal foram apenas 48 jogos, com uma média de pouco mais de dez minutos por noite.
Raulzinho era o jogador brasileiro há mais tempo na NBA. Caso o jovem Gui Santos não receba uma oportunidade no Golden State Warriors, o Brasil ficará sem atletas na melhor liga de basquete do mundo depois de 22 anos.
Agora, fora da NBA, Raulzinho vai tentar ajudar o Fenerbahçe a conquistar o título da EuroLiga. A primeira e única conquista do tradicional clube turco foi em 2017. Na ocasião, o Fener superou Real Madrid (Espanha) e Olympiacos (Grécia) no Final Four.
O brasileiro de 31 anos, então, chega ao gigante turco para substituir o veterano grego Nick Calathes, que não está nos planos para a próxima temporada. Além de Raulzinho, o Fenerbahçe conta com outros dois armadores: o norte-americano naturalizado turco Scottie Wilbekin e o israelense Yam Madar.
Por fim, o Fener estreia na edição 2023/24 da EuroLiga no dia 6 de outubro, quando irá receber o Olimpia Milano (Itália). Antes disso, porém, Raulzinho deverá defender a seleção brasileira na Copa do Mundo, que vai ocorrer entre 25 de agosto e 10 de setembro. Afinal, o armador é um dos 16 atletas chamados pelo técnico Gustavo De Conti.
Foco na Copa do Mundo
Por enquanto, Raulzinho, que recebeu propostas de alguns clubes da Europa, não pensa ainda no Fener. O foco do armador, aliás, está em ajudar o Brasil a conquistar um bom resultado na Copa do Mundo.
“Fui muito feliz na NBA ao longo desses oito anos. Melhorei o meu basquete, ganhei espaço, provei o meu valor e joguei entre os melhores no mais alto nível. Fiquei bem empolgado com o projeto do Fener. Estou animado para voltar a jogar na Europa, agora mais maduro, mais experiente, com mais bagagem. É um clube vencedor, que tem uma torcida apaixonada, mas só vou pensar na Turquia depois do Mundial. Minha cabeça está aqui, com a seleção brasileira. Então, meu foco está na preparação para a Copa do Mundo. Temos um objetivo, que é fazer um bom campeonato e todos os esforços estão concentrados nisso”, afirmou Raulzinho, que, antes da NBA, defendeu dois times da Espanha (Gipuzkoa e Murcia).
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA
Instagram
Twitter
Facebook
Grupo no Whatsapp